Schopenhauer e Borges | Djabal

busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
>>> Op-Art – Ilusão e Inclusão na Galeria Espaço Arte MM
>>> Grupo Nós do Morro abre Oficina de Artes Cênicas com apresentação da Cia. TUCAARTE
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Dicas Culturais: Lúcio Alves e Kathe Kollwitz
>>> Bambodansarna
>>> Vamos comer Wando - Velório em tempos de internet
>>> As fabulosas cores de LiliRoze
>>> A Magia da Pixar, de David A. Price
>>> De Lobisomens e Faróis
>>> Sapientiam Autem Non Vincit Malitia
>>> Tabus do Orkut
>>> O criado e o mordomo: homens do patrão
>>> Discos de MPB essenciais
Mais Recentes
>>> Facil - A Arte Francesa De Ter Sucesso Sem Esforco de Ollivier Pourriol pela Editora: Record (2021)
>>> Supply Chain. Uma Visão Gerencial de Luiz Fernando Rodrigues Santos pela Ibpex (2009)
>>> Armazenagem, Controle E Distribuicao - Serie Logistica Organizacional de Clovis Pires Russo pela Intersaberes (2013)
>>> Mania de explicação de Adriana Falcão pela Salamandra (2001)
>>> De Onde Você Veio? - Discutindo Preconceitos de Liliana Iacocca - Michele Iacocca pela Ática (2005)
>>> 3 X Amazônia de Tiago De Melo Andrade pela Dcl - Difusao Cultural Do Livro (2005)
>>> Trenzinho do Nicolau de Ruth Rocha pela Ática (1993)
>>> Pedro E A Onca de Paulo Valente pela Rocco Pequenos Leitores (2013)
>>> Robinson Crusoé - Coleção Reencontro Infantil de Daniel Defoe pela Scipione (paradidaticos) (2010)
>>> O Menino Maluquinho de Ziraldo pela Editora Melhoramentos (2010)
>>> O dia em que voltamos de marte de Tatiana Roque pela Critica (2021)
>>> A Revolta da Cachaça de Antonio Callado pela Nova Fronteira (1983)
>>> Geografias Pós-modernas de Edward W. Soja pela Zahar (1993)
>>> Brasas de Sandor Marai pela Companhia Das Letras (1999)
>>> A filosofia Moderna de Jose Silveira da Costa pela Rio de Janeiro (2001)
>>> KGB – A mão oculta de John Barron pela Pensamento (1988)
>>> As Vidas Do Mestre Jesus de Glem Sanderfur pela Pensamento (1999)
>>> Imagem e Esquema Corporal de Carlos a de Mattos Ferreira; Rita Thompson pela Lovise (2002)
>>> As coisas que a gente fala de Rocha Ruth pela Salamandra (2000)
>>> A História Nova de Jacques Le Goff pela Martins Fontes (1998)
>>> Coincidências. Mero Acaso Ou Sincronicidade? de Brian Inglis pela Cultrix (1999)
>>> Cem Anos de Solidao de Gabriel Garcia Marquez pela Sabia (1980)
>>> O Tabu da Gestão - A Cultura Sindical Entre Contestação E Provocação de Jean Lojkine pela Dp&A (1999)
>>> Meditacao Para Leigos ( For Dummies) de Stephan Bodian pela Alta Books (2009)
>>> Anna Kariênina - Cosacnaify de Liev Tolstói pela Cosacnaify (2013)
COMENTÁRIOS

Quarta-feira, 19/11/2008
Comentários
Leitores

Schopenhauer e Borges
Não de se desprezar o fato de ele ser admiradíssimo pela forma de escrever, e pelas suas reflexões, por ninguém menos que Jorge Luis Borges. Que o coloca como indispensável. E este parece ser um dos homens que leu tudo...

[Sobre "Arthur Schopenhauer, por Oswaldo Giacóia Júnior"]

por Djabal
http://havesometea.net/nonliquet/
19/11/2008 às
08h03 201.27.130.236
(+) Djabal no Digestivo...
 
Saber quando calar
Exatamente, Diogo. Se o artista não tem mais nada a dizer, melhor que se cale e pressinta com isto a dignidade do silêncio em hora precisa. É o gesto majestoso do homem que conhece seu limite, de um servidor sem senhores que sai de cena antevendo o desejo do público, evitando o constrangimento de ser retirado pelo gancho. Saber quando falar é quase tão importante quanto saber quando calar.

[Sobre "Necrófilos da vanguarda roqueira"]

por mauro judice
http://www.gizeditorial.com.br/maurojudice
18/11/2008 às
21h51 201.69.68.205
(+) mauro judice no Digestivo...
 
menos incenso e mais senso
Também fiquei com a mesma impressão do filme. O filósofo do samba, como ele é chamado, foi injustiçado. A obra musical dele é magnífica. Bem-humorada e com requintes fantásticos. Conseguiu cantar o prepúcio... Com leveza e picardia. Ele e o Cartola precisam de menos incenso e mais senso.

[Sobre "Noel — Poeta da Vila"]

por Djabal
http://havesometea.net/nonliquet/
18/11/2008 às
15h22 201.27.130.236
(+) Djabal no Digestivo...
 
Professor vs. Escritor
A entrevista é um primor. Sou leitor do Miguel desde o princípio. Ele tem uma característica particular na escrita. Aquela que grava em nossa memória determinadas cenas. E assim tornadas inesquecíveis, nos aproximam nosso desejo ao último lançamento. Tornando essa corrente de muito proveito para a literatura e o gosto do leitor. Suas idéias são sensatas, de professor, mas é como escritor que ele se mostra 'ibérico' e apaixonado. Assim, apaixonante. Parabéns.

[Sobre "Miguel Sanches Neto"]

por Djabal
http://havesometea.net/nonliquet/
18/11/2008 às
15h13 201.27.130.236
(+) Djabal no Digestivo...
 
Eu tive medo de morrer
Estávamos, eu e meu companheiro, atravessando a Ilha de Marajó, meados dos anos 90. Ficamos retidos por uns 17 dias na Ilha do Nascimento por falta de barcos para pedir carona. Quando surgiu um barco boieiro (carregador de búfalos) para sairmos daquele isolamento, era noite e havia morrido um búfalo a bordo e os navegantes decidiram salgá-lo na mesma hora. Estávamos hospedados na mercearia local onde o capitão foi buscar umas 5 sacas de sal grosso. Decidimos viajar de barco para a costa do Pará. Eu estava carregando nossa bagagem e Sérgio carregou uma saca de sal. A aventura e a situação-limite foi a ida até o barco, a maré havia enchido e os troncos que serviam de caminho estavam já cobertos de água. Estava escuro e havia somente duas lanternas. Os homens caminhavam muito rápido com suas sacas pesadas e eu fiquei para trás. No mais absoluto escuro da Floresta Amazônica eu tive medo de morrer e não conseguir atravessar os caminhos da água e pisar fora dos exí­guos troncos de apoio. Havia andado por ali em horários de maré baixa, mas nunca havia ido tão longe. Lembro-me de que na hora não conseguia ouvir nada, os homens caminhavam em silêncio e já bem adiantados no caminho cheio de curvas e eu fiquei no mais absoluto escuro sem saber nadar. Equilibrei-me desajeitadamente e parei, respirei e cogitei largar minha carga para me salvar. Não larguei minhas três mochilas e continuei. Desliguei e me senti nas mãos de Deus, me conduzindo por pura intuição. Vi clarões e bichos tentando me derrubar e comecei depois de uma eternidade a ouvir o vozerio do barco, quando cheguei próxima das lanternas vi o enorme búfalo pendurado e já começando a ser estripado. Me sentei no chão do barco e comecei a chorar, não acreditando ainda que estava viva e naquela cena insólita... [Santo André - SP]

[Sobre "Promoção André de Leones"]

por Regina Miguel
18/11/2008 às
11h30 200.226.11.100
(+) Regina Miguel no Digestivo...
 
O Paul Rodgers não tem culpa
Putz, essa coluna foi certeira. E na qualidade de um fãzaço do Queen (o verdadeiro), que foi a banda que me fez gostar de música pra valer, me sinto tão ultrajado que tenho vontade de encontrar Roger Taylor e Brian May na frente de algum hotel paulistano para alvejá-los com alguns ovos podres. Consegui escutar apenas 3 faixas do álbum e chega a doer de tão constrangedor. O Paul Rodgers não tem culpa, está fazendo o que era de se esperar. A vergonha e o peso dessa profanação cabem inteiramente a May e Taylor. Também partilho da opinião de que, já que é pra cometer essa heresia de botar o nome Queen em algo sem Freddie Mercury, que o escolhido fosse o George Michael. Salve Freddie e salve John Deacon! Belo texto! Longa vida ao verdadeiro Queen!

[Sobre "Necrófilos da vanguarda roqueira"]

por Francisco Del Rio
18/11/2008 às
02h42 201.26.53.60
(+) Francisco Del Rio no Digestivo...
 
Mergulho
Muito bem! Você conseguiu expressar com palavras justamente o que o filme mostra de maneira tão encantadora. Um belo problema que algumas pessoas costumam "pairar na superficie". Não entendem do que realmente se trata a coisa toda... Parabens!

[Sobre "Uma defesa de Juno"]

por Carolina
18/11/2008 às
02h20 189.42.217.41
(+) Carolina no Digestivo...
 
Lott: um verdadeiro líder
Emocionante! Uma pequena mas valiosa resenha que nos estimula a ler o livro. O Marechal Lott, de quem eu ouvia falar quando criança, sempre me despertou admiração por conta da atitude de todos em minha casa, que o idolatravam. Depois, lendo a biografia de outros grandes homens, pude ver o respeito com que a ele se referiam, mesmo os que lhe eram contrários. O Brasil sente falta de um líder assim.

[Sobre "O soldado absoluto"]

por Miguel Accacio
http://www.cmtmondale.blogspot.com/
17/11/2008 às
21h54 189.104.243.66
(+) Miguel Accacio no Digestivo...
 
Ser e não ser...
Vivi, entre tantas situações-limite, a de fingir ser alguém que não era e, quando essa mentira já não podia mais ser levada a diante, tive de me despir de toda a encenação. Nesse momento, eu já não sabia exatamente quem eu realmente era. [Brumado - BA]

[Sobre "Promoção André de Leones"]

por Ronaldo Amara
17/11/2008 às
16h19 200.217.76.34
(+) Ronaldo Amara no Digestivo...
 
Sou funcionária pública
Eu sou funcionária pública. A maioria dos casos que vemos nos jornais a gente fica sabendo que estão acontecendo na nossa cara, todo mundo sabe, mas ninguém viu. É muito desgostoso. [Guararema - SP]

[Sobre "Promoção André de Leones"]

por Marcela Arantes Maga
17/11/2008 às
16h18 189.38.19.18
(+) Marcela Arantes Maga no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Onze Minutos
Paulo Coelho
Rocco
(2003)



Terra Ar Fogo & Mar
Judith Ribeiro de Carvalho
Empresa das Artes



O Marinheiro
Fernando Pessoa
Babel
(2011)



Géopolitique de La Faim
Romain Coti e Outros
Puf
(1999)



Super Interessante-como Não Ser Espionado
Abril
Abril



A Televisão Dominada
Francisco Iglesias
Diel
(1993)



Portugal Vale a Pena!
Paula Ribeiro
Oficina do Livro
(2012)



Receitas Para Serviços De Alimentação Em Fornos De Convecção
Regina H. S. P. Agnelli e outro
Varela
(1999)



Sabiston & Spencer: Surgery of the chest - 2 vols
Frank W. Sellke Pedro J. del Nido Scott J. Swanson
Elsevier Saunders
(2005)



Runaway - An Airhead Novel - Airhead Bk 3
Meg Cabot
Scholastic Books
(2010)





busca | avançada
90555 visitas/dia
2,4 milhões/mês