COMENTÁRIOS
Sábado,
22/6/2002
Comentários
Leitores
|
|
|
|
QUESTÃO DE PREFERÊNCIA.
Antes ser sincero que demagogo. Causa menos nojo.
[Sobre "Ludopédio em Pindorama"]
por
RICARDO
22/6/2002 às
16h02
200.191.12.185
(+) RICARDO no Digestivo...
|
|
Lobby pró-Itália
Alexandre, gostei muito de seu comentário sobre a música pop italiana, que desde criancinha sempre achei horrenda mesmo...como é possível se ouvir aquilo de livre e espontânea vontade??! Também me parece feliz a observação de que algo do ressentimento com Portugal possa ser explicado (mas não justificado) por seu papel de ex-cobrador de impostos, mesmo sentimento que, hoje, justificadamente, dirigimos a Brasília e demais vorazes autoridades constituídas... Para concluir, queria me declarar fã dos demais aspectos relacionados com a Itália (este ano devo ir lá pela sexta ou sétima vez como turista, e olhe que mesmo podendo visitar outros países escolhi ficar todo o período na terra de Dante). Quanto a beleza/feiura, opino assim: de Roma para cima, gente feia; de Roma para baixo, o povo mais bonito da Europa (dividindo honras com nosso Portugal). Um abraço.
[Sobre "Grandes Carcamanos da História"]
por
Toni
22/6/2002 às
12h17
200.247.142.50
(+) Toni no Digestivo...
|
|
O tal lobby italiano!
Depois de me dar ao trabalho de ler essa matéria, resolvi responder sobre o tal lobby italiano. Imagem de nação chic? aristocratas refinados? mulheres lindíssimas? SIM!
Não é de se estranhar quando uma pessoa que desconhece um país e uma cultura de perto fale mal. Bom marketing? por acaso é a própria Itália que faz isso? NÃO, é a grande potência (EUA), os grandes países e ATÉ mesmo o Brasil.Todos conhecem a grande nação que a Itália é, reconhecem sua história, sua cultura, que por sinal contribuiu para a cultura do'"filho adotivo"(Brasil), ou vai me dizer que não?!
O mais interessante vem na analise de alguns pontos! Sobre mulheres bonitas, de certo cada país têm suas características marcantes, sendo as portuguesas bigodudas ou não, ñ interessa. Sei que muitas italianas são lindas, principalmente os homens, que são verdadeiros deuses gregos, digo italianos.
Cada país em sua história tem seu grande auge, o da Itália foi atingido durante o Renascimento. Em cada lugar esse "clímax da arte"ocorre de maneiras diferentes e não duram eternamente. O legado que foi deixado pela mesma foi de grande importância, esse não é um caso a se discutir, é óbvio!
Um caso descabível são comparações sobre a literatura da Itália e Brasil, onde já se viu? cada um têm suas particularidades e ainda mais "scusa" mas como diz um velho ditado "gosto não se dicute, só se lamenta!" hahah
Por fim, achei a crítica "engraçadinha".Queira você ir um dia conhecer a Itália.
[Sobre "Grandes Carcamanos da História"]
por
Catherine
22/6/2002 às
10h10
200.222.211.11
(+) Catherine no Digestivo...
|
|
De futebol a Tolstoi
Gostei muito deste texto de Eduardo.
Traz informações valiosas sobre a história do futebol desde a época em que se chamava football e corrige enganos históricos como o de apontar Charles Miller como o primeiro responsável pela chegada do futebol nestas terras. Aproveitando a carona do futebol vamos até a Rússia de Tolstoi.
Também sou fã dos livros da Cosac & Naify - edições muito bem cuidadas e que merecem ser colecionadas. De todos até agora publicados, o mais incrível, em minha opinião é um livro de Tolstoi com uma seleção de contos muito tocantes, especialmente a estória de uma nota de dinheiro falso que é passada adiante e origina os mais horíveis crimes e as mais edificantes conversões e o relato de uma história de vida inteira, narrada pelo protagonista, um cavalo malhado. Imperdíveis.
[Sobre "Chutando bexiga de boi"]
por
Elisa Ulhôa Cintra
21/6/2002 às
22h06
200.212.60.111
(+) Elisa Ulhôa Cintra no Digestivo...
|
|
Bendita cabeça pensante
Cem por cento apoiado! Grata surpresa ler esta excelente crônica em plena bestialidade coletiva da Copa! Espero ler mais textos seus no Digestivo! Cabeças pensantes, fino humor e endorfina são sempre bem-vindos!
[Sobre "Ludopédio em Pindorama"]
por
zira
21/6/2002 às
21h23
200.244.126.91
(+) zira no Digestivo...
|
|
Maravilhoso pseudointelectuais
Muito bonito em vez de viver amigavelmente e tentar compreender as deficiências do povo. Vamos malhar o pau neles pois são uns ignorantes assassinos, traficantes, sequestradores. Viva a classe média de merda do nosso país. Continuam achando que um lixeiro, gari entre outros são inferiores a eles...
[Sobre "Ludopédio em Pindorama"]
por
Vinicius Brown
21/6/2002 às
18h23
200.19.104.4
(+) Vinicius Brown no Digestivo...
|
|
Prata da casa
Obrigada, Anelise! Realmente, O Grande Circo Místico, para a gente, tem um sabor todo especial!
[Sobre "Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo!"]
por
Adriana
21/6/2002 às
15h57
200.151.218.66
(+) Adriana no Digestivo...
|
|
I ♥ Italy
Alexandre,
Quero deixar claro que, embora ache graça em todos e concorde com alguns dos seus argumentos (especialmente os de cunho musical) acho que a Italia nos deu coisa maravilhosas, tais como: Abridores de garrafa, saca-rolhas, garrafas térmicas e cafeteiras de lindo design. Além disto, os rapazes italianos são mesmo lindos...*s*.
Abraços,
Ana.>>>>P.S.: Japoneses, Italianos...Que tal, agora, os Franceses???? *s*
[Sobre "Grandes Carcamanos da História"]
por
Ana Veras
21/6/2002 às
14h54
199.228.142.5
(+) Ana Veras no Digestivo...
|
|
Texto legal e briga doméstica
Caro Fábio, achei muito interessante o texto. Realmente existem por aí pessoas que gozam de muito prestígio na mídia e que tentam nos convencer a aceitar determinados conceitos a muito ultrapassados e absurdos. É uma pena que apesar do texto legal tenhamos que ler comentários tão estúpidos como estes do Denis e Do Helion, que deveriam terminar a briguinha particular por telefone e/ou pessoalmente. Mas. claro eles responderão à isto alegando a liberdade de expressão. Abração.
[Sobre "a falsa verdadeira democracia"]
por
Márcio
21/6/2002 às
14h48
150.165.61.14
(+) Márcio no Digestivo...
|
|
Basta de mitificações!
Alexandre: tenho, aqui nestas veias, a minha dose de sangue italiano, que nem é tão pouca, mas insuficiente para me transformar em admirador do País da Bota (eu disse bota, mesmo). Para mim, a Itália é uma Terra de exageros, de breguices sem fim. Basta assistir aos programas da RAI, para entrar em imediato estado de choque estético. Aqueles cabelos das mulheres italianas, aquela maquiagem circense, aplicada com pá de pedreiro, as roupas, as jóias imensas, os maneirismos, as gargalhadas explosivas, que assustam criancinhas e causa lesões nas paredes do ouvido interno... tudo é mais do que exagerado. Há quem goste, sim, mas há quem goste de qualquer coisa, não é mesmo? O seu texto apresentou pontos de vista bem lúcidos a respeito da falsa grandeza italiana. E olhe que você nem chegou a mencionar um cortejo de personalidades históricas medonhas, como os cruéis imperadores romanos, o incestuoso papa Alexandre Bórgia, sua filha Lucrécia envenenadora e vagabunda de carteirinha, também a "papisa" Joana, que se fez passar por homem, chegou a ocupar o trono de São Pedro e pariu em plena procissão (até hoje o Vaticano nega que ela tenha existido). Quanto à beleza portuguesa, ela existe, claro. Achei que você foi bem perspicaz ao destacar a questão dos ressentimentos históricos contra os portugueses. Sim, é verdade! Há uma antiga causa econômica por detrás desses rancores (ah! deixo claro, ainda, que também tenho minha dose de sangue português legítimo)
O seu texto de hoje me fez rir um bocado, Alexandre. Ficou ótimo. A parte ruim é que você escolheu um tema muito vasto; seria impossível mencionar todas as breguices italianas... a gente começaria hoje e só terminaria na Copa do Mundo do quinto milênio. Também acho que a Itália não é uma porcaria. Essa mania de ficar mitificando povos e culturas é que é uma grande porcaria! Quase ia me esquecendo... a Itália também produziu o admirável, frio e realista Maquiavel! / Meu abraço e parabéns, Alexandre!
[Sobre "Grandes Carcamanos da História"]
por
Dennis
21/6/2002 às
13h09
200.204.143.186
(+) Dennis no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|