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COMENTÁRIOS
Quinta-feira,
7/1/2010
Comentários
Leitores
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Lula não é líder, não
Julgo exagero atribuir a Lula a alcunha de "líder" independente da categoria atribuída. Lula não é líder, ele apenas está no poder. Dizer que ele é líder porque ele é citado no mundo (por Obama, por exemplo) é o mesmo que dizer que um jogador de futebol é líder porque falam dele todo domingo na TV. Ele não é líder, ele é conhecido, o que é bem diferente.
[Sobre "FHC, Collor, Sarney e Lula"]
por
Jose
7/1/2010 às
13h24
200.160.126.229
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Netas em Porto Alegre
"O Mapa". Ele me transporta para a longínqua Porto Alegre. Minhas netas enfeitam suas ruas... [João Pessoa - PB]
[Sobre "Promoção Haicais de Quintana"]
por
Flavio Bisch Fabres
7/1/2010 às
08h35
187.64.39.163
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Chamas de vida
"A vida é um incêndio: nela/ dançamos, salamandras mágicas/ Que importa restarem cinzas/ se a chama foi bela e alta?/ Em meio aos toros que desabam,/ cantemos a canção das chamas!/ Cantemos a canção da vida,/ na própria luz consumida..." Pois é uma inscrição para lareira que faz com que qualquer fogo queime de modo mais sábio - inclusive as mortiças chamas de nossas vidas. [Goiânia - GO]
[Sobre "Promoção Haicais de Quintana"]
por
Eduardo de Moraes
7/1/2010 às
08h32
187.24.244.87
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Temos medo da crítica
O que tem desabonado a atividade da crítica que a tornou tão obsoleta assim? Por que só a alguns poucos é dado o direito a crítica? Por que ser tão elegante se acreditamos neste ou naquele trabalho? Por que a crítica publicada é vista como uma ofensa pessoal e não como uma possibilidade de revisão, aprimoramento ou mesmo uma destiladora de nossas certezas? Por que a crítica contrária às nossas expectativas é tida como amadora e a favorável é tida como profissional? Por que a crítica no Brasil faz vista grossa ao engajamento da arte na inclusão social, em especial as artes patrocinadas pela lei de incentivo? Por que os patrocinadores preferem a arte inclusora e o artista, domesticado e passivo? Por que a arte livre, questionadora e descompromissada assusta tanto? Onde encontrar um patrocinador que admira e exalta a arte livre como possibilidade e sugestão de revisão do estado e até do seu negócio? Como fazer uma arte que seja ao mesmo tempo evangelizadora e inclusiva?
[Sobre "Por que a crítica, hoje, não é bem-vinda"]
por
Estúdio 11
http://estudio11.blogspot.com/2009_09_01_archive.h...
6/1/2010 às
16h58
201.58.162.110
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Moderação
Marcelo Coelho escreve, em seu "Crítica Cultural - Teoria e Prática": o "crítico conservador crê que se ele não vê nada em uma obra, não há nada para ver". E segue com uma série de exemplos. É já um comentário que nos sugere moderação ao tratar da arte contemporânea e dos seus depreciadores. O texto romântico também foi considerado arte inferior, o cinema também foi considerado arte inferior, a fotografia também, o jazz também (por, veja só, Adorno) etc. e etc... Você cita "a unidade, a autenticidade, o gesto criador", mas esses são conceitos problematizados por algumas vanguardas e não são valores tão absolutos como se coloca aqui. O que significa uma obra ser "única"? Ninguém mais tê-la feito? O que significa uma obra ser "autêntica"? Ter sido feita por alguém de forma que nenhum outro a fizesse? O que é "gesto criador"? Um movimento de vontade que não poderia se repetir? Isso, de cara, ignora que haja um processo de absorção de influências, de remanejamento de informações...
[Sobre "A letargia crítica na feira do vale-tudo da arte"]
por
Duanne Ribeiro
http://www.twitter.com/duanneribeiro
6/1/2010 às
13h09
189.62.245.135
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Na China, 100 milhões
Na China, custa 100 milhões...
[Sobre "Quanto custa rechear seu Currículo Lattes"]
por
Felipe Pait
http://fmpait.blogspot.com/
6/1/2010 às
12h42
68.239.43.180
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Ainda os monopólios
Voltando para essa conversa, alguém ainda lembra qual era a questão do monopólio da Microsoft, browsers, Netscape, essas coisas? Se lembrar não me conte, porque já esqueci.
[Sobre "A ambição de poder (também na internet)"]
por
Felipe Pait
http://fmpait.blogspot.com/
6/1/2010 às
12h07
68.239.43.180
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Arte descomercial
Discordo que a arte contemporânea seja tão influenciada pelos ditames do sistema mercantil. Eu por exemplo escrevi um opúsculo de ficção que pode ser baixado gratuitamente. Tudo bem que tenho uma sinecura de professor da USP, e de engenharia ainda por cima, então não preciso me preocupar com a sobrevivência. É perdoável que alguns artistas se obriguem a correr atrás do dinheiro para o sustento, assim como alguns acadêmicos têm que escrever troços estranhos por causa do "publish or perish" - a propósito leia "Quanto custa rechear seu Currículo Lattes" por Marcelo Spalding aqui no Digestivo. Mas há bastante espaço (e ciberespaço!) para arte e ciência sem fins lucrativos.
[Sobre "A letargia crítica na feira do vale-tudo da arte"]
por
Felipe Pait
http://fmpait.blogspot.com/
6/1/2010 às
12h03
68.239.43.180
(+) Felipe Pait no Digestivo...
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Despreparados sempre
"Esta vida é uma estranha hospedaria,/ De onde se parte quase sempre às tontas,/ Pois nunca as nossas malas estão prontas,/ E a nossa conta nunca está em dia." Gosto porque: Essas palavras mostram que nunca estamos preparados para nada na vida, estamos sempre tentando nos preparar, porém nunca conseguimos. [Salvador - BA]
[Sobre "Promoção Haicais de Quintana"]
por
Veridiana Maria
6/1/2010 às
08h46
189.104.31.35
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Simples!
Só lembro desde de pequeno que... "A Noite foi embora lá no fundo do quintal,/ esqueceu a Lua Cheia pendurada no varal". Simples! [Manaus - AM]
[Sobre "Promoção Haicais de Quintana"]
por
Rancejanio Guimarães
6/1/2010 às
08h45
200.165.24.62
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Julio Daio Borges
Editor
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