COMENTÁRIOS
Terça-feira,
22/10/2002
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Bravo.
A cada quinze dias, venho aqui, basicamente para ler a coluna do Alexandre. Sempre é bom ou muito bom, mas alguns trechos me dão a sensação de estar lendo o último dos clássicos.
Ando procurando seu livro "A Coisa Não-Deus". (Infelizmente não é muito fácil de achar.)
Um grande abraço e parabéns.
[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]
por
Felipe Ortiz
22/10/2002 às
16h08
200.184.182.2
(+) Felipe Ortiz no Digestivo...
|
|
sem comentários
Mas como? Como poderia deixar de comentar tal artigo, como? [acabei não comentando]
[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]
por
Zé
22/10/2002 às
12h35
200.223.74.98
(+) Zé no Digestivo...
|
|
Pensamento homogêneo
Agradeço os elogios. Concordo com o Dacianni quando diz que a Escola de Frankfurt não apresenta um pensamento homogeinizado. Há uma diferença muito grande, por exemplo,entre o pensamento de Adorno, essencialmente neofóbico com relação aos meios de comunicação de massa, e o de Walter Benjamim e de Marcuse. Sem dúvida a Escola de Frankfurt foi tão importante justamente por esse pensamento heterogêneo.
[Sobre "O filósofo da contracultura"]
por
Gian Danton
22/10/2002 às
12h16
200.213.138.254
(+) Gian Danton no Digestivo...
|
|
nível dos comentários
Concordo com o Heitor. Impressionante o baixo nível dos comentários mais recentes. O que está acontecendo com os leitores? Ninguém mais sabe argumentar? Nem pensar? Só ofender?! Também achei o texto profundo para quem não conhece Coward, mas eu, particularmente, gosto disto. Poder ler sobre coisas que conheço bem, sobre outras que conheço mal, sobre outras ainda que não conheço. Misturar tudo e pensar, sentir, passar a conhecer. Isto é parte do prazer de ler.
E o Alexandre tem o dom de contribuir com muitas coisas que conheço mal ou que não conheço e com muitas outras com as quais concordo totalmente. Abaixo a ditadura da feiúra, da pobreza de espírito, da auto-comiseração! Viva a beleza!
[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]
por
Kelly
22/10/2002 às
11h01
200.189.66.114
(+) Kelly no Digestivo...
|
|
o artigo está excelente
A obra de Marcuse comprova que, de fato, a Escola de Frankfurt não deveria ter esse nome que supõe um pensamento homogeinizado e sim, o Círculo de Frankfurt, num livre pensar para várias direções. As referêmcias são muito boas,o artigo está excelente. Parabéns!
[Sobre "O filósofo da contracultura"]
por
Dacianni
21/10/2002 às
22h10
200.163.108.89
(+) Dacianni no Digestivo...
|
|
Comentário
É isto que dá um site ser aberto e democrático como este: os comentários de alto nível só resistiram até o número 12, depois começaram as baixarias! Sinto-me solidário com o Alexandre pois eu mesmo já fui alvo de coisas piores aqui. Mas que continue aberto, sabemos deixar de lado o que não presta. Achei o texto excelente, embora muito profundo para quem conhece pouco Coward, como eu. Mas quanto às conclusões sobre a verdadeira elite, estou de pleno acordo e o autor mostra que está entre elas. O comentário 3, de Rogério Prado, ao descrever a diferença entre um intelectual e um idem uspiano, é de bela ironia e faz jús ao texto. Parabéns!
[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]
por
Heitor De Paola
21/10/2002 às
20h58
200.255.208.201
(+) Heitor De Paola no Digestivo...
|
|
Jesus!!
Eu fiquei em dúvida se lia os comentários ou o artigo.
Li primeiramente os comentários.
Ler o artigo foi um acessório.
Enfim, a conclusão é só uma, todos precisam de uma terapia, daquelas freudiana! Jesus!!
[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]
por
LUIZ CARLOS
21/10/2002 às
19h11
200.211.66.137
(+) LUIZ CARLOS no Digestivo...
|
|
viadagem
Esse texto é coisa de viado...
[Sobre "Lula Já É Um Coitado"]
por
marcos
21/10/2002 às
18h36
200.191.113.70
(+) marcos no Digestivo...
|
|
MUITO BOM
MUITO BOM O SEU COMENTARIO AGRADEÇO MACETES PARA INSERIR LINK EM MEU BLOG
[Sobre "Digestivo nº 94"]
por
VALFREDO
21/10/2002 às
15h31
161.148.79.164
(+) VALFREDO no Digestivo...
|
|
Qual Sabedoria?
Caro Alexandre,
Permita-me discordar um pouco da sua visão daquilo que chama de "sabedoria oriental". Não sei se compreendi bem, mas, na sua crônica, você cita fatos e situações ocorridas na sociedade da China e da Índia, ilustrando-os como exemplos dignos da "sabedoria" do oriente.
Pode ser que sua opinião ser refira apenas ao oriente atual, em caso contrário, não vejo nela muita procedência.
Não é preciso adentrar muito no campo filosófico para saber que a milenar tradição religiosa e metafísica oriental deve ser entendida no seus aspecto dual,a saber: o Exotérico e o Esotérico. O caráter Exotérico seria, em poucas palavras, o lado exógeno do conhecimento, seu contorno simbólico, que é mais acessível às massas; já o caráter Esotérico, representa o verdadeiro siginficado cognoscitivo em si, compreendido apenas por aqueles poucos que se dedicam arduamente ao seu estudo. Desse modo como querer atribuir a certos eventos ocorridos nesta ou naquela cultura oriental a legitimidade para ilustrar a real sabedoria destes povos?
Por isto,Alexandre, só posso entender com ironia, seus exemplos de "sabedoria oriental", bem como as comparações que faz em relação ao ocidente. Na sua linha de raciocínio, seria então possível colocarmos a Inquisição; o neocolonialimo; as 2 Guerras Mundias; a bomba atômica,etc. como sendo grandes exemplos da "sabedoria ocidental"???
Assim, entendo ser, no mínimo, equivocado querer reputar atitudes de indivíduos pseudo-sábios, ou que nada tem haver com a real sabedoria - seja ela oriental ou ocidental -, como dignas manifestações destas.
Um Abraço
P.S.: Autores como Carl Jung, René Guenon, Papus e H.P.Blavatsky escreveram coisas a respeito da sabedoria oriental que talvez valha a pena vc ler.
[Sobre "Matrix, ou o camarada Buda"]
por
LEONARDO
21/10/2002 às
14h37
200.164.245.48
(+) LEONARDO no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|