COMENTÁRIOS
Domingo,
2/3/2003
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Assim é se lhe parece
Caro Jardel:como crítico de artes visuais,sou obrigado a interferir no seu artigo,porque ele levanta questões importantes para os leitores do Digestivo Cultural. A crítica de arte foi banida dos periódicos brasileiros.
Não se sabe por quê. O próprio Agnaldo Farias,escrevia em o Estado de São Paulo; hoje não mais o faz, porque o jornal nos pediu(eu também lá escrevia)um tempo para reorganizar os seus colaboradores. E não mais nos contatou.
Se há artistas com mais visibilidade nos meios de comunicação,deve-se única e exclusivamente aos seus editores e repórteres. A crítica não mais participa, não há mais colunas de crítica nem ensaios.
Por outro lado, os artistas jovens que poderiam compor um quadro,digamos, mais atual da arte brasileira não são citados nos livros porque,muitos deles abandonam a arte em troca de outras profissões mais seguras e rentáveis.Há muitos artistas de 20 a 25 anos com talento; o problema é: será que ele irá adotar a arte como profissão ou mudará para outra antes mesmo de atingir o topo?
Nos meus mais de 30 anos de crítica, cansei de ver artistas talentosos trocarem a arte por um emprego seguro.
Daí o motivo do Agnaldo Farias não arriscar em nomes jovens. Um livro de arte deve ter a História da Arte como padrão citar apenas artistas que são e serão artistas para sempre,pois já estão consagrados pela História, e não pelo mercado de arte. Eu mesmo tive este problema ainda há pouco.Acabo de escrever Viagem pela Arte Brasileira e também não citei artistas novíssimos.
A prática nos diz que um artista,nos seus primeiros dez anos ainda pode desistir, depois disso, se realmente fez carreira, jamais deixará a arte.
Até o mercado de arte pensa assim: o que fará o comprador de obra de artista novo,se ele desistir? Nada. E a obra passará a valer nada. Essas questões são comuns nos bastidores da arte. Muitas vezes o comprador quer estimular o artista novíssimo, mas ele resolve lá pelas tantas, morar no Nepal e abandona tudo. Eis a questão. Espero ter contribuído para o seu belo artigo.
AB
[Sobre "Arte Brasileira Hoje: um arquipélago"]
por
AlbertoBeuttenmüller
2/3/2003 às
18h26
200.158.60.140
(+) AlbertoBeuttenmüller no Digestivo...
|
|
que maravilha de texto
Nossa,que maravilha de texto,uma total imparcialidade e serenidade de tudo o q e fato e de tudo o q e fantasia.Porque eu vou querer saber de quantas plasticas Michael fez,se eu posso colocar um Cd dele e me deliciar com sua afinadissima voz,ou mesmo assistir ao video clip e me deslumbrar com toda a magnitude do artista,quanto tempo perdido essa galera q julga o estilo de vida de um ou de outro.Michael faz parte da historia conteporanea da musica,um artista completissimo...gracas a meu bom Deus,tive a honra de ve-lo ao vivo naquele que chamo de o mais belo show de toda a minha vida,se metade das pessoas q criticam ele pudessem ver o mesmo o que eu vi,passariam a prestar mais atencao no ARTISTA,e deixar os vossos problemas de lado.
Um sujeito q doou a propria vida aos holofotes,merecee mais respeito,e com certeza nao daria pra ser normal com tanta gente desocupada criticando a vida dele.
Alguem por ai quer conhecer Michael Jackson??Corra ate a loja de discos mais proxima e compre todos os CDs dele,ah,da epoca dos jackson 5 e the Jackson tambem - garanto q o nariz dele passara a ser mero detalhe para vc.
[Sobre "Quem somos nós para julgar Michael Jackson?"]
por
Everaldo
27/2/2003 à
01h27
64.229.188.250
(+) Everaldo no Digestivo...
|
|
Um português com outro sabor
Texto delicioso, convidativo, instigante. Para não falar do prazer que é saborear o português de Portugal.
Parabéns, Helena!
[Sobre "Francis Bacon"]
por
Rodrigo Gurgel
26/2/2003 às
12h00
200.211.147.39
(+) Rodrigo Gurgel no Digestivo...
|
|
o dilúvio de da vinci
eu, apaixonado por Da vinci, me deliciei com o artigo. o comentário sobre a obra "o dilúvio" foi certeiro.
abraço, jardel
[Sobre "Leonardo da Vinci: variações sobre um tema enigmático"]
por
jardel
25/2/2003 às
19h28
200.218.225.10
(+) jardel no Digestivo...
|
|
Reflexo
Rodrigo, A tua maneira de focar a situação social do povo em São Paulo, e eu diria da maioria das grandes cidades, é simplesmente admirável.
[Sobre "Esboços para uma etnologia paulistana"]
por
Maria
25/2/2003 às
19h09
200.161.65.62
(+) Maria no Digestivo...
|
|
"Farinhas Fundidas"
De vez em quando te "leio".És inteligente.Mas cáustico.Deliberadamente, claro.Mas os silogismos são terríveis, se bem que divertidos.
[Sobre "Farinhas fundidas"]
por
Luiz Alberto Dias
25/2/2003 às
17h44
200.199.141.4
(+) Luiz Alberto Dias no Digestivo...
|
|
Digestivos estao de parabens
Por acaso estava num site de busca e deparei com esta preciosidade. Digestivos estao de parabens. Lauro
[Sobre "Digestivo nº 121"]
por
Lauro Sodre
25/2/2003 às
13h48
200.242.95.116
(+) Lauro Sodre no Digestivo...
|
|
Parabéns ao Digestivo
Não sei se saúdo, ou culpo, os criadores do Digestivo Cultural, por já estar "viciado" virtualmente no prazer de toda manhã navegar neste Site. Além de permitir essa deliciosa participação, inclusive os comentários publicados estão sendo muito pertinentes, será muito bom que continue assim. Quanto a Sonia Nolasco, só posso manifestar os meus Respeitos, pela autoridade que se confirma no conteúdo de suas matérias. Mais uma vez, parabéns ao Digestivo e seus criadores, por mais este tempero sofisticado no nosso cardápio
[Sobre "Leonardo da Vinci: variações sobre um tema enigmático"]
por
Luiz Guimarães
25/2/2003 às
09h06
200.168.105.163
(+) Luiz Guimarães no Digestivo...
|
|
Loucos somos nós
é um prazer ver bom senso em um texto em que o nome "Michael Jackson" é citado. até a presença massiva de Michael na mídia americana, em uma época em que há muito mais o que se debater, já mostra que perde-se a racionalidade quando o assunto é Michael Jackson. A forma como o assunto é tratado também não deixa por menos. Parte-se do princípio de que ele é culpado quando não prova o contrário, uma inversão de valores. Que importa o depoimento do menino? Qualquer um pode acusar uma pessoa qualquer de qualquer coisa. Houve um processo contra Jackson, que não foi interrompido pelo acordo com o garoto, e nada capaz sequer de levá-lo a um tribunal foi encontrado. Assunto encerrado!
[Sobre "Quem somos nós para julgar Michael Jackson?"]
por
Andréa
25/2/2003 à
01h19
200.250.39.145
(+) Andréa no Digestivo...
|
|
È isso aí.....
Cara as pessoas, a mídia não querem ver o lado, vamos dizer correto das coisas!!! que mal faz um homem de 44 anos pai de 3 filhos dormir com crianças, se for assim meu pai é um pedófilo, porque dorme com meu sobrinho que mora com agente, Michael é muito inocente, ao mesmo tempo um adulto super profissional, e também uma criança, o problema é que a mídia é viciada em Michael Jackson, principalmente em massacrá-lo, por ser tão excêntrico!!
E se ele fosse pedófilo como dizem, ele nunca tocaria nesse assunto!
[Sobre "Quem somos nós para julgar Michael Jackson?"]
por
Edvaldo
24/2/2003 às
23h09
200.225.194.49
(+) Edvaldo no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|