COMENTÁRIOS
Sexta-feira,
21/12/2001
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Parabéns e um complemento
Olá Rafael,
Tudo bem? Parabéns, a matéria é excelente, bem documentada, recheada de links e em perfeito acordo com o que deve ser um texto para Internet. Eu sou o editor brasileiro do Cadernos de Viagem - Rio de Janeiro, do Jano. Eu fui um dos criadores da Bienal Internacional de Quadrinhos, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1991. Atualmente, organizo um Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) na cidade de Belo Horizonte. A últiva versão do Festival aconteceu em outubro de 2001.
Nós desenvolvemos o projeto "Cadernos de Viagem". O próximo álbum retratará a cidade de Belo Horizonte e será a vez do desenhista espanhol, Miguelanxo Prado e estamos em negociações com Will Eisner para desenhar São Paulo. Há muitos outros desenhistas previstos para esta coleção. O livro do Jano foi um tal sucesso que a primeira edição de 2.000 exemplares já foi esgotada. Na verdade, fomos nós que convidamos Jano e com os patrocínios conseguidos, financiamos toda a operação. Neste caso, a Albin Michel só pegou 'carona', assim como a editora do Miguelanxo Prado também o fará. O livro será igualmente editado na Espanha.
Um abraço e, de novo, parabéns pelo artigo.
Roberto Ribeiro
Casa 21 Ltda
[Sobre "Um álbum que eu queria ter feito"]
por
Roberto Ribeiro
21/12/2001 às
19h31
200.197.229.34
(+) Roberto Ribeiro no Digestivo...
|
|
Um outro lado
Pois é, acho que faltou lembrar um aspecto muito importante: o que é realmente a profissão de ator? Será que os exemplos que levaram a jornalista a escrever esse texto não foram baseados em comportamento de modelos que "da noite para o dia" auto-denominam-se atores e aparecem protagonizando novelas na TV, ou mesmo peças de teatro dirigidas por profissionais (outrora considerados sérios no ramo) que assim garantem a bilheteria? É óbvio que não citarei nomes, no entanto, aqueles que acompanham nosso repertório de espetáculos, certamente perceberão a que situações me refiro. Existem universidades sérias que preparam excelentes profissionais, existm cursos específicos para atores, consagrados pelos talentos que produziram. Será que são atores com essa formação os que se enquadram nos exemplos citados pela jornalista? Será que situação semelhante não vai ocorrer com a imprensa ao não ser exigida formação específica para exercer a profissão? Cara Kátia, seus futuros colegas, no afã de conseguir um emprego, não vão levar a profissão de jornalista a uma situação similar? Na minha opinião, é o que falta: todos os profissionais devem ter o preparo adequado para o exercício da profissão que escolheram, caso contrário, não haverá o sentimento de classe ou orgulho de pertencer a um determinado segmento profissional, passando, como você mesma coloca, a aceitar qualquer atividade para conseguir sobreviver. Aliás, não só sobreviver, mas sobretudo, aparecer sob não importa que luzes ou refletores. Felizmente, ainda há neste país Atores e Atrizes (a maiúscula foi proposital) que mantém acesa a chama encantada das artes cênicas!
[Sobre "O fim do teatro"]
por
Lucia P. da Silva
21/12/2001 às
16h43
143.106.113.67
(+) Lucia P. da Silva no Digestivo...
|
|
Só na madrugada
Quase no fim do filme, houve um defeito qualquer. Aproveitei para uma escapadela ao banheiro, e comprei uma pipoca. Quando voltei para a sala, o filme havia acabado. E não é que não senti falta de nada?
[Sobre "Digestivo nº 62"]
por
Alexandre R. Silva
21/12/2001 às
15h28
200.186.254.94
(+) Alexandre R. Silva no Digestivo...
|
|
CORAGEM
Puxa, você consegue falar coisas horríveis de um jeito tão maravilhoso! Mas, deixa eu refrescar sua memória: as músicas que você não reconheceu, os meninos que se reproduzem feito camundongos sob os viadutos, os assaltos e até mesmo o escambau, são conseqüência de décadas de dominação, antes militar, agora cultural, desse mesmo país de primeiro mundo no qual você agora vive. Não fazemos nada, a classe média nunca faz. Você, eu, os leitores, muitos outros...mas todos, um pouco mais ou um pouco menos, ajudamos a gravar essas pseudo-músicas, jogamos mais e mais crianças nas ruas, colocamos armas nas mãos desses jovens sem futuro e contribuímos significativamente para a formação do escambau, tal como ele é. É horrível, mas é a verdade. Parabéns pela coragem. Sonia Pereira
[Sobre "Uma coluna sem coração"]
por
Sonia Pereira
21/12/2001 às
14h23
200.19.93.3
(+) Sonia Pereira no Digestivo...
|
|
Bandits
Prezado Editor, muitos comentaristas tiveram dificuldade em classificar este filme como um policial, em face de outros fortes ingredientes que se sobressaem em sua composição, em especial o da comédia. Fui vê-lo, entre intrigado e curioso. Achei o filme muito bem feito, cheio de humor refinado, além de conter pinceladas de crítica política e social. Exemplo disso foi a fala de Bruce Willis chamando de roubo o que é subtraído da sociedade pelo Governo sob a rubrica de impostos. Coisas de cinema não-subvencionado...
[Sobre "Digestivo nº 62"]
por
Toni
21/12/2001 às
14h05
200.176.124.165
(+) Toni no Digestivo...
|
|
quem plagiou quem????
Não se esquecer que a empresa Holandesa foi recentemente condenada por plágio em um tribunal americano...
Não discordando do autor, fica apenas uma pergunta: Se houve plagio (e houve!) quem plagiou quem????
[Sobre "Cultura da canalhice"]
por
El Guapo
21/12/2001 às
12h30
200.158.21.31
(+) El Guapo no Digestivo...
|
|
entendo, ô se entendo!
Você tem razão, Sonia. O Roberto Marinho é um pulha que quer passar a perna em todo mundo, o "FHC" um canalha que quer roubar o leite de nossas criancinhas, e os EUA, esses vilões malditos - como se atrevem? - querem conquistar e saquear a todos. Onde é que esse mundo vai parar, não? Te vejo no Juqueri.
[Sobre "Cultura da canalhice"]
por
Rafael Azevedo
21/12/2001 às
10h34
200.213.155.131
(+) Rafael Azevedo no Digestivo...
|
|
elogio
Não li Voltaire, muito menos Leibniz. Nunca comi gatos, nem tampouco nozes. Mas de uma coisa tenho certeza, Sr. Salles: you are the top.
Um abraço do
Luiz Marcondes
[Sobre "Rorate, cæli, desuper"]
por
L.M.
21/12/2001 às
09h38
200.190.103.66
(+) L.M. no Digestivo...
|
|
para nóia
Gostaria que a senhora Sonia Pereira nos oferecesse a lista das falcatruas cometidas pela Globo; os motivos que levam os EUA a quererem uma guerra mundial; e as provas de que os EUA tentaram ou tentam prejudicar nossos admiráveis países vizinhos. Desde já, obrigado.
[Sobre "Cultura da canalhice"]
por
François Maltie
21/12/2001 às
09h45
200.183.94.214
(+) François Maltie no Digestivo...
|
|
Sei lá, entende?
SBT plagiou? Concordo. Agiu de má fé? Concordo. O nível é subterrâneo? Concordo. O "seu" Sílvio é sacana, humilha as pessoas? Até concordo, com ressalvas. Mas daí a afirmar que a Globo é boazinha e agiu dentro da lei, me poupe! Ela também cresceu e expandiu seu império sobre as mesmas falcatruas (ou até piores) do que o SBT. Talvez o Sr. Roberto Marinho tenha tido um surto, um arroubo de honestidade e agido dentro da lei, nesse caso. Não sei, não conheço pormenorees. Vindo da Globo, eu desconfio tanto quanto vindo do SBT. Rafael, porque a esquerda está na berlinda ultimamente? Qual é? Não estamos numa democracia? Não precisa ser de esquerda para "sacar" a Rede Globo, basta ter um resquício de neurônios. Argentina? Sei lá, cara. Só espero que a guerra mundial de que os EUA precisam não comece por aqui. Estão atirando prá tudo o que é lado, financiando crises e revoltas, até conseguirem uma guerra de verdade. Já tentaram a Colômbia, Bolívia, Equador, agora estão atacando de Venezuela e Argentina. O FHC, que de sonso só tem a cara, já tratou de ficar "de bem" com o reesto do mundo. Não sei mais o que pensar, todo o resto é paranóia. Sonia Pereira
[Sobre "Cultura da canalhice"]
por
Sonia Pereira
21/12/2001 às
08h53
200.19.93.3
(+) Sonia Pereira no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|