COMENTÁRIOS
Segunda-feira,
3/1/2005
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Natal nao e' miopico
Acho que o Natal serve como ponto de partida para muitas pessoas, no ritual de reencontrar esperancas e forcas para o ano seguinte, em meio a um ano onde muitas coisas foram ruins... A quantidade de pessoas que conheco que passam por grandes frustracoes anualmente e' muito grande... Desde insatisfacao com o emprego, passando por indisponibilidade dele, chegando a perdas familiares. Nao vejo so' o consumismo, que caracteriza a epoca, mas tambem caracteriza a nossa sociedade: ou alguem nega que ate' quem le, tem que ler muito (consumir livros)? Ja' participei de muitas festas de Natal diferentes, de origens diferentes, em casas de amigos e conhecidos aqui e fora. Nestas festas sempre encontro alguma alegria, o fator "estarmos juntos comemorando algo diferente", e tambem em muitos casos, ouco preces, assisto a cerimonias que remetem 'as pessoas um pouco do alimento do espirito. Talvez seja porque no jantar de Natal ja se tenha passado pela fase de abrir presentes... Ainda assim, acredito que quando procuramos presentes para as pessoas que gostamos, mesmo sendo algo superficialmente futil, e um momento em que pensamos na alegria de alguem que nao nos mesmos. E da maneira como entendo, esta foi uma grande mensagem de Jesus Cristo, que poderia ser levada bem mais a serio nos dias de hoje... Claro, tudo isso pode parecer um pouco vacilante assistindo comerciais da Coca-cola na teve, ou os tapas e pontapes em shoppings da zona sul carioca. Mas logo deixa de ser, quando leio no jornal, o sem numero de pessoas que convidam amigos e desconhecidos para ceia de Natal, e se esmeram para tornar aquela noite numa noite marcante. Mesmo "sem querer-querendo", a solidariedade e espirito natalino estao sempre presentes no dia 25... Ou senao, devo ter ido a muitos lugares errados nestes ultimos "natais". PS: Na minha religiao, o Natal acontece muitas vezes durante o ano, porque e' uma homenagem a todo mestre espiritual que veio iluminar um pouco os principios filosoficos da vida. As comemoracoes envolvem pouca troca de presentes, mas bastante comida, musica e festa.
[Sobre "Natal S.A."]
por
Ram
3/1/2005 às
07h58
200.167.52.203
(+) Ram no Digestivo...
|
|
babacas plagiadores
É impossível não ficar pê da vida com esses babacas plagiadores e retalhadores de textos alheios. E também não dá pra não sofrer com a morte de um amor que, como tudo na vida, parece ser finito. Abraços da neusa
[Sobre "O amor e o amor plagiado"]
por
neusa
2/1/2005 às
17h49
200.98.105.36
(+) neusa no Digestivo...
|
|
Partiu pra outra
Não sei se procede a afirmação, mas certa vez ouvi que Nassar largou a literatura "porque estava em outra". Seja como for, me dá a impressão de que foi melhor assim: melhor que escrever algo que fosse bem inferior a "Lavoura Arcaica" (ao meu ver, os contos e "Um copo..." são bem menores). Se é por vaidade, continua a escrever e antes de morrer manda queimar os escritos (uma situação bem de Kafka); se é porque a essência acabou, resta ficar com o publicado. Há algo de herético num escritor fantástico que preferiu silenciar, não é?
[Sobre "A solidão povoada de Raduan"]
por
Fernando Randau
1/1/2005 às
20h14
200.184.122.209
(+) Fernando Randau no Digestivo...
|
|
Desvairada Piratininga
Adorei o texto. Interessante como essa cidade magnífica pode imprimir impressões tão díspares em diferentes pessoas. Eu morei em Sampa até 81 e gostava muito de lá, apesar de alguns aspectos abordados por ti já estarem de evidenciando mas, depois de mais de duas décadas fora da capital (moro no interior de Sampa, acho que não saberia morar em outro estado) e indo, de quando em vez, à cada vez mais problemática (e amada) Piratininga, não consigo deixar de achá-la deliciosa e fascinante. Ainda assim, acho que não gostaria de voltar a morar lá. Penso mesmo que Sampa pode ser muito melhor apreciada quando se é um visitante, principalmente quando esse visitante a ama com todos os seus defeitos, e gosta de algumas coisas que, nesse país, só podem ser plenamente degustadas nessa desvairada megalópole Latino-americana.
[Sobre "Um monstro que ri"]
por
Ricardo P Lima Hadda
29/12/2004 às
03h41
200.158.36.182
(+) Ricardo P Lima Hadda no Digestivo...
|
|
Boçais
Aqui em Porto Alegre, a platéia também expressou sua boçalidade. Antes de Norah subir ao palco, durante o show de abertura, teve quem vaiasse o artista que a antecedeu e gritasse "Norah, Norah!!". Detalhe: os ingressos variavam entre R$100 e R$300.
[Sobre "Norah Jones e a massa"]
por
Ricardo Antunes
28/12/2004 às
14h55
200.203.16.236
(+) Ricardo Antunes no Digestivo...
|
|
muito tenho aprendido
um feliz ano novo para todos do digestivo. quero deixar registrado que, desde que comecei a receber o digestivo, muito tenho aprendido. nunca é tarde para aprender, não é mesmo? e isso tem acontecido comigo. muito obrigada por me deixarem participar desses conhecimentos. um abraço fraterno. maura
[Sobre "Digestivo nº 207"]
por
maura soares
27/12/2004 às
20h43
200.138.237.116
(+) maura soares no Digestivo...
|
|
Abaixo o politicamente correto
Triste esse lance de uma porção da humanidade ficar batendo nessa tecla pusilânime do "politicamente correto". Tudo é proibido, nada é permitido. Abandono a vida para ela não me abandonar. Mas a vida que eu abandono é essa onde um Big Brother maquiavélico disfarçado de ser humano, cuja pretensão de levar aos quatro cantos do mundo seu discurso reacionário só encontra similar na hedionda limpeza étnica de Saddans Husseins e Slobodans Milosevics. Tudo está errado, então corrija. Tudo é vegetariano, adeus carne vermelha. Tudo é mente limpa, corpo idem, adeus “alcohol and cigarrettes”. Tudo é ler o último guru oriental, adeus literatura. Tudo é new age music, adeus rock, punk rock, jazz e blues. Tudo está desesperadamente perdido. A história de mentes inteligentes e da própria literatura não se escreve com letras de forma politicamente correta. Toda a literatura já é, em si, uma contravenção. Não poderia ser diferente.
[Sobre "Quase uma Tragédia Grega"]
por
Pepê Mattos
27/12/2004 às
14h49
200.181.8.6
(+) Pepê Mattos no Digestivo...
|
|
O Digestivo faz parte!
Estimado Julio, no seu artigo Imprensa 2004 faltou falar do Digestivo Cultural. Acho que entre as publicações literário/culturais é sem sombra de dúvida a melhor. E em 2004 saiu pela primeira vez em forma de revista com o aval da FGV.
Se compararmos com o Rascunho que é um dos pouquíssimos suplementos literários do pais, o Digestivo tem uma leitura muito mais agradável e atinge um público muito maior. Parabéns pelo Digestivo que deve constar na sua lista. Abraço, Vera
[Sobre "Digestivo nº 207"]
por
Vera Carvalho
27/12/2004 às
12h25
201.0.82.80
(+) Vera Carvalho no Digestivo...
|
|
Feliz 2005
Valeu pela retrospectiva sobre suas experiências no Digestivo em 2004. 2005 tá batendo na porta e a gente que curte altos papos está esperando mais do DC. E eu sou um deles e estou torcendo para que o ano novo seja um ano de mais vitórias para você. Feliz 2005!!!
[Sobre "Colunismo em 2004"]
por
Pepê Mattos
26/12/2004 às
23h29
200.181.8.6
(+) Pepê Mattos no Digestivo...
|
|
Libano e site
Parabens, Luis Eduardo! Bela materia que relata com coragem verdades ocultas do sacrificado Libano. Sugiro para quem quiser se aprofundar na riqueza cultural, historia e formacao deste pequeno paraiso, que acesse as paginas deste site onde ha' links interessantes como o da origem da Lingua Libanesa (que nao e' o Arabe).
[Sobre "Beirute: o renascimento da Paris do Oriente"]
por
Salim Lifi
25/12/2004 à
01h57
200.217.24.71
(+) Salim Lifi no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|