COMENTÁRIOS
Terça-feira,
29/3/2005
Comentários
Leitores
|
|
|
|
pisaste no meu pé
Caro Julio, tenho lido e feito elogios a ti e ao Digestivo, mas agora, meu caro, pisaste no meu pé, pois mexeste com o Chico. Mas vou polemizar, enaltecendo as qualidades daquele que, para mim, é de longe o maior compositor brasileiro. Gostaria apenas de te dar um puxão de orelha para não emparelhares o Digestivo com aquelas revistecas que exploram futilidades sobre a vida pessoal das "celebridades". Tú é melhor que isso. Os leitores do Digestivo merecem mais. Abraços, Bernardo B Carvalho, Goiânia/GO.
[Sobre "Digestivo nº 220"]
por
Bernardo B Carvalho
29/3/2005 às
18h54
200.101.122.225
(+) Bernardo B Carvalho no Digestivo...
|
|
sou obrigada a concordar
Olá, Júlio. Tenho prestado mais atenção às coisas que você escreve e devo dizer que, neste caso, sou obrigada a concordar. Acredito ser de uma geração pouco posterior à sua - sou de 83 - mas tenho muito desta sensação de desgarramento em mim: faltam balisas culturais com as quais possa me identificar e que possa chamar de grandes balisas. Somos de um tempo que não deixará clássicos - e sinto que isto têm muito a ver com tudo o que você disse no artigo; não deixaremos clássicos não apenas por não pensarmos mais no problema - e temos que dar mãos a bolos a Ítalo Calvino por puxar nossas orelhas - não pensamos em coisas que tenham alcance para além de mundos restritos. O problema não é engajamento ou coisa parecida, mas sim a falta de um todo. Temos mais poetas que leitores de poesias não porque somos incapazes de ler poesias, mas porque cada poeta quer falar de seu mundo e apenas disto - o leitor não consegue extrair dali mais do que um mundo exterior ao seu, com o qual não consegue se comunicar. Não existem mais pessoas como Carpentier ou García Márquez simplesmente porque estes construíam suas narrativas sem o desejo de explicitar apenas seu mundo interior - e talvez por isto não haja mais uma grande literatura nestes tempos sombrios. Há que se esperar pela chegada de novos nomes, capazes de pensarem isto e construir, deste monte de histórias pequenas e desconexas, algumas históricas capazes de dizer a todos, aquilo que todos tentavam dizer a ninguém por dialogarem apenas consigo mesmos. Mas ainda assim, o sentimento de desgarramento é grande.
[Sobre "Autores novos"]
por
Viviane Alves
27/3/2005 às
15h56
200.226.28.206
(+) Viviane Alves no Digestivo...
|
|
!
Que lindo, Fabrício...
[Sobre "Pais e filhos, maridos e esposas"]
por
neusa
26/3/2005 às
18h38
200.192.240.242
(+) neusa no Digestivo...
|
|
Um mundo mais aberto
Vejo com muito bons olhos esta mudança toda que a internet trouxe, que, como o Rodrigo tão bem expôs, tem como consequência uma maior participação do cidadão comum, ou seja, acabou o monopólio da informação. Da mesma maneira, está mais democrático o processo informativo em geral, coisa que muitos ainda resistem em aceitar!
[Sobre "A mídia somos nós"]
por
jean bize
25/3/2005 às
14h42
200.177.57.232
(+) jean bize no Digestivo...
|
|
Precisamos estudar
Precisamos, primeiramente, estudar lógica e dialética. É a base. E pronto. O resto vem com a prática.
[Sobre "Apocalípticos, disléxicos e desarticulados"]
por
Sidney Vida
24/3/2005 às
16h06
200.161.177.237
(+) Sidney Vida no Digestivo...
|
|
Coca-cola sem gás
Prezado amigo Julio, essa geracão coca-cola está totalmente sem gás. A música desses monstros sagrados está em estado de decomposícão. Da' pena ver o Kid Vinil se arrastando no palco e os seus súditos batendo palmas. Essa turma é o que há de pior na música brasileira. São artistas de uma geracão pobre de musicalidade onde foram oportunistas e buscavam o sucesso a qualquer custo. Banana pra eles! Que fiquem no esquecimento! Nunca vi tantos babacas juntos no mesmo palco. Ainda bem que isso não acontece todo dia. E os outros artistas verdadeiramente revolucionários que ficaram à margem desse turma de boys. Ainda bem que veio o Cazuza e o Renato Russo entre outros para nos salvar. Clovis Ribeiro
[Sobre "Digestivo nº 219"]
por
Clovis Ribeiro
24/3/2005 às
15h35
200.234.93.212
(+) Clovis Ribeiro no Digestivo...
|
|
*Mais real que Virtual*
***Saudações*** Me chamo Raquel, 17 anos, sig PeiXes, estudo, fç cursos, trab na Proteçao dos Animais... Vivo ha 2 anos um relacionamento virtual, mt sério. Ele mora a 3 horas e poko daki, trabalha c/ mikos, tem 27 anos. Namoramos 'as escondidas, pois o rigor ak em kasa e' brabo! Meus pais proibem td... isso entao! Eu e ele passamos por mts e poukas, e boas juntos... Ele ja' kis vir aki várias vezes, eu por medo n kis... outras vezes q combinamos n deu... Nos conhecemos na sala terra, a situaçao é complikada... E o amo demaisss, inexplicável, mt mais real ke qalqer tipo de coisa, vai além de mim, do meu Eu... penso na voz dele... Nele... Nossa... Ele me liga muito, gasta mt c/ as ligacoes, ja chegou a gastar em um mes, cmg, 500 Reais. Claro nas brigas isso é jogado na kara. rs. Mas ok.... Ele é muito ciujmento, e pocessivo... E eu tb... Só ke le é do tipo ke ele pode, e eu nao... pois ele sempre foi mt independende, e n gosta qndo pego mt no pé... e confesso, passo dos limites, isso é um abuso, tenho q evitar!, nem nos casamos e ja sou assim... rs... ja vi ele por fotos, ele tb ja me viu. Aliás meu fotolog c/ minhas fotos. VISITEM e comentem!!! Lá tbém tem a dele de boné vermelho... Saberao identifikar =)... KERIA CONTATOS C/ VCS TDS... ADORARIA SABER CADA HISTÓRIA.
Olhem, hj, eu digo... to passando uma grande barra c/ ele pois ele ta mt inseguro... e sendo infantil por isso... e eu tb mt insegura, ou seja, n ta rolando confiança! ISSO Naaaao é bom, é RUIM.... n pensem ke é pq estao longe ke levam chifres... pq a qlq eskina tem karinha traindo a mulher na kara dura!... O IMPORTANTE É Q VCS CONVERSEM, E SOMENTE OUÇAM VCS, E CONFIEM EM VCS MESMOS... pq o AMOR é a 2... qndo envolve mais alguém, atrapalha mt. Agora em ABRIL, me encontrarei COM ELE... MEU AMORRRR... Kerem saber cm?... Entrem em contato CMG. E gente... NAO DESISTAM... SE FOR P/ SER SERÁ... NO FIM TD DA CERTO... E NADAAA ACONTECE POR ACASO. OB: pratico mágia Wicca... e sou oq chamam de Gótica, mas prefiro a parte literária da arte... rs... tb pinto quadros.... PS: SÉRGIO TE AMO DEMAIS... N DESCONFIE DE MIM... Espero ke isso seja uma fase, e passe, pq oq sentimos n merece isso. ob: DIVIDAM CADA PROBLEMA UNS C/ OS OUTROS... SEJAM PACIENTES... E MULHERES, VCS É QM TEM O DOM DA CALMA, sei por eXperiencia! ob2: nem ele nem eu somos casados. t AMO, Raquel C.G
[Sobre "A internet e o amor virtual"]
por
Raquel C.G
24/3/2005 às
04h59
201.13.196.186
(+) Raquel C.G no Digestivo...
|
|
Coexistência
Ótimo ensaio. Também acredito que a Internet seja o meio de comunicação "mais importante desde a prensa de Gutemberg". E entendo que, apesar de se fazer mais que necessária a adaptação dos demais meios em relação à Internet, acho que é plenamente possível e vital a coexistência de todos os meios de comunicação. Cada um com a sua peculiaridade, suas características e atribuições. Hoje, todos sabemos que a convergência da Web com a TV será inevitável com o advento da TV digital. Isso prova que nenhum meio deixará de existir devido a evolução de outro meio. Rádio, TV e agora a Internet podem (e devem) continuar existindo e estar a serviço da população informando e abrindo espaço para a livre expressão.
[Sobre "A mídia somos nós"]
por
Sergio Capozzielli
22/3/2005 às
16h03
200.208.25.70
(+) Sergio Capozzielli no Digestivo...
|
|
eta mundinho chato!
saudosismo,nostalgia! eta mundinho chato, careta, cuja transformacao talvez dependa de nossa praxis pessoal, politica
sem medo de fazer parte do coro dos contrarios, com muito humor e desbunde.
[Sobre "Digestivo nº 206"]
por
eleni coronado
22/3/2005 às
04h25
200.98.17.213
(+) eleni coronado no Digestivo...
|
|
Tu é bom pra cacete
Cara, não vou fazer considerações nem digressões sobre o conteúdo dos seus escritos, nem concordar ou discordar de nada. Já deve haver muita gente fazendo isso. Desejo apenas expressar um "feeling" pessoal sobre o conteúdo (talvez ancestral) da sua psiquê literária: Tu é bom para cacete!!! É do ramo! Nasceu para a coisa. Pode prosseguir... Isso não é pouco... nesses tempos, sobretudo. Espero que não se envaideça, pois é justamente esse o problema de uma minoria intelectal no Brasil - a vaidade. Gosto do seu jeito de colocar as coisas, pois não é arrogante e sempre faz sua mea-culpazinha diante dos temas que pretende abordar, fazendo cruzamentos, associações, estabelecendo elos e paralelos diversos, enfim, argumentando como um legítimo homem do pensamento e não apenas como "intelectual". Cientistas e professores hoje reconhecem os erros cometidos por seus predecessores, mas são considerados apenas precursores. Temos imensas bibliotecas repletas de livros impressos em todos os idiomas, mas ninguém se acha autorizado ou mesmo habilitado para eliminar um só volume com inúteis fantasias ou estultícias escritas com evidente intuito de pôr-se em evidência. Com presunção acadêmica, os próprios homens se subdividem em classes e graus, dando prudentemente às Academias o posto de honra. Há um grave perigo no ar, que ameaça os homens e toda a Criação divina: não reconhecer os próprios erros... isso significaria, em outras palavras, perpetuá-los e agravá-los. Isso impede a evolução, o progresso para o aperfeiçoamento e ainda que esse meu "feeling" esteja tomando a dimensão de um discurso científico, é assim mesmo que a literatura deveria ser abordada daqui para a frente, com rigor científico, sob a pena de se tornar um fóssil cultural... Um abraço, Marta
[Sobre "Autores novos"]
por
Marta Verlain
20/3/2005 às
17h37
200.103.113.189
(+) Marta Verlain no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|