COMENTÁRIOS
Terça-feira,
19/4/2005
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Dá-lhe conclave...
Que alívio! Se não houvesse outra utilidade (ôps, olha o utilitarismo consequencialista aí, gente!) para o Digest, eu já estaria muito feliz por perceber que não sou o único que já está farto de ver os noticiários do mundo todo perdendo tempo com o besteirol do Vaticano. Obrigado Andréa, Alessandro e Fernando por compartilharem da fumacinha - negra - que está saindo... da minha cabeça, para não falar coisa pior.
[Sobre "Das Virtudes do Papa e dos Vícios de Crumb"]
por
Marcelo Zanzotti
19/4/2005 às
10h33
200.206.72.162
(+) Marcelo Zanzotti no Digestivo...
|
|
Romano???
Desde que avistei, de passagem, a capa dessa revista - masculina? - fiquei me perguntando por que cargas d´água o título era esse, o qual não remete absolutamente ao conteúdo da mesma. A maior loja virtual brasileira recebe o nome de submarino e, como comentou um amigo, tinha tudo para naufragar, mas está aí, lucrativa. A escolha do adjetivo designativo do habitante da capital italiana talvez contenha uma mensagem subliminar, coisa da semiótica. No passado beeeeem antigo, os romanos tinham um império, algo como esse que Bush quer criar à força. Roma era o centro cultural do mundo, logo os romanos eram cool como Beckham. Respeitada a extemporaneidade, talvez seja um bom título. Os romanos eram extremamente machistas: naquela civilização as mulheres eram relegadas ao segundo plano, a ponto das relações homosexuais masculinas serem bastante comuns. Toda a riqueza do império fluía naturalmente para Roma, o que permitia uma vida luxuosa e totalmente preenchida com lazer, já que os povos dominados se tornavam escravos, algo como o ideal do imaginário de cada um: muita diversão, luxo e nenhuma obrigação profissional. Os romanos comiam e bebiam deitados nas avós das chaise-longue atuais, além de fazerem sexo nos intervalos da comilança, seguida do regurgitamento, para então reiniciar o processo todo, nos famosos bacanais. Como se vê, o título é extremamente apropriado para um momento de supervalorização do lazer, um desencantamento com o patrimonialismo, uma verdadeira revolução de costumes masculinos, acuados que estamos ao vermos preenchidos nossos espaços por mulheres mais preparadas, insubmissas e independentes. Realmente, dá saudade de Roma.
[Sobre "Digestivo nº 223"]
por
Marcelo Zanzotti
19/4/2005 às
10h23
200.206.72.162
(+) Marcelo Zanzotti no Digestivo...
|
|
Padrão global de design
Parabéns. Não tenho nada a acrescentar quanto ao ufanismo barato. Agora, quanto ao livro do Zeca Camargo, achei exatamente o oposto: um diário pessoal, mas interessante, mas uma programação visual vergonhosa. Tenta imitar o estilo de revista, intercalando páginas mal diagramadas de texto corrido com páginas de citações e "seções especiais" que só travam o fluxo de leitura. Me desestimulou um pouco... Padrão global de design, fazer o que...
[Sobre "A fantástica volta (blogueira) ao mundo"]
por
David
17/4/2005 às
14h41
200.162.205.50
(+) David no Digestivo...
|
|
vc, o porta-voz de uma geracao
Fala ai Juliao, emocionante depoimento. Tambem passei por diversas fases de audicao de radios: Jovem Pan, Cidade, Antena 1(minha mae adorava). Eh, Anos 80! Comecinho dos noventa: "A vez do Brasil", na 89 FM - nao tenho sua memoria, nem lembro o nome do locutor. Clip Trip, Beto Rivera, com aquele cabelo que depois os sertanejos usaram muito, comprido, em cima picotado, ou algo assim, ha ha ha! Materia Prima, ateh fui lah no colegial. Tudo isso ajudou a moldar parte da minha personalidade. Uma certa ingenuidade inocente que com certeza jah era! Cara, tudo a ver.
Seu texto trouxe anos a tona. Ainda vao dizer que vc eh o porta-voz de uma geracao. Pena o final triste - minha filha nao vai ter isso. Espero que tenha pela Internet ou por "algum meio que possa ser inventado" (ops, parece copyright) mas acho dificil pela imensa fagmentacao existente. Isso vai criar publicos especificos e menos chance de se encontrar alguem para expressar o seu sentimento, a nao ser que o faca assim tao especialmente como vc... Cara, muitos abracos, Daniel
[Sobre "Minha experiência com rádio"]
por
Daniel Petrini
15/4/2005 às
09h38
200.205.216.122
(+) Daniel Petrini no Digestivo...
|
|
Perfeito! Perfeito!
Andréa, foi a mais perfeita análise sobre João Paulo 2º que li neste período. P-A-R-A-B-É-N-S ! A você e ao Digestivo Cultural.
[Sobre "Das Virtudes do Papa e dos Vícios de Crumb"]
por
Fernando Lyra
14/4/2005 às
15h40
200.17.132.65
(+) Fernando Lyra no Digestivo...
|
|
Los Angeles > Sao Paulo
Lembro de Los Angeles por dois incidentes. Eu e um amigo ficamos num lugar entre Beverly Hills e a calcada da fama, que era uma area mais ou menos. Uma coreana-brasileira nos reconheceu no cafe da manha, e disse para nao andarmos de camera devido aos estupros... Parece que em LA mais homens sao estuprados que mulheres. No outro, acabamos topando com uma destas atrizes conhecidas, enquanto fingiamos de ricos e analizavamos joias e presentes na infame Rodeo Drive. PS: A secao ao longo do mar, Beverly Hills (inclusive os "slums of Beverly Hills") e arredores e' bem cuidada e bonitinha. E acho que no bojo, incluindo visitas a Caltech em Pasadena, as casas no suburbio proximo ao oceano, e highways, a cidade e mais bem cuidada que Sao Paulo. E o mar e bem mais bonito que o Tiete :).
[Sobre "Para amar Los Angeles"]
por
Ram
13/4/2005 às
19h07
128.32.39.90
(+) Ram no Digestivo...
|
|
Velho ou caro
Acho que alguns dos restaurantes que voce mencionou eram caros demais para o que ofereciam (sem contar a localizacao). Por exemplo, alguns locais da decada de 60/70 continuam funcionando ate hoje em Ipanema e no Leblon. No Rio tambem me parece mais comum a tradicao do "bar" em contraponto ao restaurante, que certamente nao e a atividade preferida da maioria das pessoas.
Muitos restaurantes fecham tambem por estrepulias dos donos, que acabam relegando cardapio, o chef (original se aposenta, substituto nao e escolhido com cuidado), e coisas mais, resultando num lugar ruim. Um lugar tradicional exige uma direcao que mantenha o mesmo nivel de seriedade e criterio ao longo dos anos.
Mas nao se preocupe, os classicos-classicos, assim como os zagueiros-zagueiros, se mantem. Ate o Galetinho do centro esta la ate hoje.
Quanto ao cinema, no caso seria "veja o filme - leia o livro" :). Otima sugestao por sinal.
[Sobre "Quando a tradição não põe mesa"]
por
Ram
13/4/2005 às
18h59
128.32.39.90
(+) Ram no Digestivo...
|
|
este eu queria ter escrito...
caro Humberto: li e reli seu texto, de uma beleza e clareza que me fascinaram. Há tempos pensava nisto, sem ter as palavras, a calma e a doçura necessária para explicar, como você fez. A filosofia é a busca da felicidade, tão diferente das atuais buscas, superficiais e filhas da neurolinguística. Lembrei-me muito do Alain de Botton, que tenta reviver o pensamento filosófico para nossas questões atuais e corriqueiras. Tão fácil fugir do pensamento, tão bom perder o medo e conhecer, ao menos, o caminho que grandes homens traçaram para nós. Muito obrigada, Humberto, pelo imenso prazer que tive em ler suas palavras.
[Sobre "Uma vida bem sucedida?"]
por
Andréa Trompczynski
13/4/2005 às
18h04
200.181.234.4
(+) Andréa Trompczynski no Digestivo...
|
|
Dou o braço a torcer...
Olá Eduardo. Acredito já ter comentado alguns de seus ensaios, mas quando um amigo enviou este, tive que retornar à carga. Curiosamente, apesar de não partilhar de suas posições políticas, dou o braço a torcer à sua clareza de análise de um quadro que também me incomoda. E devo concordar com a idéia jocosa da megacorporação neo-hiporonga!
Ademais, há algo escrito sobre o mesmo assunto, mas com uma linha de análise diferente, neste blog. Talvez haja um diálogo entre os textos. Até.
[Sobre "A vingança alternativa"]
por
Viviane
13/4/2005 às
10h16
200.136.11.145
(+) Viviane no Digestivo...
|
|
God´s Fuckin´ John
Olá, Andréa! Estou aqui com meus 44 papagaios cantando "a benção... João de Deus". Suas vozes esganiçadas certificam-me do encantado e católico manto que envolve o mundo por ora. Depois será outra coisa, outro manto ou mantra. E não é que o Ronaldo fez gol no clássico? O filho dele será um tributo. Nada mais perfeito e eu estou cansado disso tudo. Clarice está fazendo 15 anos e continua cortando-se com seu pequeno canivete. Poderia ser muito mais, muito mais... talvez ela se conforme enfim e até espere com ansiedade pelas estréias da TV brasileira. Mas o cigarro apagou e acabou a cerveja. Ninguém esperava que o CD estivesse riscado e a festa teve de parar até encontrarem outro CD legal. Um pouco de falta de originalidade... sempre os mesmos ídolos, o mesmo espetáculo, o CD remasterizado e algum remix... céus, quero meu inferno!!! Desligo a TV no meio do último capítulo da novela. Talvez eu vá ler Crumb ou outro que me agrade. Beijão! Até a próxima! Meus papagaios mandaram avisar que hoje tem festa no meu apê... (urgh...)
[Sobre "Das Virtudes do Papa e dos Vícios de Crumb"]
por
Alessandro de Paula
11/4/2005 às
12h54
200.204.153.101
(+) Alessandro de Paula no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|