COMENTÁRIOS
Sexta-feira,
26/8/2005
Comentários
Leitores
|
|
|
|
O Brasil seria um tédio?
Sr. Julio, inicialmente gostaria de manifestar minha profunda admiração por sua pessoa, bem como minha grande satisfação em ser um leitor assúduo do Digestivo Cultural desde sua fundação.
Da mesma forma que você, em 2002, me recusei a aceitar que Lula e o PT tivessem condições de governar este pais; as experiências anteriores (dos membros do PT) como governantes, por si só, eram suficientemente premunitórias de um fracasso anunciado. Entretanto, eu tenho dificuldade em concordar e lamento profundamente que uma pessoa com as suas qualidades intelectuais e com essa expressiva capacidade de formar opiniões possa, nessas circunstâncias, "sentir tédio". Obiamente, por mais que eu não concorde ou lamente, o sentimento é seu e tenho que respeitá-lo. Mas você já pensou se todos os brasileiros se colocassem na mesma situação? Não teríamos tirado o Collor, nem mesmo os militares do poder. E o Brasil, seria para a população, aí sim, um tédio.
[Sobre "Lula, PT, essas coisas..."]
por
Marcílio Lima
26/8/2005 às
23h36
200.102.51.173
(+) Marcílio Lima no Digestivo...
|
|
Sobre o prazer da leitura
Aprendi a gostar de ler porque em minha casa meus pais gostavam. E se dava tanto prazer a eles, devia ser algo mesmo muito bom; então quis fazer o mesmo. O prazer da leitura já era tão arraigado em mim que quando chegou minha vez de redigir os tais resumos de obras, e a estudar interpretações que outros haviam escrito e me cabia estudar, nada podia mais destruir esse prazer. E foi lendo que aprendi a escrever, e também, como você diz, treinando, repetindo, relendo e corrigindo, disposta a mudar o que não me parecesse bom o suficiente, mas sabendo que jamais conseguiria algo perfeito.
[Sobre "Para gostar de ler?"]
por
Sonia
26/8/2005 às
22h01
201.17.74.112
(+) Sonia no Digestivo...
|
|
De Brasília, aquele abraço
Gosto muito do resgate de conteúdos assim, sabe, em estantes, armários e quartos... Guardados cheios de lembranças e viagens no tempo. Um abraço da amiga de Brasília, daquele lado enorme da cidade que é belíssima, sábia e mística... ;-))
[Sobre "Crônica do Quarto de Bagunça"]
por
Gisele Lemper
26/8/2005 às
20h13
200.175.178.211
(+) Gisele Lemper no Digestivo...
|
|
nossa política podre
Olá, Julio, encontrei seus textos na net assim... por um acaso. E só queria deixar um registro... Me impressiona a hipocrisia social brasileira em tentar fechar os olhos para aquilo que é bastante óbvio, não que eu acuse o PT ou acuse Lula, muito menos os defendo, mas nós, cidadãos brasileiros, pouco nos importamos com nossa política (podre) até que esta nos afete! E isto é o que mais me entristece... Abraços, Grazzy
[Sobre "Lula, PT, essas coisas..."]
por
Graziela Mendes
26/8/2005 às
16h48
200.202.247.45
(+) Graziela Mendes no Digestivo...
|
|
um tom de carnaval
Olá, Julio, eu estou aqui como sempre me deliciando com seus textos e esse site maravilhoso! Parabéns... Esse texto me fez refletir sobre a situação atual de nosso país e como, de uma maneira impressionante e curiosa, sempre tudo ganha um tom de carnaval nesse país. Um abraço
[Sobre "Lula, PT, essas coisas..."]
por
Carina Teixeira
26/8/2005 às
14h16
201.6.253.216
(+) Carina Teixeira no Digestivo...
|
|
É verdade
O autor falou tudo... é natural que todos nós que nos aventuramos no mundo das letras tenhamos este sonho... de viver apenas delas... faz parte de um imaginário coletivo.... mas o que está escrito lá é a pura verdade. Poe morreu na miséria, cara.... e muitos outros.... Escrever é por prazer e não por remuneração.... Por isso que eu não largo minha sala de aula... além de gostar dela.... preciso comprar papel e caneta para continuar a escrever.... Abraços...
[Sobre "Não existe pote de ouro no arco-íris do escritor"]
por
J. R. Siqueira
26/8/2005 às
14h14
192.168.133.47
(+) J. R. Siqueira no Digestivo...
|
|
aos novos escritores
Achar que dá pra viver de literatura no Brasil é mais do que ilusão, é desconhecimento de literatura. A maioria dos escritores brasileiros tiverem que se bancar um bom tempo, outros, a vida inteira, muitos só vieram a ser reconhecidos depois de mortos. Quanto ao MLU, é claro que mais cedo ou mais tarde... iria aparecer. Afinal, o cinema tem incentivo, a música tem incentivo, e pq não a literatura? O que resta aos novos escritores é o que sempre restou, escrever e publicar quando der e da forma que der. O resto é consequência.
[Sobre "Não existe pote de ouro no arco-íris do escritor"]
por
Gustavo Henn
26/8/2005 às
11h06
200.164.224.226
(+) Gustavo Henn no Digestivo...
|
|
povos bárbaros
E o que pensar dos "povos bárbaros", que não falavam latim na época do Império Romano?
[Sobre "Se o Lula falasse inglês..."]
por
José Mrcius
26/8/2005 às
10h48
201.19.2.6
(+) José Mrcius no Digestivo...
|
|
Briga
Ei, Julio, você chegou a ver a briga do Otto com o Ronaldo Evangelista, da Folha [1 2 3 4]?
[Sobre "Digestivo nº 241"]
por
Jonas
26/8/2005 às
09h55
200.101.197.37
(+) Jonas no Digestivo...
|
|
Tenhamos paciência
Creio que o tédio contamina, contagia. A perspectiva na qual é abordada a política cotidiana é muito diferente daquela que gostaria de ver abordada. Creio que há um desvio fundamental em tudo isso. Despertar interesse pela política quando se pega alguém com a “boca na botija” é muito pouco para todos nós. Isso é algo corriqueiro, a sociedade controlar o uso dos seus recursos que, afinal de contas, sai de seu trabalho, suor e lágrimas muitas vezes. Nem sempre são de crocodilo. Errou? Substitua-se. E vamos para o próximo. Vamos em frente, temos um governo para tocar. Certo? Não, ficamos “patinando” em cima do assunto. Patinando continuamos. As apurações demorarão anos e anos, e já temos prática nisso. Nada acontecerá. Absolutamente nada. O castigo será o de ser afastado temporariamente. Gostaríamos de ter uma política de governo que apontasse para algum lado real e efetivo. Nada. Eu acredito que temos uma falta absoluta, absurda de lideranças. Lideranças com uma visão de Estado, que tenha a coragem de dizer que temos quinhentos anos de acúmulo de problemas que só serão resolvidos por mais cinqüenta anos de ataque direto, constante, cotidiano, cansativo e persistente. Que as vaidades pessoais deveriam ser deixadas de lado e se recompensasse o trabalho efetivo com votos, na medida da lei. Qualquer orientação política serviria apenas para dar ajustes e correções de rota, assim como quando fazemos um orçamento. O previsto jamais será igual ao real. Mas... a realidade é essa que seu artigo muito bem lembrou. Temos o instinto de sobrevivência tão aguçado pela injustiça que também não temos paciência pra mais nada, a não ser punir violentamente e verbalmente, punir e punir, sem perceber que sempre foi assim, e que só deixará de ser lentamente. O movimento social se aperfeiçoa com a educação e ela só virá daqui muitos anos. Muitos anos. Tenhamos paciência. Troque as peças e governe. Coloque os holofotes sobre a educação. Simples, não? De falar, é. E de fazer?
[Sobre "Lula, PT, essas coisas..."]
por
Erwin
26/8/2005 às
08h49
200.207.119.199
(+) Erwin no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|