COMENTÁRIOS
Sábado,
11/9/2010
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Sem passar pelo Google
Excelente matéria, que não só divulgou a Rádio Batuta e o ótimo documentário do Francisco Bosco sobre Noel Rosa, como discorreu sobre música, críticos musicais, rádios, rádios na internet etc., permitindo a quem se interesse por alguns dos assuntos ir direto ao ponto, sem precisar passar pelo famigerado Google. Textos como esse é que me leva a adorar o Digestivo Cultural!
[Sobre "Centenário de Noel Rosa, por Francisco Bosco, na Rádio Batuta"]
por
José Frid
http://blogdofrid.blogspot.com
11/9/2010 às
15h24
189.47.214.217
(+) José Frid no Digestivo...
|
|
Um escritor maduro
Comecei ler ontem, livro intrigante e denso, coisa de um escritor maduro!
[Sobre "A ilusão da alma, de Eduardo Giannetti"]
por
moises honorio queve
10/9/2010 às
22h57
187.66.235.29
(+) moises honorio queve no Digestivo...
|
|
Qualidade da publicação
Devemos considerar também a qualidade da publicação, antes do preço. A Martin Claret publica todo tipo de obras a preço baixíssimo, mas a qualidade é um desaforo. Basta comparar o "Memórias do Subsolo" deles com o da Editora 34, por exemplo, pra se sentir feliz em desembolsar alguns centavos a mais.
[Sobre "Sobre o preço dos livros 1/2"]
por
Zuni
http://bebendoblues.blogspot.com
10/9/2010 às
21h14
201.6.180.76
(+) Zuni no Digestivo...
|
|
A legitimação do povo
Amigo Marcelo, fico aqui avaliando com meus poucos botões se não há pessoas no Brasil interessadas em que o povo, a maioria que tem eleito Lula e vai eleger Dilma, se mude daqui pra poderem escolher elas, por maioria, então, as representações inteligentes que assim concebam. Tão inteligentes e hábeis se consideram e cientes de que a política é que nos permite o governo de todos, felizmente hoje em dia pela via democrática, também fico a perguntar-me por que não se habilitam a buscar a legitimação da maioria do povo para as ideias deles. Organizem partidos, candidatem-se, nos deem lustro e as tão alardeadas luzes...
[Sobre "A quem interessa uma sociedade alienada?"]
por
Adroaldo Bauer
http://retornoimperfeito.blogspot.com
10/9/2010 às
16h38
201.7.143.5
(+) Adroaldo Bauer no Digestivo...
|
|
As lendas de Kerouac
Muito interessante seu texto, embora quebre com o clima "romântico-beat" em relação a Kerouac. Sempre desconfiei de que havia uma disciplina e um trabalho árduo por trás dos textos dele. Não sei se este livro faz referências a "Subterrâneos" que, segundo a lenda, foi escrito em uma ou duas noites. De qualquer forma vale conhecer o outro lado desse beat que admiro tanto. Abraço.
[Sobre "Os diários de Jack Kerouac"]
por
Adriana Godoy
http://driaguida.blogspot.com
10/9/2010 às
16h36
201.58.225.167
(+) Adriana Godoy no Digestivo...
|
|
Ler desperta a curiosidade
Quando há filhos que comportam-se, que leem, estes com certeza tiveram o privilégio de um processo educacional, que é cada vez mais raro. Continuar a educar os nossos filhos pra terem uma leitura de mundo que privilegie o respeito ao próximo é ótimo, e, quando é alguém que lê, é excelente. Desperta a curiosidade e refina a intelectualidade.
[Sobre "A Bienal do Livro ― diário de bordo"]
por
Manoel Messias Perei
http://www.pop.com.br
10/9/2010 às
16h02
189.79.200.100
(+) Manoel Messias Perei no Digestivo...
|
|
Feliz escolha do tema
Caro Rafael, maravilha de texto! Lá no EAE (Escritores, Autores e Editores) temos conversado sobre isso. Surgiram até ideias de eventos abertos em locais públicos, como o Metrô, com palestras ou debates com o autor. Você foi muito feliz na escolha do tema. Abraços.
[Sobre "Escrevemos para nós mesmos (?)"]
por
Silvio T Corrêa
http://www.encontro.silviocorrea.com.br
10/9/2010 às
15h47
187.3.184.249
(+) Silvio T Corrêa no Digestivo...
|
|
Os meus estão encalhados
Oi, Rafael. Sempre achei que a humanidade tem muita violência porque "dizem" que o homem comecou "primitivo" e "ignorante". Como não penso assim, escrevi um livro em que descrevo um comeco com homens que viviam em harmonia e usavam a telepatia, comiam pouquíssimo e que foram dispersos por cataclismas inevitáveis, e, por isso, tornaram-se cruéis. Já enviei o livro para o Mel Gibson, para fazer um filme sem violência, mas como nao é "tema atual" ou porque está em português, não deu resultado. Meus 300 livros editados pela Scortecci estão encalhados, debaixo da cama. Acabei dando muitos para amigos. Abracos, M'Anna.
[Sobre "Escrevemos para nós mesmos (?)"]
por
Maria Anna Machado
10/9/2010 às
13h43
70.118.124.179
(+) Maria Anna Machado no Digestivo...
|
|
Ato de pura vaidade
A maior parte das centenas ou milhares de criaturas que se pretendem escritoras sabe, muito bem, que não tem a menor chance de "emplacar" um trabalho qualquer, seja uma coletânea de contos, um ensaio, um romance ou mesmo uma autobiografia. A facilidade de se produzir um objeto-livro, independente do conteúdo, bastando pagar e receber qualquer tiragem que caiba no bolso do pretenso autor, está ajudando aos egos mais afoitos, na grande façanha de tornar-se "escritor". O oportunismo também produz "autores" escondidos na sombra dos "ghost-writers" e, aí, tome "celebridade" contando a própria historia de sucesso, meretrizes descrevendo sua gênese profissional etc. e tal... Escrever para si mesmo é catarse, é purgação, é um prazer ingênuo ou um ato de pura vaidade. Se não for para ser lido, pra que escrever? A outra ponta também precisa ter qualidade. Com 51% de adultos sem o ensino médio completo, a coisa fica difícil. Não dá para comparar os mercados brasileiro e americano.
[Sobre "Escrevemos para nós mesmos (?)"]
por
Raul Almeida
10/9/2010 às
12h31
189.25.136.227
(+) Raul Almeida no Digestivo...
|
|
Só agradam aos críticos
Caro Rafael Rodrigues, andei pensando sobre este assunto hoje pela manhã, e, posteriormente, ao receber o e-mail do Digestivo Cultural, encontrei o seu texto, por pura coincidência. Estive exatamente pensando, e me indagando, por que alguns autores, especialmente poetas e contistas, fazem questão de escrever apenas para si, para críticos literários e para alguns outros escritores que gostam do que eles escrevem. Não pensam em momento algum, pelo que percebo, ou se pensam não fica patente este pensamento, no público leitor. Mas eu me refiro sem demagoria, ao cidadão comum, que em sua maioria acaba se distanciando dos autores por acharem os textos de difícil entendimento. Longe de ser político, mas se um escritor não consegue se comunicar com um leitor comum, é porque seu texto está complexo, prolixo, pedante, enfim, creio que só serve para agradar críticos literários, e outros autores que apreciam o mesmo estilo. Bom, por falta de espaço vou ficando por aqui. Abraços.
[Sobre "Escrevemos para nós mesmos (?)"]
por
Sergio Tavares
10/9/2010 às
12h23
201.51.88.240
(+) Sergio Tavares no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|