COMENTÁRIOS
Segunda-feira,
13/11/2006
Comentários
Leitores
|
|
|
|
Uma vez mais
Ótimo texto. Parabéns mais uma vez.
[Sobre "Uma nota sobre a leveza do ser"]
por
Janethe Fontes
http://palavreando.zip.net/
13/11/2006 às
07h40
192.168.133.51
(+) Janethe Fontes no Digestivo...
|
|
Liberdade com responsabilidade
Concordo com Marcelo; acho que as crianças têm o direito de serem crianças; brincar, ser criativas, fazer-de-conta, sem esquecer, é claro, a educação básica (que as escolas já oferecem, algumas melhor que outras); quem teve essa liberdade vai, no momento certo, escolher o que quer fazer e aí, se dedicar.
Criei duas filhas deste modo; sem pressionar, sem cursinhos extra-curriculares disto ou daquilo; dando a elas liberdade de brincar e oferecendo estímulos para a imaginação: livros, brinquedos, e muita conversa. O resultado? sempre foram boas alunas e agora estão se dedicando ao que gostam, já na universidade. Concordo que nem todas as famílias têm tempo e recursos à disposição, mas na medida do possível, vamos deixar que nossas crianças sejam crianças.
PS: Essa idéia vai ao encontro do pensamento de A.S. Neill, fundador de Summerhill. Suas idéias eram (ainda hoje são) radicais, mas a essência do que ele viveu pode ser aplicada na educação de nossas crianças.
[Sobre "A educação atual de nossas crianças"]
por
Cristine
11/11/2006 às
21h27
201.93.217.121
(+) Cristine no Digestivo...
|
|
Decepção nas bancas de jornal
Estava na expectativa da revista nas bancas... como seria? Quando vi a Gisele e olhei dentro... fiquei decepcionada. Não é impactante, nem vale a grana que custa. Entre as inúmeras publicações expostas nas bancas atualmente - eu pelo menos acho - tem sido difícil levar alguma coisa pra casa que realmente valha a pena.
[Sobre "Digestivo nº 303"]
por
Camaleoa
http://contosdacamaleoa.blogspot.com
11/11/2006 às
10h54
201.81.203.147
(+) Camaleoa no Digestivo...
|
|
A voz do caos
Quando me referi a "caos" não quis dizer "bagunça" ou "confusão". Estava me referindo à força - é, universal - que se opõe ao ordenamento da vida em geral. A vida pode ser considerada como uma espécie de ordenamento, acho eu. A música idem. Por outro lado, o caos também pode produzir ordem. Como um artefato militar, uma bomba, digamos. Altamente organizada em si mesma, mas o propósito final não é a organização. Fazer "música" com ruídos é contraproducente como organizar uma corrida de lesmas ou um número de malabarismo com bichos-preguiça. Porque na verdade não se está fazendo música, é outra coisa. E, concordo, essa outra coisa pode ser interessante. Prefiro ouvir John Cage do que duplas sertanejas, por exemplo. Minto: prefiro John Cage à maioria da produção atual de música. Mas sei que estou ouvindo, lá no fundo, a voz inequívoca do caos, com seus sussurros inarticulados, frios, afinal belos também, requerendo o fim de toda ordem. It´s only rock and caos, but I like it.
[Sobre "Sobre John Cage"]
por
Guga Schultze
http://gugasic.blogspot.com
11/11/2006 às
04h33
201.80.37.195
(+) Guga Schultze no Digestivo...
|
|
Argh
Conheci um sujeito, nos tempos de colégio, que era intensamente atraído por todo tipo de escatologia. Da meleca ao peido, passando pela bosta e outras tantas - não preciso mencionar todas as palavras, todo mundo já entendeu - ele era fissurado nesses assuntos. Sabia um sem número de piadas, as mais escabrosas e não vacilava em contar. As meninas fugiam dele; invariavelmente ele comentava que elas também defecavam, etc. A gente, meio safadamente, tolerava um pouco o cara, mas ele nos entristecia mais do que nos divertia e, principalmente, cansava. Pela repetição, pela patente infantilidade. Era evidente que o cara tinha um problema. Acabou escorraçado. A simples presença já incomodava. Um professorzinho, meio suburbano, tentou sua defesa, dizendo que ele colocava em xeque nossa mentalidade pequeno-burguesa. A gente riu; a piada foi boa. Agora: quando leio (ou leio sobre) Nelson Rodrigues, acho que eu estou voltando no tempo. Argh.
[Sobre "A descida aos subterrâneos do humano"]
por
Guga Schultze
http://gugasic.blogspot.com
11/11/2006 às
03h18
201.80.37.195
(+) Guga Schultze no Digestivo...
|
|
como você tem razão
Meu amigo, oh, como você tem razão. Sou jornalista e um verdadeiro nabo... Felicito-o pelo conteúdo e pela forma da sua prosa. Vale a pena lê-lo.
[Sobre "Por que os blogs de jornalistas não funcionam"]
por
Manuel Anta
http://ornano-barricadas.blogspot.com/
11/11/2006 às
02h06
84.39.1.18
(+) Manuel Anta no Digestivo...
|
|
Estilo Rolling Stone
A Rolling Stone passou a ser sinônimo de estilo de vida, de mundo. E Gisele, nesse estilo, é simplesmente demais. Valeu mesmo!Sobre o site: chic demais.
[Sobre "Digestivo nº 303"]
por
Manoel Messias Perei
11/11/2006 à
00h27
201.43.78.237
(+) Manoel Messias Perei no Digestivo...
|
|
A descoberta do Digestivo
Eu também gostei bastante. Sou novo por aqui: Achei hoje. Estou adorando!
[Sobre "Uma nota sobre a leveza do ser"]
por
thiago
10/11/2006 às
17h50
200.154.52.2
(+) thiago no Digestivo...
|
|
vou imprimir o texto
Gostei do seu texto. Principalmente porque eu estou perto do vestibular e por ter escolhido o curso de filosofia na universidade federal de pernambuco (UFPE), e administração na universidade de pernambuco (UPE). Concordo com como você colocou a questão da alienação: seja do lado dos administradores quanto do dos humanistas. Falta ao seu texto resaltar que: ao fazer adminstração, isso já é, em si, um modo de compreender o mundo e até de muda-lo. Quanto ao pessoal aí de cima, que são seguidores de Che, eu recomendaria que leiam Bertolt Brecht: Infeliz é o povo que acredita em heróis... (Quanto a mim, espero passar nos dois cursos.)
[Sobre "Como mudar a sua vida"]
por
thiago
10/11/2006 às
15h38
200.154.52.2
(+) thiago no Digestivo...
|
|
Cage não é apenas barulho
talvez John Cage tenha cometigo alguns excessos, mas de modo nenhum ele era caótico apenas. pode ser que buscasse uma outra lógica, um outro modo de construir (mesmo que tivesse que ser a partir de pedaços resultantes de uma destruição), mas sinto (eu ouvi) a música que ele fez e não é apenas barulho... certa vez, vi um curta sobre o Glenn Gould em que o personagem estava sentado numa lanchonete barulhenta com a intenção de "reger" aquela cacofonia. digo, ele selecionava, no meio da multidão, aquilo que queria ouvir, e combinava a bagunça com uma certa atenção sua, direcionada. enfim, penso que a idéia desses desorganizados não é a destruição.
[Sobre "Sobre John Cage"]
por
eduardo martins
10/11/2006 às
14h03
201.78.134.191
(+) eduardo martins no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|