Quarta-feira,
30/5/2007
Comentários
Leitores
Não sei se entendi direito...
Nossa! Você viajou para poder compôr esta linha de raciocínio, heim! Nunca tinha pensado na maioria destes pontos. Achei até meio sem sentido, mas é uma reflexão aprofundada sobre o que é ser um jovem escritor, na sua opinião. Parece um daquelas check-lists de Nova, tipo "Veja se seu homem te trai". Tem-se que fazer algum esforço intelectual para se encaixar nas tuas definições, Guga. Acho difícil que alguém tome isso como reflexão minimamente séria. Boa crônica, contudo.
[Sobre "Escritor, jovem escritor"]
por
Albarus Andreos
30/5/2007 às
11h33
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Piratas do Caribe 3:não gostei
nao concordo com voce, o final foi machista, deixando a elizabeth no deserto, esperando o imbecil do will... ela deveria ter continuado a ser capitã. foi decepcionante como matrix 3.
[Sobre "Piratas 3: No Fim do Mundo"]
por
pamela rodrigues
30/5/2007 às
11h24
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ler assim que possível!
gosto de jazz mas não conheço a história como deveria.
está aí um livro que quero ler assim que possível! abs
[Sobre "Como se nunca mais fosse tocar de novo"]
por
jw
30/5/2007 às
09h14
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Pergunta
E a Barbra Streisand, entra onde?
[Sobre "Uma Srta. e um Blog"]
por
Guga Schultze
30/5/2007 às
02h34
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eu quero saber o motivo
Viktor, eu sou tão calmo e sereno que dá até vontade de sacudir. E gosto muito de discutir, de ver meus argumentos contestados. Vejo, aliás, um monte de buracos nos meus textos que podem ser rebatidos com facilidade até, e eu teria muito prazer em ver até onde eles se sustentam. Acontece que juízo de valor tem limite. Em todos os comentários contrários, eu tentei jogar pra argumentação. Não concordou e quer comentar? Explica o porquê. Eu acho que estou certo. Se alguém diz que estou errado, eu quero saber o motivo. Quando isto não acontece, fica chato e perde o sentido discutir.
[Sobre "Exceção e regra"]
por
Edward Bloom
29/5/2007 às
22h35
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Amigos?
Fica tranqüilo, meu caro... nossa, não precisa disso! Vamos ficar numa boa? Olha só, apenas pensei que seria saudável comentar seu texto, discordar de você. Peço desculpas, com honestidade, se fui rude, coloquei coisas na sua boca ou te ofendi, ok? Com toda sinceridade, não foi a intenção - mas admito que eu possa ter feito isso (as palavras às vezes fogem do controle!). Fica tranqüilo que você não tem inimigo aqui, ok? (Se é que você se importa, é claro...) Abraço, Víktor.
[Sobre "Exceção e regra"]
por
Víktor Waewell
29/5/2007 às
19h52
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Oscar Wilde e A Rebours (2)
Aqui na USP (FFLCH), há alguns trabalhos sobre Huysmans, inclusive a tradução As Avessas, por J. P. Paes. Não deu para consultar esse material enquanto escrevia o ensaio porque a USP está em greve. Quando voltar ao normal, vale até uma consulta.
Com relação às observações da Adriana: há décadas, sou uma admiradora de Huysmans, mais por sua vida do que por sua obra. A determinação com que ele procurou a sua verdade me comove. E ele "nunca deixou barato". Há uma aura de heroísmo em sua trajetória. Ele freqüentou o que havia de melhor em termos literários em seu tempo. Foi amigo íntimo de Prosper Mérimée e de Barbey d’ Aurevilly. Com uma turma de escritores foi ao enterro de Flaubert, em 1880, além de ser o testamenteiro dos irmãos Goncourt. Ele agitou. Não teve vida de autor maldito (embora suas obras justificassem esse título).
[Sobre "O romance sobre o nada"]
por
eugenia zerbini
29/5/2007 às
19h10
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Oscar Wilde e A Rebours (1)
Olá pessoal, Adriana, Edson e Lucio (A Adriana pediu que a resposta à questão do Edson fosse compartilhada): Pois
é, Wilde pode ter posteriormente afirmado que "o livro amarelo" não existia; porém, ficou mais ou menos público na época que se referia ao A Rebours. Em resposta paralela ao Edson, aventei a angústia da influência, tratada por Harold Bloom. Já pensaram que podia ser uma vaidade de autor? Além do trecho que eu cito, Wilde volta a comentar sobre o livro mais adiante, afirmando que o que lera não lhe saiu da cabeça durante anos. Eu estudei (Direito, pasmem), há tempos, em Dijon (França). Na biblioteca de
Faculdade de Letras daquela cidade havia livros e algumas teses sobre Huysmans (onde me aprofundei sobre sua obra). Muitas delas abordavam essa questão.
[Sobre "O romance sobre o nada"]
por
eugenia zerbini
29/5/2007 às
19h03
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Resposta
Viktor, tem bastante espaço, sim. Vai mandando que eu vou rebatendo. Agora, comentário de boa fé? Você vem aqui, coloca palavras na minha boca dando a entender aquilo que você acha, apenas acha, que eu penso e chama isto de boa fé? Deve ser a mesma boa fé dos vândalos que invadiram a reitoria. Se eu sei pouco, se o que eu escrevi está errado, aponte que eu argumento. Pois bem, aquela assembléia pode ter sido representativa dos alunos petistas e variantes, que é o que tem nestas assembléias gerais, não representativa da USP, como deu a entender nos noticiários. Tanto que das 66 instituições, apenas 3 aderiram à greve (por assembléia interna das faculdades). Até a faculdade de filosofia da FFLCH votou contra a greve. Ninguém apartidário participa destas assembléias gerais porque é só isto que tem lá: variações de petistas e sindicalistas que, quando contrariados, aplicam suas vontades democráticas no braço. Então pergunto novamente, que papo é este de opinião dos alunos da USP?
[Sobre "Exceção e regra"]
por
Eduardo Mineo(Bloom)
29/5/2007 às
18h02
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Uma Reflexão Sobre Caricatura
Oi Julio, eu nem peguei tão pesado assim, vai... Sei que você curtiu. Deixa eu só refletir um pouco sobre essa arte: a caricatura depende muito — também — da maneira como o caricaturado a vê. Muitos vêem a caricatura como uma "versão mais feia" de si mesmo, outros até dizem que ficam parecendo monstros. As pessoas tem que ver a caricatura como uma versão BEM HUMORADA de si mesmos. Não se tratam dos "defeitos" da pessoa, e sim de seus traços. Eu faço caricaturas ao vivo em eventos (festas particulares, eventos, feiras, stands, etc) e a resposta do público é sempre excelente. O grande truque é "maneirar" um pouco com a mulherada e detonar os homens...hahaha Abraços, Diogo
[Sobre "Caricaturas de Blogueiros"]
por
Diogo Salles
29/5/2007 às
17h57
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Julio Daio Borges
Editor
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