Sexta-feira,
6/2/2009
Comentários
Leitores
Gente que não lê
Concordo com seu ótimo texto. Dou aulas para alunos de graduação de primeiro semestre em uma universidade americana. Eles leem em média oitenta paginas por semana, só para minha aula. Quando dava aulas em um dos melhores cursos de letras de uma universidade pública no Brasil, os alunos não liam nem cinco. Isso pode mudar, mas muito gradualmente. Conversando ano passado com um casal de amigos de classe média percebi que eles lamentavam que o filho adolescente não era capaz de ler sequer um conto curto para a escola. São pessoas que exercem atividades culturais [fotografia e música], são pessoas inteligentes e interessantes, mas nenhum dos dois lê muito. No Brasil, o arquiteto, o engenheiro, o médico, o administrador [gente de classe média alta] acham que "não precisam" ler, às vezes nem para seus oficios!
[Sobre "Nossa classe média é culturalmente pobre"]
por
Paulo Moreira
6/2/2009 às
03h27
|
Gênios e vidas passadas
Podem me apedrejar pelo que vou dizer... Mas acredito que genialidade vem de vidas passadas. É o resultado de muitas vidas em que um espírito se dedica a uma atividade em especial e a cada vivência atinge maior perfeição naquela arte. O mesmo vale para qualquer conhecimento. Quem é bom em exatas é porque já teve oportunidade de estudar exatas em vidas passadas. Por isso um filósofo dizia que "aprender é recordar"... Provas não tenho , mas é uma explicação mais lógica e plausível que as que temos (também sem nenhum comprovaçao).
[Sobre "Gênios"]
por
Girl
5/2/2009 às
22h35
|
Ri muito com o Estômago
O filme é excelente! Ri do começo (explicando, por analogia com um vaqueiro, a origem do gorgonzola) ao fim (fumando um baseado na beliche de cima). Bjs. lu.
[Sobre "Estômago, com João Miguel"]
por
Luciene Felix
5/2/2009 às
21h46
|
E viva a pipoca!
Concordo com o Oscar pro Tony Ramos. Ele manda mesmo muito bem! E eu acho que filmes-pipoca são um exercício muito importante para o cinema nacional. Eu, que só assisto filmes nacionais que não tenham nem presidiário, nem traficante, nem comunista, nem jegue, fico aliviada com filmes como "Se eu fosse você".
[Sobre "Se eu fosse você 2"]
por
Kelly
5/2/2009 às
21h39
|
Oscar para Tony Ramos
Elisa, eu vi também, rachei de rir com o Tony Ramos. É mesmo um filme-pipoca, mas... pra que ser mais? O Tony merece é um Oscar, isso sim! Ele está melhor ainda neste segundo filme.
[Sobre "Se eu fosse você 2"]
por
Rafael Rodrigues
5/2/2009 às
17h10
|
Se eu fosse você 2 é muito bom
Eu adorei "Se eu fosse você 2"!!! Muito bom, um dos melhores filmes que já assiti este ano e é muito engraçado. Tony Ramos se superou! Vale a pena conferir.
[Sobre "Se eu fosse você 2"]
por
dentista
5/2/2009 às
16h30
|
A angústia da influência
Caro Luiz, como de praxe, excelente artigo, além de me remeter a uma releitura de "A angústia da influência" de Harold Bloom (do meu ponto de vista, o melhor livro do referido crítico).
abraços
do
Sílvio Medeiros.
Campinas, é fevereiro de 2009.
[Sobre "Gênios"]
por
Sílvio Medeiros
5/2/2009 às
15h46
|
Talento de sobra!
Maravilhosa entrevista! Que experiência, Lúcia, na área do jornalismo cultural junto a ícones da área: Paulo Francis, Lucas Mendes e tantos outros exemplos de dedicação, profissionalismo e talento!
beijos pra você
do
Sílvio Medeiros.
Campinas, é fevereiro de 2009.
[Sobre "Lúcia Guimarães"]
por
Sílvio Medeiros
5/2/2009 às
15h37
|
Esse eu vou ver!
elisa! eu senti a agulhada, viu? ahah... prometo que esse eu vou ver! adorei o texto, aliás, seria difícil eu não gostar: elisa e cinema, as duas coisas que eu amo!
[Sobre "Se eu fosse você 2"]
por
Ricardo
5/2/2009 às
13h57
|
E eu também gostei
Achei o filme excelente. Os problemas levantados na crítica não atrapalham em nada o filme, que é bastante divertido e interessante. Recomendo que cada um o veja para tirar suas próprias conclusões...
[Sobre "Estômago, com João Miguel"]
por
Juca Azevedo
5/2/2009 às
11h31
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|