Segunda-feira,
9/2/2009
Comentários
Leitores
Ensaio sobre a miopia
Discordo completamente. O filme foge do absoluto, da visão míope de quem procura no filme o livro que leu (ou não). Tem sua linguagem própria e distancia-se dos clichês cinematográficos. Tem a luz certa, a intensidade do ato e a essência do livro. Para mim, foi o melhor de 2008. São Paulo transfigurada, as reações instintivas do ser humano no limite. Algo que só um Escritor pode captar e só um Diretor, traduzir.
[Sobre "Ensaio sobre a Cegueira, por Fernando Meirelles"]
por
Sílvio Vasconcellos
9/2/2009 às
08h18
|
A biografia de Edmund Wilson
Olha, depois de cinco anos o primeiro comentário a esse texto é: a biografia do Edmund Wilson pelo Jeffrey Meyers, da Civilização Brasileira, foi mal traduzida. Aliás, mal encadernada também, as páginas de fotos estão caindo aqui. Mas a iniciativa de traduzir/publicar a biografia do Wilson merece vários elogios.
[Sobre "Prazeres escondidos"]
por
Guilherme Montana
8/2/2009 às
21h49
|
Um livro excepcional
"A sombra do vento" é simplesmente excepcional. Não sou capaz de tecer um comentário, tenho medo de empobrecer a riqueza da obra, preferia que você saboreasse as 399 páginas.
[Sobre "A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón"]
por
Francisco Evaldo Car
7/2/2009 às
12h08
|
Diverte e instrui
Texto excelente! Diverte, instrui e conscientiza o leitor. Parabéns, Pilar!
[Sobre "É a mãe!"]
por
simone
7/2/2009 às
11h15
|
Maldade com o BBB
Engraçado esse texto, mas a vida é assim. Infelizmente a gente consome porcaria; e o pior: às vezes acaba gostando. Só temos que tomar cuidado para não viciar. Olhando pelo aspecto da psicologia vemos coisas interessantes no BBB, já ao tratar da norma culta da língua fica muito difícil, pois não falamos como escrevemos ou lemos, certo? Esse "internetês" cheio de naum, rss, lol eu também não "compreendo", mas temos que nos adaptar, não é mesmo? Sou estudante de Letras e estamos sofrendo bastante com a "nova ortografia", ainda mais que saí do Ensino Médio há mais de 10 anos, e tudo o que li até hoje é considerado arcaico para muitos dos meus futuros alunos, só que a vida é assim, e ainda bem que a língua também evolui, senão ainda estaríamos no "vossa mercê". Analisar o português falado no BBB dessa forma é muita maldade, até porque todo mundo tem um telhadinho de vidro, e isso não passa de puro preconceito com os nossos jovens (que deveriam ler mais, é verdade), mas... é a vida.
[Sobre "BBB matando o português"]
por
Thaís Renata de Lima
6/2/2009 às
17h37
|
@anamariabahiana responde
Léo, tem resposta da Ana Maria Bahiana pra você...
[Sobre "Surf Hype, o maior blogueiro de São Paulo"]
por
Julio Daio Borges
6/2/2009 às
17h11
|
Um autêntico transe dionisíaco
Jardel, texto A R R E B A T A D O R. A ele eu digo SIM, SIM, SIM!! Eu quero é mesmo me contradizer, pra sentir que estou vivo! A temática sobre o Gênio parece tornar o Digestivo num autêntico Ágora, ou, contradizendo-me, num autêntico transe dionisíaco!
Grato pelo fabuloso texto!
Abraços do
Sílvio Medeiros.
Campinas, é fevereiro de 2009.
[Sobre "Gênio: apontamentos ensaísticos"]
por
Sílvio Medeiros
6/2/2009 às
16h36
|
Blogueiros querem ser imprensa
O que se faz com os blogs, de pagar por matérias e mandar presentes, sempre foi feito com a imprensa e com veículos, por parte das agências de publicidade. E ninguém falava nada. Aí agora os blogs surgem como bastiões do desapego material e da imparcialidade? Imparcialidade "panelística", só se for. A grande verdade é que a maioria dos blogueiros queria ser imprensa...
[Sobre "Surf Hype, o maior blogueiro de São Paulo"]
por
Léo
6/2/2009 às
15h04
|
Little Joy toca direto
Little Joy não sai do meu som desde o dia em que lançaram sua página no Myspace. Tô ficando doente, viciado, só consigo sair de casa depois de escutar algumas músicas do cd, só consigo dormir depois de escutar outras... próximo passo: reencarnação.
[Sobre "Little Joy, ao vivo, em São Paulo"]
por
Gabriel Pardal
6/2/2009 às
12h01
|
Experiência e Genialidade
Marta, isto é forte: "a felicidade anda cotada acima da genialidade, na nossa escala de valores..." Marta, o seu texto e, em especial, a frase sublinhada remetem-me ao pensamento de Walter Benjamin, sobretudo quando o filósofo alemão afirma a nossa pobreza de experiência: "eles [os modernos] 'devoraram' tudo, a 'cultura' e os 'homens', e ficaram saciados e exaustos. 'Vocês estão todos cansados - tudo porque não concentraram todos os seus pensamentos num plano totalmente simples e absolutamente grandioso'" (isto retraduz o último parágrafo do seu texto, Marta! A originalidade exige EXPERIÊNCIA, isto é, SABEDORIA, consoante Benjamin). Abraços do Sílvio Medeiros.
[Sobre "Gênio bom é gênio morto"]
por
Sílvio Medeiros
6/2/2009 às
11h47
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|