Terça-feira,
24/2/2009
Comentários
Leitores
A Rita do Chico
Olha só. A Rita dos Beatles, tipicamente inglesa. A do Chico, tão brasileirinha ...
[Sobre "Chico Buarque falou por nós"]
por
Barbara Pollac
24/2/2009 às
19h08
|
Poucos se deram conta
Fui outro que ficou sabendo da morte de Gilberto Dupas pelo artigo do Fabio. Infelizmente, "poucos parecem ter se dado conta disso".
[Sobre "A morte de Gilberto Dupas"]
por
Tiago Pavan
24/2/2009 à
01h24
|
Vou começar a escrever!
Gostei de saber que não preciso ser um gênio para um dia conseguir escrever um livro. Estudo Farmácia, mas no cursinho estudava apenas Humanas, sempre gostei de ler. O seu artigo é um incentivo para eu, agora, começar a escrever.
[Sobre "Como escrever bem — parte 1"]
por
Luís Gomes
24/2/2009 à
01h06
|
Não despreze o Dorian Gray
O seu texto é realmente muito bom, mas não despreze Dorian Gray, ele faz parte de um dos romances mais lindos que já tive a oportunidade de ler até agora. Sobre o seu texto, comento com a frase de um cantor italiano, Caparezza: "trovo molto interessante la mia parte intolerante che mi rende rivoltante tutta questa bella gente", que traduzido significa "acho muito interessante a minha parte intolerante, que me rende lamentável toda essa bela gente".
[Sobre "Outsider: quem não se enquadra"]
por
ananda
23/2/2009 às
07h56
|
Irmãos brigões
O Brasil e a Argentina são, na verdade, como dois irmãos que brigam, brigam muito, mas que na verdade não conseguem viver um sem o outro.
[Sobre "Brasil e Argentina: uma História Comparada"]
por
Vanderlei Gomes
22/2/2009 às
14h52
|
Uma aula de história e música!
Simplesmente... ótimo! Uma aula, que professores de história poderiam aproveitar muito bem! Valeu mesmo!
[Sobre "Chico Buarque falou por nós"]
por
Sérgio Luiz Gadini
21/2/2009 às
12h24
|
Os jornais não vão sobreviver
É muito cedo, Sílvio, para uma avaliação em caráter definitivo sobre a internet, que recém está engatinhando, tal como o cinema há cem anos. Não creio na sobrevivência dos jornais, pelo menos a longo prazo.
[Sobre "A Morte dos Jornais, na Time"]
por
César Dorneles
20/2/2009 às
23h25
|
A Roda Viva de Chico
O marco zero da ruptura de Chico Buarque com seu propalado "bom-mocismo" foi a peça "Roda Viva". Ali Chico Buarque se expressava de uma forma que não dava espaço para que outros falassem por ele ou interpretassem o que Chico "pretendia dizer". Alguém se saiu com uma frase, acho que foi o José Celso Martinez, na época, sugerindo uma imagem forte: "Roda Viva são os olhos verdes de Chico Buarque boiando sobre um pedaço de fígado cru".
[Sobre "Chico Buarque falou por nós"]
por
rené ferri
20/2/2009 às
19h44
|
De tão humana, uma obra divina
Chico é intemporal e universal. A beleza lhe era cativa, e ele a colocou em tudo o que fez. Não sei se por obra de Deus ou da natureza, os olhos de Chico viam a essência das coisas: a mulher além da emancipação, o homem além do machismo, a puta além da pornografia, o mundo além dos interesses. Na essência tudo é simples, verdadeiro e harmonioso quer seja aqui, ou lá, na vida do pobre, do bacana, do amado, do largado, tudo se iguala. Acredito que foram a visão e a consciência da importância da beleza, e também que a determinação de ser e se sentir livre, independente do redor, que culminaram na criação perfeita de sua obra, a qual cada vez que estudo me pergunto: como sempre senti e não pude exprimir isso? Chico Buarque sabe falar por mim, até hoje, sobre as coisas que sei; e até sobre coisas que ainda não sei...
[Sobre "Chico Buarque falou por nós"]
por
Eliana de Freitas
20/2/2009 às
13h36
|
O Fim do Carnaval
Penso que o Oscar é uma festinha americana. Gramado, que é do Brasil, a gente já nem fala mais. Quanto à folia, pouco a pouco vai virando uma festinha de Axé qualquer. Estamos conseguindo matar o nosso carnaval. A cidade que resido tem quatrocentos e cinquenta mil habitantes e, este ano, o carnaval popular resume-se a um bailinho contratado pela prefeitura. Conseguimos acabar com o Carnaval que mantinha inclusive uma verba oficial da secretaria do Turismo.
[Sobre "Entre a folia e o Oscar"]
por
Manoel Messias Perei
20/2/2009 às
08h39
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|