Terça-feira,
15/9/2009
Comentários
Leitores
21 Gramas
"21 Gramas", por seu roteiro fragmentado. O espectador se surpreende ainda mais como 3 histórias, reunidas por um acaso que traz tragédias a todos, carregando uma carga emocional muito maior justamente por ele ter de "enfrentar" o seu desenvolvimento puramente no nível RACIONAL. Isso se deve a algumas cenas do fim da trama terem sido apresentadas anteriormente, o que primeiramente causa apenas um nó na compreensão do espectador, que aos poucos vai começando a entender o que de fato está ocorrendo - com a trama e com o próprio filme. O mais notável de tudo é que o roteirista Guillermo Arriaga brinca com o que o espectador vai imaginar antes de saber (ao ver, por exemplo, o assassino procurado da trama salvando a vida de seu próprio executor antes mesmo de se mostrar um tiro sendo disparado), e mostra ao espectador o que ele não sabe do futuro antes mesmo de entender o que aconteceu no passado - tal e qual o acaso faz com os personagens. [São Paulo - SP]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Flavio Martins
15/9/2009 às
09h25
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A doce vida, do Fellini
"A doce vida", do Fellini, pois é extremamente inteligente: a história é incrível, poética e perturbadora, e está alinhavada por um roteiro que é preciso e, ao mesmo tempo, aberto às possibilidades oferecidas pelos atores e pelos acontecimentos. Uma obra-prima! [Rio de Janeiro - RJ]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Luciano Bravo
15/9/2009 às
09h25
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The Coup de Grace
"The Coup de Grace", de Ambrose Bierce. Um dos contos mais violentamente dramáticos já escritos em apenas quatro páginas. Um primor de simbologia e concisão. Fabuloso! [Rio de Janeiro - RJ]
[Sobre "Promoção Contos do Eça"]
por
Paulo Mauad
15/9/2009 às
09h24
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Fale com Ela, Almodóvar
Não me considero uma especialista em roteiros de cinema, mas, para mim, para que um roteiro seja considerado bom basta que ele não seja óbvio e atinja o objetivo sem muitos rodeios. "Fale com Ela", além de transformar a história e cada personagem em pessoas reais, consegue envolver quem assiste a trama - do começo ao fim. Para mim, assisti-lo foi como se Almodóvar criasse aqui dentro uma cumplicidade, demonstrada pelo sofrimento, pelo choro que eu não conseguia segurar ao ver que o que mais se precisa é de pessoas que parem mais para entender. Porque, para se haver um diálogo, uma troca constante, também é preciso aprender a hora de calar e escutar. [Manaus - AM]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Débora Andrade
15/9/2009 às
09h24
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Uma falha na direção
Vanusa ou qualquer artista sem condições de desempenho é fato que não deve causar estranheza. Não é tão inusitado assim. O estranho é que não tenha havido ninguém para impedir em tempo hábil, que não tenha havido ninguém para cortar o som "por motivos tecnicos", postergando (sine diem, rss) a chamada. Convenhamos que houve falha na direção. Cylene Gama
[Sobre "Vanusa e o Hino Nacional"]
por
Cylene Gama
15/9/2009 às
03h17
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Chega de bodes expiatórios
"O cigarro nos impede de matar os outros", disse um leitor sobre meu texto. Como um poeta me disse: "se não fosse poeta, seria assassino". Conversa pra boi dormir é a pessoa se fazer de vítima de uma fumacinha qualquer enquanto se envenena se entupindo de enlatados, poluição, trabalho mal pago... chega de bodes expiatórios (não bastou o nazismo?).
[Sobre "Cigarro, apenas um substituto da masturbação?"]
por
jardel dias cavalcan
15/9/2009 à
00h58
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Palpáveis e sedutores
Me delicio vendo fotos amareladas que me recuso escanear, confesso que os discos de vinil se foram (talvez pela falta de espaço), mas ainda mantenho livros - visíveis, palpáveis e sedutores - na estante e meus porta-retratos ainda suportam fotos não digitalizadas nem photoshopadas... E ainda guardam a espontaneidade do momento.
[Sobre "Ter ou não ter"]
por
Denise Loureiro Silv
14/9/2009 às
23h47
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Conversa pra boi dormir II
4. Entre o suposto charme do cigarro e, na sua ausência, o aguçamento da "sensibilidade erótica", fico com o segundo. E se o charme é tão importante, que pelo menos os referidos sem-charme, criticados pelo autor, fossem proibidos de fumar - já seria um alivio para os nossos pulmões e para os olhos dos estetas. 5. Se casamentos, amizades e relações de trabalho dependem tanto do cigarro, como foi colocado, é sinal de que precisamos de Freud como nunca antes.
[Sobre "Cigarro, apenas um substituto da masturbação?"]
por
Ricardo Antunes
14/9/2009 às
23h05
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Conversas pra boi dormir
1. O autor, tão preocupado com o sofrido trabalhador brasileiro, vítima das longas jornadas de labuta, deveria pensar em quem trabalha nos bares e tem que respirar fumaça horas a fio, durante anos. Essas pessoas, sim, não têm liberdade, e fazem parte da tal classe de trabalhadores do terceiro mundo. Aliás, a defesa simultânea do povo mítico e da propriedade privada indica que tais argumentos são sociologia pra boi dormir (fedendo a cigarro). 2. Também é falacioso falar de criminalidade e poluição. A existência de problemas maiores não impede a tentativa de solucionar algum que seja menor. 3. As informações do penúltimo parágrafo, no qual é mencionada a melhora do paladar, da tosse [sic], da potência sexual e da autoestima do ex-fumante parecem inviabilizar o quadro catastrófico da "explosão do grau de stress em vários lugares", que o autor teme ser a consequência de uma eventual redução da quantidade de fumantes.
[Sobre "Cigarro, apenas um substituto da masturbação?"]
por
Ricardo Antunes
14/9/2009 às
23h03
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Cidadão Kane
Roteiro enxuto, perfeito, levando a história sempre avante. [Rio de Janeiro - RJ]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Lobo
14/9/2009 às
17h20
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Julio Daio Borges
Editor
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