Quinta-feira,
17/9/2009
Comentários
Leitores
Kill Bill
Além das milhares de referências, tanto visuais como textuais, é uma aula de direção do Tarantino. O cara faz filme de ação, de corrida de carros, de gangsters... O cara faz tudo! [Fortaleza - CE]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
silvio césar
17/9/2009 às
09h41
|
Narradores de Caffé
"Narradores de Javé", de Eliane Caffé, com roteiro de Luís Alberto de Abreu, porque traz a temática da narrativa como essencial à vida, utilizando o universo popular brasileiro com maestria e um final surpreendente. [Mauá - SP]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Jorge Gonçalves
17/9/2009 às
09h40
|
Saneamento Básico
Porque mostra, através de simples exemplos, como se fazer um bom filme. Além de o roteiro fazer um jogo duplo entre o espectador e os personagens. [Rio de Janeiro - RJ]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Romulo Barros
17/9/2009 às
09h40
|
Os Tenenbaums
"Os excêntricos Tenenbaums", pela ternura com que consegue retratar personagens tão disfuncionais. [Florianópolis - SC]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Lucas de Barros
17/9/2009 às
09h40
|
Linha de Passe
Responder a essa pergunta é tarefa árdua. Afinal, quem realmente gosta de cinema nunca limita a predileção a dois ou três filmes. Porém, dentre os que vi nos últimos dois ou três anos, aponto "Linha de Passe", do Walter Salles. Um roteiro maravilhosamente sensível, que traz consigo visível influência do neorrealismo italiano e reúne diferentes tipos de personagem sob a "batuta" de uma densa matriarca, interpretada com maestria pela atriz Sandra Corveloni. Um filme que, penso, superou o rótulo de "simples painel social" para figurar entre as grandes obras do cinema brasileiro pós-contemporâneo. Em suma, mais um precioso trabalho da dupla Walter Salles & Daniela Thomas. [Rio de Janeiro - RJ]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Hanrrikson Andrade
16/9/2009 às
14h27
|
A mais bonita da cidade
"A mulher mais bonita da cidade", de Charles Bukowski. Apesar do realismo brutal, o conteúdo sentimental do conto bate forte no coração do leitor. [Salvador - BA]
[Sobre "Promoção Contos do Eça"]
por
Osvaldo Novaes
16/9/2009 às
14h27
|
Laranja Mecânica
Stanley Kubrick, retirou e resumiu algumas cenas do início do livro que adaptou para fazer o filme, sem tirar a essência dos atos ou da gíria nadsat. [Curitiba - PR]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
felipe lessa
16/9/2009 às
14h25
|
Eles vivem
O melhor filme com um roteiro foi "Eles vivem". A forma como o roteiro foi escrito é uma crítica à sociedade atual, mas feita de um modo instigante, divertido e provocativo. [São Bernardo do Campo - SP]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Vitor da Cruz
16/9/2009 às
14h25
|
O homem que copiava
"O homem que copiava", por fazer uso da metalinguagem e da colagem de diferentes elementos de maneira singular e por ter um final em que tudo não apenas se encaixa, como também supreende. [Rio de Janeiro - RJ]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Felipe Kusnitzki
16/9/2009 às
14h25
|
Lost in Translation
Se eu disser que foi "Cidadão Kane", estarei sendo piegas. Se eu disser que foi "Janela Indiscreta", vou ter que assumir que o texto que deu origem ao roteiro, e posteriormente ao filme, é um tanto fraco. Vou dizer que um dos melhores roteiros dos filmes que mais gosto é o de "Lost in Translation". Sofia Copolla criou um filme sobre algo aparentemente corriqueiro, num país com uma cultura muito diferente da ocidental, mas sem cair na mesmice. Os diálogos entre os personagens principais são poucos, mas traduzem todo o silêncio das outras cenas. E Sofia trata a cidade de Tóquio de tal forma que faz com que nos sintamos em casa. É um roteiro muito bem-amarrado. Mas eu seria injusta se não citasse também o roteiro de "O Piano", uma adaptação do texto de Jane Campion, feita por Billy Mackinnon. É um roteiro extremamente detalhista. São 151 cenas curtas, mas que fazem um grande filme. E eu gosto quando uma boa obra é bem adaptada. [Campinas - SP]
[Sobre "Promoção Manual de Roteiro"]
por
Carla Lopes
16/9/2009 às
14h25
|
Julio Daio Borges
Editor
|
|