busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Sábado, 5/10/2002
Comentários
Leitores

Resposta a Heitor de Paola
Se os economistas citados assessoraram “muito bem” o regime, como pode ter havido um “massacre dos liberais”? Agora se descobre que o Delfim não foi liberal. Collor é apontado como liberal de acordo com a conveniência, conforme se querem destacar as “intenções” e os “resultados”. A impressão que fica, entre os que se dizem liberais nessas plagas, é que a palavra “liberal” poderia ser descrita como o Bem, aquilo que é Moralmente Defensável. Se um dos supostos liberais se comporta de forma indigna, injustificável, imediatamente se retira dele a pecha de “liberal”. Assim é fácil. Sinto muito, mas isso parece mais a uma visão religiosa que científica. /// Quanto a suas previsões de que hoje estaríamos obedecendo a algum comandante, de que a ditadura de fulano teria sido pior que a de beltrano, cheira a justificar a posteriori opções lamentáveis, em nome de uma “clarividência” que jamais ocorreu. Isso sim se parece com a tal “mentalidade binaria” que me parece, sinto dizer, a base do seu argumento.

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Helion
5/10/2002 às
17h31

a Heitor, Fernando, Claudio
Antes de mais nada: a Heitor de Paola, Fernando Raphael e Claudio Spiguel. Como os três estão me contestando, me sinto obrigado a enviar mensagens seguidas. Desculpem os outros leitores essa enfadonha seqüência. Vou responder um a um, mas quero antes de mais nada dizer como valorizo a resposta de vocês a meus argumentos. Já aconteceu, nesse Digestivo, de aparecer gente não sei de onde que pregou não me responder alegando fatos – alguns mentirosos – da minha vida pessoal. Debater sem fazer uso de tais recursos, como vocês fazem, denota caráter, e não posso deixar de apontar isso. /// Estou aqui pelo prazer do debate e pela possibilidade de vir a aprender algo, jamais para uma guerra de trincheiras. A ironia de que por vezes faço uso é apenas uma resposta à agressividade e onipotência de alguns artigos e comentários que leio por aqui. Enfim, vamos lá.

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Helion
5/10/2002 às
17h28

NAO ESTÁ NA HORA DO SACRIFÍCIO
Prezado Heitor De Paola Parabéns pelo seu oportuno e corajoso texto, cuja iniciativa nos deu oportunidade de percebermos que a cegueira (voluntária) de grande parte da população desse país não é tão contagiosa como eu receava. Entretanto, temo ser necessário que o povo brasileiro experencie de fato um governo que se proclama "socialista" por excelência para, através de todo o sofrimento, de toda destruição, e como conseqüência de todo o trauma social dai advindo, possa definitivamente escolher com sabedoria, e não com revolta, seus futuros governantes. Acho, lamentando muito, que chegou a hora de que os "salvadores da pátria" LULA, PT, CUT, MST, etc. etc. etc, mostrem realmente quem são e para que vieram. Talvez eles mesmos se dêem conta do grande mal que fazem ao Brasil (Da mesma forma que sofremos uma reviravolta em nossa economia no momento atual, assim ocorreu todas às vezes anteriores em que houve a possibilidade do Lula se eleger) e nunca mais se proponham a tal aventura. Sei que as conseqüências serão muito graves e de um longo período de recuperação, mas todas as grandes potências econômicas de hoje, não passaram por momentos traumáticos em suas histórias? Não estaria o Brasil precisando disso? Não é o momento de nos sacrificarmos para o bem de nossas próximas gerações?

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Marcílio Lima
5/10/2002 às
11h31

Duas desculpas e um comentário
Peço desculpas ao SpiGuel por tê-lo chamado SpiQuel, e a todos por ter saído três vezes meus 'Comentários'. Coisas destas maquininhas malucas mas apaixonantes. Ao Spiguel também: você também já está na bela casa dos cinqüenta! Mas na época da renúncia do Jânio, em 61, eu já estava próximo dos 17 e você longe dos 13 e isto, nesta faixa etária, faz muita diferença. Eu já era um 'perfeito idiota latinoamericano (no dizer de Montaner e Vargas Llosa Jr), Vice Presidente de um Grêmio Estudantil (Oh, que poder!!!) a defender a legalidade da posse do Jango. Ah, se eu soubesse! Foram anos muito agitados, como os que antevejo caso ocorra a previsível vitória do Lula. Finalmente, quanto às diferenças entre liberalismo e dirigismo (qualquer que seja) seria bom que os desavisados fizessem um estudo comparativo do desenvolvimento das duas Alemanhas no pós-guerra. Como o Evandro bem o diz, pouca gente estuda, geralmente as opiniões não passam de chutômetro ideologizado. Seja qual for o resultado das eleições, pretendo escrever um artigo sobre este estudo comparativo, nada de economicamente profundo, pois não sou economista, mas um diletante em história e política. Uma ampla divulgação e com muitas pessoas escrevendo, cada um na sua área, talvez leva a mudar o que o Fernando Raphael definiu como suicídio: um candidato a defender o liberalismo sem rodeios, mostrando inclusive a necessidade de sacrifícios para obter um futuro melhor, para termos candidatos que não nos ameaçam com o Apocalipse. Quem viver, verá!

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Heitor De Paola
5/10/2002 às
11h44

Crítica da críticaautocrítica.
Gostei muito deste texto, sinceramente. Tanto, que fiz questão de comentá-lo no meu blog, o qual gostaria até mesmo de citar aqui, para que perceba que pontos de vistas diferentes podem ser complementados. Pode perceber que escrevi levando em consideração o aspecto cético do texto. E realmente foi bonito pensar por este lado, é interessante. Pode parecer bobagem, porém, não tenho nada a perder. Não tenho o intuito de seguir carreira literária (mentira). =o) Abraços.

[Sobre "A internet e os blogs"]

por Fabiana
5/10/2002 à
01h54

Respeito ao Snr. De Paola...
... Heitor, voce so deu algumas voltas a mais no quarteirao do que eu... eu faco 54 daqui ha alguns meses; tambem vivi intensamente os anos que abordamos. Esperanca e luz para Domingo... boa pedida... fiquemos concentrados!! So para manter o nosso "encontro" aqui no website to Daio correto, o SpiGuel e com Ge, nao com Que... Um Bom... nao... precisamos de um OTIMO fim de semana para todos...

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Claudio Spiguel
4/10/2002 às
23h38

Comentários
Pouco posso acrescentar ao que diz o Fernando Raphael. Ótimas as poderações quanto a responsabilidade individual e social, é isto mesmo. Quero apenas ressaltar que a doutrinação nas escolas é muito antiga. Meu filhos já eram alvo deste absurdo desde 1981, e aqui respondo também ao Cláudio Spiquel, acabei de completar 58 'aninhos'. Naquele ano, no Colégio Santo Ignácio, no Rio, as aulas de religião já eram baseadas na Teologia da Libertação, Jesus Cristo operário e por aí vai. Um terror! Aos dois espero que nossa esperança num futuro liberal para nosso País não sejam massacradas por fidelistas tipo Lula e José Dirceu. Torçamos para que domingo traga alguma esperança e luz.

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Heitor De Paola
4/10/2002 às
22h55

Consenso e cinismo
Queridíssimo Helion. Responda por favor à minha pergunta: Jesus Cristo era tão bondoso e caridoso... Por que não conseguiu articular forças políticas para promover a melhoria do "bem-estar social" na Roma antiga? Seu raciocínio é circular e cínico como sempre: os liberais não conseguem reunir forças para propor uma candidatura, logo os liberais só podem estar errados. Meu Deus, vá estudar lógica. Ah, e já posso adivinhar sua resposta: "eu não afirmei que os liberais estão errados por não conseguirem propor uma candidatura". Pois é, me esqueci. Você nunca afirma nada, não é mesmo? Fica tudo sebentendido, e quando a gente desvela o que está escondido, você fala que não afirmou aquilo. E só aceita debater a partir de "dados consensuais". E sempre exige as fontes de tudo. Você que vá fazer suas pesquisas e procurar os dados que você acha que já tem.

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Evandro Ferreira
4/10/2002 às
23h05

Registro
Eu adoro "My Way".Só pra registrar.

[Sobre "Maldita Ciência"]

por Fernão Weil
4/10/2002 às
13h59

Mais uma para o Snr. Helion
E do Brasil, sim, que eu estou falando. Eu nao vou repetir o que o Snr. DePaola novamente colocou muito bem em resposta ao meu primeiro comentario, que o Snr. Helion pode ler acima, depois ou enquanto le os textos sugeridos pelo Snr. DePaola para o aprendizado do liberalismo... O Snr. Helion esta querendo bancar o engracado, com o "acerto dos ponteiros" mas nao ha graca nenhuma no momento eleitoral que o pais atravessa. O povo Brasileiro esta brincando com coisa seria... esta brincando com fogo... e pode se queimar. Eu espero, Snr. Helion, que o Snr. nao seja como os militantes da ideologia que o Snr. parece defender... que sao contra e atiram em tudo que se move na frente deles, esperando criar uma brechinha para aparecer. Ah, que comoda e a posicao de critico de tudo, sem oferecer (porque nao tem!) melhor alternativa. So a demagogia populista barata e a ignorancia em massa sustenta tal posicao... como Brasileiro, isso me entristece profundamente. Ao Snr. De Paola: nos devemos ser da mesma idade, ou eu sou mais velho... nos idos do ocorrido em 68 na Cidade Universitaria de Sao Paulo eu cursava a Politecnica... sou da turma de 71. Obrigado novamente pela oportunidade de comentar.

[Sobre "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse"]

por Claudio Spiguel
4/10/2002 às
12h53

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês