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Segunda-feira, 8/3/2004
Comentários
Leitores

Branco Criativo
Realmente nossas novelas caíram no marasmo, não diferente do cinema americano que sofre crise de originalidade e a música POP, vazia e repetitiva... Acho que o sintoma do "branco" criativo é bem mais amplo que imaginamos... As Emissoras precisam de coragem para inovar. Pelo menos, elementos de inspiração na sociedade contemporânea é que não faltam! Imaginem uma novela de ficção científica temperadas com um toque crítico e humorístico, tão presentes em marcos como "Que Rei Sou Eu?" e "Roque Santeiro"? Tecnologia e mão de obra já possuímos. A questão é: quem escreverá?

[Sobre "A discreta crise criativa das novelas brasileiras"]

por Patricia Rocha
8/3/2004 às
12h04

Bricolagem
Concordo com você com relação à limitação dos rótulos (post-rock, indie, punk-rock), é um vício dos tempos modernos. Essas bandas a que vc se refere bebem de uma vertente da eletrônica, que não é para a pista, e que traz sangue fresco para o nosso entediado pop. Recomendo ouvir Amon Tobin (Bricolage), Rubi Stein e Mount Florida.

[Sobre "Come On Die Young: Mogwai e o post-rock"]

por Patricia Rocha
8/3/2004 às
11h40

Nudez nem tão escondida
Só hoje, depois de passados mais de dois da publicação desse texto, e do vestibular, tive oportunidade de ver expressos em linhas escritas muitos dos sentimentos que me atormentam como professora de língua e como mãe de vestibulandos. Como professora, a propósito da avaliação restrita que a maioria das provas de língua impõe aos candidatos, tenho orgulho de não estar incluída entre aqueles que desempenham o "papel de professores que não erguem sua voz contra semelhante estreiteza". Triste é vê-los elogiar semelhantes provas sob argumentos de que “o vestibulando está sendo avaliado em sua capacidade de compreender e interpretar textos sob o ponto de vista semântico, estrutural, estilístico e gramatical”: referendam o status quo. Ou seja, diante do rei nu, afirmam que ele está vestido pomposamente de seda. Tenho tentado mostrar, em vários fóruns, a nudez do rei, e, para minha satisfação, já não é pequeno o número de pessoas que agora o vêem assim, desnudo. Mas ainda não é suficiente para mudar o quadro que o autor desse texto sabiamente revela. Como mãe, dói ver filhos criados num ambiente que propicia a reflexão e a crítica do mundo que os abriga e os rodeia serem descartados de um concurso que classifica por meio de "certo" e "errado", basicamente, a despeito de toda a preparação para enfrentar uma das muitas injustiças com que se depararão ao longo de suas vidas. Como mãe, choro. Como professora, luto. É o que posso fazer.

[Sobre "O rei nu do vestibular"]

por Vicentina Ramires
8/3/2004 às
10h51

Suspense nota 10
Muito esclarecedor esse artigo. Mas, meu caro colunista e escritor, você se esqueceu de mencionar os seus livros. Eu entendo, pegaria mal, então faço isso por Você: Ira Implacavel é muito melhor do que muitos dos livros que você citou. Ganha de dez a zero do Garcia-Roza e do Flavio Moreira da Costa. Suspense nota 10!!!

[Sobre "Crime e mistério nas letras nacionais"]

por Juliana W
4/3/2004 às
15h58

Análise brilhante
Achei esse ensaio brilhante. Dificil encontrar pessoas no Brasil hoje em dia com uma cabeça assim tão aberta e com uma argumentação tão equilibrada e realista.

[Sobre "Intelectualidade e democracia"]

por Marcelo C. da Costa
1/3/2004 às
22h09

É duro ser jornalista
Oi... Estava fazendo uma pesquisa sobre Oscar Wilde e vi isso... Achei muito engraçado, dei boas risadas. Gostei do seu bom humor... Como deve ser duro ser jornalista... Beijos...

[Sobre "Polêmicas"]

por leila
1/3/2004 às
17h10

novelas
As autoras de novelas mais originais que existiram foram Janete Clair e Ivani Ribeiro. Dias Gomes enveredava por um caminho mais trabalhado, mais cult. As novelas de Ivani e Janete eram sempre uma diferente da outra. Iam de um extremo a outro (tema). Por exemplo: Mulheres de Areia é totalmente diferente de A Viagem, que é totalmente diferente de A Barba Azul, ou Aritana, todas de Ivani Ribeiro. No caso de Janete Clair, também. Pecado Capital nada tem a ver com Fogo Sobre Terra nem O Semideus. Todas estas novelas citadas foram sucessos daquelas autoras. Hoje é tudo pasteurizado e repetitivo. Por exemplo: Aguinaldo Silva escreveu quatro novelas como se fossem fotocópias umas das outras (Fera ferida, A indomada, Pedra sobre Pedra e Porto dos Milagres). Benedito Rui Barbosa, idem, com sua Terra Nostra, Renascer e O Rei do Gado. As últimas novelas que mais gostei foram O Clone e A Próxima Vítima, pela originalidade. Enfim, a partir dos anos 80 posso elaborar uma lista com algumas novelas boas, mas não é uma grande lista. O melhor mesmo ficou até os anos 70.

[Sobre "A discreta crise criativa das novelas brasileiras"]

por Adilson
29/2/2004 às
20h39

Sérgio Augusto é dez!
Este Sérgio Augusto é DEZ! Tenho o privilégio de lê-lo(!) desde os tempos do Pasquim e, agora, com o Digestivo continuo em sua cola. Que bom!

[Sobre "Para tudo existe uma palavra"]

por Margareth Nicodemos
28/2/2004 às
19h33

Porfirite
Visconde da Luz, mérito, ler e conhecer os personagens. Memória, busca do impossivel, voltar a vida. Senti um pouco de "porfirite" de sua parte, estou certa? Um beijo, Flavia * Porfirite: saudosismo

[Sobre "Memórias sentimentais de um jovem paulistano"]

por Flavia Porfirio
28/2/2004 às
16h00

Daniel Aurélio, claro..
Gostei demais de lê-lo por aqui, saber um pouco mais de vc. E 'lá' também. Descobri que gosta do Fonseca. :) Beijos

[Sobre "Romaria e prece em Guatapará"]

por Beta
27/2/2004 às
15h18

Julio Daio Borges
Editor

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