busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Quinta-feira, 30/9/2010
Comentários
Leitores

Upgrade via cristianismo
A influência do cristianismo presente nos textos - para quem, como eu, deixou ainda em vida de ser primeiro ateu e em seguida agnóstico (outros adiam tais mudanças para o pós-morte) - antes de ser algo que possa atrapalhar a fruição da obra, ou algo que está lá apenas como detalhe curioso, na verdade, apresenta-se como um upgrade na mesma. Ou, como dizem esses chatos da economia, "agrega valor". B^) Legal você ter comentado sobre esse livro. Abraço!

[Sobre "A Vida Intelectual, de A.-D. Sertillanges"]

por Yuri Vieira
30/9/2010 às
12h14

Direito à preguiça
Como o próprio Karl Marx visualizou o mundo não está parado à sombra de um modelo, mas em plena evolução. Só que Marx falava na maquinaria, que absorveria inclusive a mão de obra; ainda não havia a expressão robótica, automação ou informática. E tudo isto é dialético, temos que acompanhar a evolução e ficar mais tempo livre para beber, comer e amar, como previu Lesing, e tão bem escrito por Paul Lafarg, no seu "Direito à preguiça".

[Sobre "Ping, a rede social da Apple"]

por Manoel Messias Perei
30/9/2010 às
09h19

Coletânea do Vandré
Vivenciei momentos da ditadura, onde a nossa pracinha do diário (Recife-PE) transformava-se em uma praça de guerra, quando nós, estudantes, contestávamos as opressões. Aqueles momentos em que a PE invadiu as lojas de disco e destruiu todo o estoque do meu querido Geraldo Vandré. Ele era o nosso orgulho. "Pra não dizer que não falei das flores" era nosso hino. Em meio a tanta perseguição ainda consegui resgatar uma relíquia para presentear um amigo de Portugal. Sinto muita falta desse grande artista. E por que não fazer uma coletânea em sua homenagem? Nosso hino, principalmente o que foi gravado no festival do Maracanã, onde ele termina chorando e me fez chorar de tanta emoção. Hoje, aos 61 anos, sinto falta dessa preciosidade cantando "Disparada" e tantas outras... Hoje não existem mais compositores como nosso querido Geraldo Vandré.

[Sobre "Geraldo Vandré, 70 anos"]

por Edileuza Fernandes
30/9/2010 à
00h14

Experiências pessoais na arte
Todo autor tem na sua ficção ou intuição um pouco da sua existência, da sua arte de beber, do viver, do namorar, de imitar a arte escrita quase que intensamente. Só assim conhece com certeza o que vai escrever, tanto no sentir, no chorar, no ater com a arte literária.

[Sobre "Guimarães Rosa em Buenos Aires"]

por Manoel Messias Perei
29/9/2010 às
21h53

Isso aí: também concordo em...
Isso aí: também concordo em número, gênero e grau com o colunista. E vou além: o romantismo, que leva as pessoas a terem que estar constantemente "apaixonadas", é uma das maiores desgraças principalmente em países latino-americanos como o nosso. É por culpa do romantismo, gerador de paixões desenfreadas e do consequente exacerbado ciúme, que dezenas -- talvez centenas -- de mulheres morrem por ano assassinadas por parceiros enlouquecidos; que cresce o índice de alcoolismo e consumo de drogas em geral e que, entre outras coisas, nosso povo fica cada vez mais alienado mentalmente e não consegue dar atenção aos reais problemas sóciopolíticoeconômicos que assolam o País. Aliás, já pensei em escrever um artigo desancando de vez esse tal "romantismo", que gera, também, canções idiotizantes como as atuais baladas sertanejas e outras besteiras piegas do chamado "cancioneiro popular", as quais tentam nos empurrar diuturnamente pelos ouvidos, numa verdadeira lavagem cerebral. Urgh

[Sobre "Sim, é possível ser feliz sozinho"]

por Evaldo Nascimento
29/9/2010 às
18h08

Educar usuários de drogas
A discussão é válida, pena que ela se limita a questões dogmáticas. A liberdade do cidadão é posta em cheque por um lado (é crime consumir? desde que não interfira na liberdade de outrem, creio que não), por outro lado, o próprio "corpus" de cidadãos, ou seja, a capacidade de se viver em liberdade sem auferir outrem, complica e se postula em pilares dogmáticos. O tráfico é para mim o ponto que articula esses movimentos, pois a troca de "drogas" por dinheiro financia outros crimes, mas só existe devido a deficiência de Lei (a ilegalidade gera/ cria a criminalidade); com a Lei articulando esse ponto (e não o tráfico), a legalidade do comércio das drogas influencia diretamente o seu consumo e os "tipos de consumo", pois, creio eu, que com uma atividade comercial legal o Estado, em vez de punir o usuário, exerceria papel fundamental no "uso das drogas", ou seja, educar os consumidores, para que estes façam um consumo com liberdade, regulamentando com isso também a liberdade dos não consumidores.

[Sobre "por que as drogas devem ser legalizadas"]

por Juliano Kruger Lessa
29/9/2010 às
15h47

Quem compra drogas é cumplice
Caro Fábio, você pontuou alguns argumentos dos defensores da ilegalidade das drogas, mas não tocou no ponto principal, que não poderia, de forma alguma, ser descartado de uma discussão nesse sentido. Se falarmos em legalização de drogas no Brasil, estamos dizendo que iremos aumentar os consumidores (sim, aumentar, pois a legalização aumenta, e não diminui como muitos dizem, vide a bebida alcoólica) no país, e aumentar a "importação" de drogas de países como Colombia, Bolivia, e Irã, Iraque etc. Isso significa financiar mais crimes, mais mortes. Isso explica o fato da Holanda ter recuado o seu programa de legalização de drogas, por pressão internacional. Os consumidores de drogas que não veem isso estão tapando os olhos para uma realidade brutal: quem dá dinheiro para traficante, põe uma arma na mão do bandido. E você, Fábio, que deixou claro que usa/usou drogas, só é mais um que contribui para a violência no país. Quem compra drogas é cumplice do crime, e ponto final.

[Sobre "por que as drogas devem ser legalizadas"]

por Paulo Alves
29/9/2010 às
14h36

Construindo a poesia
De passo em passo caminhamos, de degraus em degraus subimos, até chegar no e contemplar os caminhos por onde construimos a poesia caminhando.

[Sobre "Tempo vida poesia 4/5"]

por Manoel Messias Perei
28/9/2010 às
20h15

Não precisa ser tão ruim
Como assim não existe música pior??? Ouça - ou leia - isto. "sprkitzx netrwq adebrupt guwal". Entendeu? Nem eu. Agora ouça ou leia esta outra frase... "Um dia surgiu, brilhante/ Entre as nuvens, flutuante/ Um enorme zepelim..." Agora você entendeu? Eu também. Imagine nossas crianças ouvindo a primeira frase... Pense nas influências. Ok. Agora volte aqui em 20 anos e pergunte a elas: o que você ouvia quando era criança? Bah, eu ouvia Xuxa, Sambalelê, Tiririca, Belo... Daí voccê fala: "hummm, está explicado". Precisamos de rádios melhores. O popular não precisa ser tão ruim... Abraços.

[Sobre "Os piores músicos da década"]

por Billy.Audio.Dinamite
28/9/2010 às
17h45

Faltaram muitos nomes
Concordo em gênero, número e grau. Mas que faltaram muitos nomes - cerca de 90% dos músicos brasileiros -, lá isso... Essa caterva do samba, do funk, dos breganejos, da falsa MBP... desejo que vão todos para o inferno.

[Sobre "Os piores músicos da década"]

por Gil Cleber
28/9/2010 às
12h19

Julio Daio Borges
Editor

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês