busca | avançada
193 mil/dia
1,9 milhão/mês
Quarta-feira, 27/8/2003
Indignação
Rennata Airoldi

Indignação. Foi isso o que me levou ao Digestivo Cultural. Um fórum que discutia o trabalho do ator. O que é ser ator? Qual é a realidade desse ofício? Minha tia, Sônia Pereira, poetiza e escritora, me encaminhou um breve Comentário. Eu não costumava perder muito tempo em responder ou expressar minhas opiniões via Internet. Mas, não sei porque, aquela vez não pude me calar. Tive que dizer alguma coisa.

Por incrível que pareça, minha voz foi ouvida! Pouco tempo depois, recebi uma mensagem do Julio, nosso caríssimo Editor, que me convidava a fazer parte do grupo de autores, que vez ou outra colocavam alguma Coluna no site. No início me senti lisonjeada e, ao mesmo tempo, amedrontada. Mas topei o desafio de enviar textos que poderiam ou não ser aproveitados. Na verdade, sempre gostei de escrever, mas nunca havia pensado em tornar isso uma atividade cotidiana. Sou atriz. Atriz, sim, por formação. Mas isso é uma outra história.

Bem, com o grande volume de textos que eu enviava, veio o convite para me tornar uma Colunista. Aí a responsabilidade aumentou, e também a vontade de dizer mais, divulgar mais, falar do nosso teatro, da nossa arte, da nossa realidade. O contato pessoal que tenho com atores, diretores, grupos – devido a minha profissão – me facilitaram de início, nos primeiros passos dentro do site. O acesso à peças, aos debates, aos filmes.

Hoje, tudo está bem diferente. Além dos meus contatos como atriz, produtores, assessores, etc. – todos se dirigem ao site requisitando a nossa presença. Sinto-me orgulhosa por fazer parte de um site tão conceituado e tão bem quisto. O prestígio que conquistamos é resultado, acredito, da honestidade com que escrevemos. Da simplicidade e da vontade de fazer alguma coisa por nossa cultura, por nosso País, por nosso mundo. Não calar simplesmente, mas de divulgar o que há de bom e de apontar o que há de dispensável. Acima de tudo, penso eu: refletir sempre; de maneira inteligente e coerente.

O Digestivo Cultural foi uma grande descoberta na minha vida. Sempre uma nova surpresal um aprendizado constante. Além, disso, devo aproveitar mais uma vez, para agradecer ao Julio Daio Borges pelo convite, pela confiança e sobretudo pela amizade. Vida longa ao site e a tudo que possa surgir a partir desta iniciativa. Que todos nós, juntos, possamos plantar pequenas sementes. As mesmas que, num futuro próximo, se converterão em grandes árvores, gerando excelentes frutos!

Rennata Airoldi
Quarta-feira, 27/8/2003

 

busca | avançada
193 mil/dia
1,9 milhão/mês