Depoimento | Digestivo Cultural

busca | avançada
66131 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Obra Social Santa Edwiges e CAT Móvel
>>> As mentiras que contam para você: um convite à reflexão sobre a autoilusão
>>> Iniciativa de Mila Nascimento, clubes literários promovem debate sobre violência doméstica
>>> EBS e Compactor Store promovem oficina de customização de shapes de skate no Shopping Vila Olímpia
>>> Ribeirão Preto recebe o BRAVI.LAB: um encontro de oportunidades no audiovisual
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Paradoxos da modernidade
>>> Build a Fort, Set That on Fire
>>> Saudosismo
>>> Lembrando a Tribo
>>> Bate-papo com Ruy Castro
>>> Um nu “escandaloso” de Eduardo Sívori
>>> Um Paulo Francis ainda desconhecido
>>> A vida mais ou menos
>>> Tirando o Cavalinho da Chuva
>>> Um autor novo
Mais Recentes
>>> El Control De La Administración Pública Y La Corrupción Instituciona de Allan R. Brewer Carias pela Ediciones Olejnik (2019)
>>> A Pré-história Passo A Passo de Colette Swinnen pela Claro Enigma (2010)
>>> Introdução Ao Estudo Do Direito de Vitor Frederico Kumpel pela Método (2007)
>>> Pais Ocupados, Filhos Distantes , Investindo No Relacionamento de Gordon Neufeld e Gabor Maté pela Melhoramentos (2006)
>>> Diário da Sombra – Sucesso no Tiktok: um Guia para Explorar, Transcender e Integrar seu inconsciente de Keila Shaheen pela Fontanar (2024)
>>> O Rei Pirata Imortal de Dan Jerris pela Fundamento (2013)
>>> Sargento Getúlio de João Ubaldo Ribeiro pela Folha de S. Paulo (2003)
>>> Direito De Familia Vol. 2 de Carlos Roberto Goncalves pela Saraiva (2010)
>>> Trabalhar Com Você Está Me Matando de Katherine Crowley pela Sextante (2007)
>>> Organize Melhor Seu Tempo de Lyndon Jones E Paul Loftus pela Laselva (2010)
>>> Currículo Na Contemporaneidade: Incertezas E Desafios de Regina Leite Garcia e Outros pela Cortez (2008)
>>> Êxodo: Da Visão À Ação: Uma Prosposta Para O Varejo Brasileiro de Luiz Otavio da Silva Nascimento pela Senac Sp (2005)
>>> A Hospitalidade, A Cidade e o Turismo de Lucio Grinover pela Aleph (2007)
>>> Publicidade: A Linguagem Da Sedução de Nelly De Carvalho pela Atica (1996)
>>> Educação A Distância E Ensino Superior de Reginaldo Moraes pela Senac Sp (2010)
>>> O Poder Das Marcas de J. B. Pinho pela Summus (1996)
>>> Avaliação Emancipatória de Ana Maria Sul pela Cortez (2001)
>>> Avaliação Emancipatória de Ana Maria Sul pela Cortez (2001)
>>> História Da Educação Brasileira: A Organização Escolar de Maria Luisa Santos Ribeiro pela Autores Associados (2001)
>>> Manual De Serviço Do Garçom de Aristides De Oliveira Pacheco pela Senac Sp (1998)
>>> Alimentos E Bebidas de Carlos Alberto Davies pela Educs (2007)
>>> Co-educação Entre Gerações de Jose Carlos Ferrigno pela Vozes (2003)
>>> Roteiros Do Sabor Do Estado Do Rio De Janeiro de Chico Junior pela Senac Rj (2007)
>>> Gerenciamento Para a Qualidade de V. Daniel Hunt pela Ltc (1993)
>>> Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos de Paulo Nunes de Almeida pela Loyola (2000)
EDITORIAIS >>> Digestivo 5 anos

Segunda-feira, 11/4/2005
Depoimento
Eduardo Carvalho
+ de 1800 Acessos

Escrever é uma forma de se expressar em silêncio. É um trabalho discreto e solitário que, quando se torna público, pode assumir interpretações e proporções inesperadas. E uma idéia antes embaçada, escondida, acaba se espalhando entre leitores inusitados, quando exposta com lógica e estilo. É uma delícia publicar um texto sem saber exatamente como ele será recebido. As surpresas são normalmente agradáveis. Meu maior impulso para continuar escrevendo, confesso, são alguns depoimentos de leitores anônimos – ou, tudo bem, às vezes conhecidos –, que recebo eventualmente. Sei que esse não é um estímulo sempre confiável. Mas tento peneirar as opiniões que recebo e, quando chego nas mais sensatas, coincidem também de serem as mais simpáticas – e as mais bem escritas. Acho que a peneira funciona. Fico feliz por não escrever no vácuo, expondo e testando idéias publicamente – e recebendo os aplausos ou os tomates que essas idéias merecem.

Escrever é muito difícil. Você precisa transformar um pensamento vago, impreciso, numa impressão limpa, clara, com um texto agradável. Quase ninguém sabe fazer isso direito. E pouca gente consegue interpretar um texto da forma adequada, por mais tecnicamente perfeito que seja. Há muito espaço para confusão. Em vários momentos, escrevi mal ou fui mal interpretado. Ou simplesmente não concordaram comigo. Muitas vezes fui polêmico involuntariamente. E acabei traindo a proposta inicial dos meus textos para o Digestivo, que expliquei na minha apresentação: “É preciso ser tolerante, e saber encontrar, nos cantos do mundo, algo que nos distraia e nos agrade. (...) Vou tentar, prometo, compartilhar com os leitores o que, com o tempo, fui encontrando por esses cantos.” Concentrei meus esforços – especialmente nos últimos artigos – para recuperar esta primeira intenção. Quer dizer, nem precisei me esforçar: só evitei assuntos desagradáveis e, conseqüentemente, o que é agradável apareceu naturalmente em pauta. E passei de temas como televisão e festas da faculdade – aliás, meus textos mais lidos – para assuntos muito mais bacanas, como viagens e literatura. Assim, me sinto muito mais à vontade.

Relendo agora, de trás para frente, minhas sessenta colunas para o Digestivo, reconheço que mudei, ou, espero, evolui. Estes três anos foram um período de transição para mim. Publiquei meus primeiros textos quando estava no meio da faculdade, sem pressões ou compromissos, aproveitando a vida da melhor forma e em sua melhor fase – que tentamos alongar indefinidamente... Li bastante e assisti ao máximo de filmes que consegui. Nunca segui o modelo intelectual-universitário, entre bares e passeatas, o que me economizou um tempão que gastei, em compensação, em esportes e viagens. Entre USP e GV, Cuba e Estados Unidos, Conrad e rodeios, testei combinações arriscadas, que me vacinaram contra tipinhos de todas as categorias. Enquanto muita gente da minha idade se dividia em tribos – de clubbers a executivos –, não me filiei a nenhuma, e acreditei que era possível viver uma vida mais variada, mais completa. Sem contar família, etc., devo essa descoberta à literatura – mesmo que tenha lido tão pouco. Não imagino como viveria se não conhecesse meus dez escritores preferidos. Nem me imagino mais como seria se não escrevesse eventualmente – como tenho feito para o Digestivo.

A estrutura do site – democrática e eficiente – reflete o espírito do seu editor. O Julio é uma espécie de homem completo. Ele tem a educação ideal, de um escritor que estudou engenharia, e combina uma sensibilidade literária finíssima a um raciocínio claro, puro. Quase ninguém escreve tão bem hoje, no Brasil – e ninguém tem um estilo parecido com o do Julio. Seu texto é reconhecível, autêntico. É um caso evidente de como o estilo do texto reflete a personalidade do autor. E o Digestivo acaba sendo uma extensão de sua personalidade. O Julio reuniu uma equipe de colunistas com profissões e opiniões diferentes, e organiza essa turma com o carisma e a firmeza de um CEO competente. Todas as atividades dos bastidores do site – cadastramento de colunas, revisão, edição, patrocínios, etc. – funcionam discretamente, para que os textos apareçam acima de tudo. E eles merecem – tanto os do Julio quanto dos colunistas do Digestivo.

O Digestivo é para mim um espaço para divulgar e dividir impressões sobre livros, filmes, viagens, etc., e expor algumas impressões sobre comportamento. Não tenho aspirações jornalísticas nem literárias. Escapei também da tribo dos artistas. Aprendi a separar o trabalho prático do prazer estético – respeitando ambos, em seus momentos. Eu não viveria uma vida seca, corporativa, mas não conseguiria me dedicar profissionalmente a nada relacionado a arte. Considero esta atividade – a de escrever – como uma espécie de hobby, como outras pessoas gostam de jardinagem ou Fórmula 1. Encontrei no Digestivo o espaço certo para publicar o que quero. O Julio tem me incentivado e me ensinado a escrever o que penso. Talvez um dia eu aprenda.


Eduardo Carvalho
Segunda-feira, 11/4/2005

Mais Digestivo 5 anos
Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Liga da Justiça 67 Hqs (Coleção Completa)
Keith Giffen e J.M. Dematteis
Abril
(1989)



O Mistério do Vale Boscombe e Outras Aventuras-sherlock Holmes
Sir Arthur Conan Doyle
Melhoramentos
(1999)



Contos Comentados de Machado de Assis
Álvaro Catelan e Outro
Harbra
(2002)



Modernidade Toda Prosa
Eneida Maria de Souza
Casa da Palavra
(2014)



A Primeira Escola do Bebê
Fanny Joly e Outro
Ática
(1991)



O Trem Chegou Atrasado
Sindónio Muralha
Global
(1998)



Cromoterapia-dicas e Orient de Como as Cores Podem Mudar Sua Vida
Elaine Marini
Nova Era
(2002)



Diário de Kika
Monica Dirce de Camargo Coutinho
Formato
(1997)



O Grande Livro De Canais De Vendas
Pedro Luiz Roccato
Editora Portal Do Canal
(2017)



Bncc Caderno de Atividades Geografia 6
Marcelo Moraes Angela Rama
Ftd
(2019)





busca | avançada
66131 visitas/dia
2,5 milhões/mês