ESPECIAIS
Segunda-feira,
28/4/2003
Guerra no Iraque
Colunistas
|
|
|
|
Iraque: plano de guerra
>>> O livro "Iraque: plano de guerra", de Milan Raí, traz inúmeras informações precisas sobre o Oriente Médio e sua história. As várias políticas internacionais de controle da região são discutidas sistematicamente. O livro aponta ainda as contradições no conflito contra o Iraque, o universo das sanções internacionais, e dá voz a uma comunidade internacional contrária à guerra.
por Jardel Dias Cavalcanti
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Doutrina Bush: democracia de cruzeiro?
>>> Ninguém, em sã consciência, é contra a democracia e a favor do terrorismo. A não ser os terroristas, como Osama bin Laden, e os ditadores, como Fidel Castro - antigo ídolo de Saramago. O problema é como conseguir que todos os países sejam democráticos e que o terrorismo seja extinto no mundo. E entender por que os EUA, com sua "Doutrina Bush", seriam a nação escolhida por Deus para realizar obra de tal envergadura.
por Félix Maier
Leia
Mais
|
Rodrigo e a guerra
>>> O pai de Rodrigo já não sabia mais o que era guerra e o que era jogo, quando chegava em casa e se deparava com o filho: olhos vidrados na TV que piscava bombas luminosas em uma tela verde escura. E estava cada vez mais difícil explicar as arbitrariedades, as quebras de regras e os desmandos naquele conflito. Mas era seu papel de pai. Era sua obrigação responder a todas as perguntas de Rodrigo.
por André Pires
Leia
Mais
|
Breve História do Cinismo Ingênuo
>>> Quanto mais ingênuos, mais cínicos: é uma regra. Isso porque os ingênuos estão acostumados a ser enganados em todos os cantos. Compram remédios pra emagrecer, pagam dízimo, pagam prestações sem nunca perceber os juros, são enganados no troco. São roubados de tantos lados ao mesmo tempo, que se enfezam, passam a olhar feio pra todo mundo, e ficam com a certeza que todo mundo está tentando enganá-los. Até as nuvens.
por Alexandre Soares Silva
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
O vizinho de cima
>>> Em Ottawa, o primeiro-ministro Jean Chrétien é categórico: "O Canadá não participa da guerra". O Canadá, membro da comunidade britânica, cujas moedas e cédulas de dinheiro trazem a efígie da rainha Elizabeth II. O Canadá, que sempre foi um dos maiores aliados dos Estados Unidos. O Canadá, que em tantos aspectos é o espelho do seu vizinho de baixo. Por que o Canadá não apóia a guerra?
por Arcano9
Leia
Mais
|
Você Leitor Hipócrita, Meu Semelhante, Meu Irmão!
>>> Por que se limitar a condenar a guerra? Acredito que você, leitor, é hipócrita até a raiz de seus cabelos. Você sabe que a guerra é conseqüência de um excesso de força; você sabe porque não hesita em dominar: isso é parte de sua natureza. Se é um excesso de força e não apenas mais um truque baixo, mais uma manobra militar para intimidação, por que condenar a guerra?
por Alessandro Silva
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
A guerra do silêncio e da antidemocracia
>>> Iraque 2003. Todos nós sabíamos que isso iria acontecer. Já em fevereiro, em plena cidade de Nova York, as pessoas se organizavam pedindo "NO WAR". Eu estava lá. Eu vi o o pânico que o próprio presidente Bush provocava. Todas as manhãs, declarações nos meios de comunicação, para que a população armazenasse água, comida, até máscaras, anunciando futuros atentados...
por Rennata Airoldi
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
O desespero de Bush
>>> Não estou prevendo aqui que a guerra do Iraque levará à III Guerra Mundial. Mas, estamos revivendo o final do século XIX, início do XX, onde os militares é que dominavam a cena internacional. A I e a II guerra mundiais foram resultado de uma disputa furibunda entre os imperialismos em ascensão e decadência. Agora, quem poderá prever para onde nos levará essa mudança de estratégia dos EUA?
por Marcelo Barbão
Leia
Mais
|
Oderint Dum Metuant
>>> Mães iraquianas têm visto seus filhos morrer de desnutrição já desde a Guerra do Golfo, por causa de embargos econômicos. E os EUA sabiam que Saddam não se importaria nem um pouco. Assim se configura um ato de irresponsabilidade criminosa tão monumental que chega a ser anestesiante, o que talvez explique, mas não justifique, o modo irresponsável como o tema da guerra têm sido tratado em alguns círculos da web.
por Elton Mesquita
Leia
Mais
|
O novo macarthismo
>>> Recentemente a Screen Actors Guild, o sindicato das estrelas e anônimos de Hollywood, denunciou pressões dos estúdios contra profissionais de cinema que venham se manifestando contra a guerra do Iraque. Na imprensa, a vítima foi o cartunista Art Spiegelman, da New Yorker. Na TV, a vítima foi Phil Donahue, da NSNBC. Ainda na TV, um anúncio do grupo Not In Our Name teve sua veiculação vetada pela MTV.
por Gian Danton
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Guerra é entretenimento
>>> Fico me perguntando o que vai ser da indústria do entretenimento depois da cobertura desta guerra. Quem vai vencer? Não importa muito, se formos considerar seu aspecto de reality show. O que a mídia quer mesmo é muita polêmica e confusão. Enquanto houver intriga, mistério, sofrimento e histórias interessantes, a audiência está garantida. Só falta mesmo divulgar um número de telefone para a gente poder votar.
por Adriana Baggio
Leia
Mais
|
Sangue, Carne e Fritas
>>> Então fiquemos assim acordados, aprendamos de uma vez por todas: o Sr. Bush quer destruir poderosos arsenais no Iraque; o Sr. Bush quer destruir o Mal, os maus e seus rebentos, enquanto o resto do mundo sabe que as mulheres grávidas do Iraque, para que não venham a morrer sem assistência, na semana da invasão, fazem cesarianas em massa, para que rebentem logo seus frutos aos 7 meses.
por Urariano Mota
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
O grande ditador
>>> Saddam controlava as maiores reservas de petróleo do mundo e isso era um problema econômico para os EUA. Agora não é mais. Da mesma forma, o Brasil tem a maior reserva de água potável do mundo. Quando Businho achar necessário, vai incrementar a operação "Liberdade para o Brasil", e vai cuidar de nossa água para nós. O mesmo fará ele com qualquer país que tenha interesse estratégico para o Tio Sam.
por Gian Danton
Leia
Mais
|
Empolgação
>>> Minha vida não é tão empolgante, mas hoje e ontem, pelo menos, saí da modorrenta redação e fui a Salisbury, a cidade medieval em Wiltshire (condado a oeste de Londres). Fui mandado para lá porque existe a possibilidade de eu ser enviado para o Oriente Médio para cobrir a guerra e, provavelmente, entrevistar o energético recruta britânico, traduzindo o espírito às vésperas e durante o tudo ou nada contra Saddam Hussein.
por Arcano9
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|