ESPECIAIS
Quarta-feira,
22/10/2003
Biblioteca Básica
Colunistas
|
|
|
|
Biblioteca básica latino-americana
>>> Bom, aqui está minha biblioteca básica latino-americana. Estou me preparando para ter o meu pé puxado pelos fantasmas dos escritores esquecidos. Oh, meu Deus, na porta do quarto já estão Lezama Lima, Cabrera Infante, Octavio Paz, Gabriela Mistral, Cabrera Infante, Rubén Darío, Bioy Casares, Roberto Arlt, Horacio Quiroga, Ernesto Sábato, entre outros, só esperando eu fechar os olhos.
por Marcelo Barbão
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Não li em vão
>>> Eu tenho 23 anos. Não me dispus a selecionar o que há de melhor na literatura universal. Não sou maluco. Nem professor de literatura. Li sempre por prazer. Porque quis. Não acho que, enquanto leio, desperdiço tempo, que poderia ser aproveitado em outras atividades. Ao contrário. E escrevo isso com a mais pura sinceridade: a literatura de qualidade potencializa inclusive nossa capacidade para aproveitar o tempo, e, com ele, a vida.
por Eduardo Carvalho
+ 7 comentário(s)
Leia
Mais
|
O Meu Mundo das Idéias
>>> Acho que respondi a contento, no último artigo, como penso o processo da leitura. Eis o epicentro do meu modesto mundinho das idéias em formação. Meus vinte e poucos anos debruçados em livros. E antes que alguém me pergunte/deboche: anos muitíssimos bem aproveitados, sim senhor! Com a melhor das companhias. E o leitor do Digestivo sabe bem o que isso significa.
por Daniel Aurelio
Leia
Mais
|
Top 10 da literatura
>>> Momento "Alta Fidelidade" para elencar meus Top 10 em literatura. Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que as obras aqui citadas são, provisoriamente, as Top 10 da minha lista. O que quer dizer que: a qualquer momento, diante de uma leitura nova, posso vir a incluir um novo integrante. Afinal, a leitura e as nossas preferências são moldadas pelo tempo.
por Lucas Rodrigues Pires
Leia
Mais
|
Guia para viajar sem sair da poltrona
>>> Justamente pela quantidade e variedade de livros é importante que, em determinado momento da vida, a gente possa contar com uma espécie de guia, alguém que já tenha lido muito e que possa orientar. É como se você fosse a uma viagem com tempo limitado. Para aproveitar bem, seria legal poder contar com as indicações de alguém que tenha os mesmos interesses que você, que saiba o que realmente vale a pena ser visto.
por Adriana Baggio
Leia
Mais
|
Os Dez Grandes Livros
>>> A idéia de selecionar um grupo de dez livros que têm fundamental importância para mim é interessante, pois me faz recordar os momentos mais preciosos da minha vida, o tempo em que passei ao lado de gênios criadores, em detrimento de perder tempo com as pessoas sem a mínima profundidade que me rodeavam. Eu sempre digo aos meus amigos que a literatura é como um oceano profundo.
por Jardel Dias Cavalcanti
Leia
Mais
|
Minha Formação
>>> Em certa medida, listas são arbitrárias. Dessa maneira, a minha seleção de dez autores não poderia ser diferente. Prefiro selecionar por autores, porque mais de um livro dos escritores que serão aqui mencionados fizeram e ainda fazem minha cabeça. Além disso, como leitor, tenho predileção pelos clássicos. Isso porque não conto com o faro necessário para descobrir, e apreciar, textos de autores novos.
por Fabio Silvestre Cardoso
Leia
Mais
|
Ler é entrar num mundo de sonhos e descobertas
>>> Quando começo a ler alguma obra não consigo parar. Esqueço de tudo à minha volta até terminar. Sou uma devoradora de livros; geralmente os leio em um ou dois dias, dependendo do número de páginas. Confesso que gostaria de ler com mais freqüência. O maior problema é a letra das publicações. Deveria existir uma lei que obrigasse as editoras a publicarem uma porcentagem de cada obra literária com letra ampliada.
por Nanda Rovere
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
E cá já moiro por vós
>>> Consegui pôr os olhos no papel e divisar uns desenhos retos e oblíquos que minha mãe parecia solfejar. Adivinhei que ela detinha alguma técnica adiantada. E lamentei profundamente que eu não fosse, ainda, capaz daquele processo tão mágico. A partir do dia em que consegui, passei a ler tudo o que me aparecia na frente. E me exibia para os avós e tios, primos e vizinhos. Uma exibida desde criança.
por Ana Elisa Ribeiro
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Dez Autores, Dez Vidas
>>> A leitura é um dos maiores remédios contra esta bruxa chamada solidão. Cada vez que entramos em um mundo imaginado ou memorizado, a janela de possibilidades chega no limite do infinito. Assim, somos vítimas, amantes, amigos e confidentes daqueles que resolveram colocar suas experiências no papel. E estamos sempre com aquela chance de ressurreição que só o retorno à primeira página pode nos dar.
por Martim Vasques da Cunha
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Dez Autores
>>> Não tenho e nem posso já ter uma lista de dez livros definitivos, ou ditos “os mais importantes”. Afinal tenho apenas 27 anos. Por mais que tenha lido, é satisfatório lembrar da imensidão da selva de livros a minha frente. Quantas obras por conhecer e quantas ainda serão escritas? Instalado nesta escrivaninha arrolo não livros, mas autores, sem saber se alcançarei a dezena indicada.
por Ricardo de Mattos
Leia
Mais
|
Meus Livros
>>> Escrever sobre "livros que influenciaram minha formação" é como tirar uma tarde de folga (como se eu tivesse tardes de folga), para mexer em uma gaveta cheia de lembranças e colocar a cabeça e a vida em ordem. Dificilmente terei lido um livro por puro lazer, sem que estivesse ligado à minha profissão ou a algum hobby sério. Mas começo a lista pelo prosaico "Novo Dicionário Ilustrado Lello".
por Spacca
Leia
Mais
|
Minha Estante
>>> Não adianta nem eu começar dizendo que é praticamente impossível listar apenas 10 livros ou autores marcantes, pois isso é o que qualquer um escreveria. E foi isso que eu escrevi. Então vou me basear por livros e autores que consigo nomear ao olhar a minha estante ou o que vem à cabeça em dez segundos com os olhos fechados. Quem for esquecido, paciência.
por Juliano Maesano
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Experiências e Livros
>>> Monteiro Lobato já disse que um país se faz com homens e livros. Da mesma forma, um homem se faz de experiências e livros. Não há formação intelectual que não passe pela leitura. O convite para integrar o especial "Biblioteca Básica" me fez pensar em todos os livros que influenciaram minha formação. O mais remoto deles, parece-me, é "Aventuras de Xisto", de Lúcia Machado de Almeida
por Gian Danton
Leia
Mais
|
Sessão de Análise
>>> Ao elaborar uma lista dos livros que mais me marcaram, me surpreendi notando certa coincidência na maioria deles. Afinal, os autores, de certa maneira, criticam a sociedade de sua época, as convenções e as conveniências, o (falso) moralismo e a hipocrisia, gerando grandes conflitos psicológicos em seus personagens. Essa coincidência não deve ser por acaso.
por Sergio Fuentes
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Canto Infantil Nº 1: É Proibido Miar
>>> O livro da minha vida chama-se "É proibido Miar", do Pedro Bandeira. Uma revelação dessas, iniciativa de alguém que, deduz-se, seja um suposto crítico literário ou congênere, não é lá algo muito positivo para o currículo. Estou disposto a pagar o preço. Não seria honesto renegar que toda minha volúpia – às vezes exacerbada, confesso – pela leitura tenha nascido a partir de suas páginas.
por Daniel Aurelio
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Cabeça de papel
>>> Como sou da geração televisão (cresci nos anos 80), minha “formação literária”, digamos assim, se deu basicamente através dos jornais. Como não havia internet na época, eles foram minha “janela para o mundo”. Também meu trabalho no Digestivo Cultural me aproximou dos jornalistas. Eram eles o meu modelo. Fizeram não só a minha cabeça, mas também a de todos aqueles que hoje escrevem na Web brasileira.
por Julio Daio Borges
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|