ESPECIAIS
Segunda-feira,
3/10/2005
Mensalão
Colunistas
|
|
|
|
A vida, os escândalos e a vida sem escândalos
>>> No fundo, os grandes escândalos, como o mensalão, só são uma instância maior do que nós fazemos no nosso dia-a-dia. O que realmente me incomoda é essa capacidade que o homem tem de passar os outros para trás, de querer levar vantagem de tudo, seja por dinheiro, seja por status, seja por poder. Isso é generalizado. O famoso jeitinho brasileiro tem que acabar. Chega de escândalos.
por Marcelo Maroldi
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
O país dos imbecis
>>> Hoje, escrevi uma coluna sobre as mesmices das coisas ruins. Daquilo que não muda e não deixa de ser o que é nunca. E que mantém o status do Brasil como país do "jeitinho", no pior sentido do termo. O país onde quem manda são esses tipinhos que a gente vê pela tevê o dia inteiro. Uma lástima. Prometo que, na próxima coluna, vou falar de poesia. Se nenhuma calamidade ética me assolar até lá.
por Ana Elisa Ribeiro
+ 10 comentário(s)
Leia
Mais
|
A extensão do Mensalão
>>> A extensão da crise do Mensalão é assustadora e, em países nos quais a população tem uma participação mais ativa na vida política, as coisas seriam muito, muito sérias – e não essa feira de risadas que se transformou cada uma das CPIs. O brasileiro – farto de mensalões e cuecas – já aguarda com entusiasmo o day after dessa bagunça. No Brasil, toda bagunça tem sua Quarta-feira de Cinzas.
por Lucas Rodrigues da Silva
Leia
Mais
|
Falar mais o que sobre a crise do PT?
>>> Frente a essa crise terrível pela qual o PT passa no momento, sem dúvida a maior de toda a sua história – com direito a lavagem de dinheiro, propina, suborno, extorsão, sonegação e desvio de verba –, é quase impossível ficar calado ou impassível. A cada Dora Kramer, Clóvis Rossi ou Franklin Martins que aparece, surgem discípulos de Diogo Mainardi atirando onde não devem. Todo mundo dá pitaco.
por Marcelo Miranda
Leia
Mais
|
Lula e o Mensalão Cultural
>>> Os brasileiros que eu conheço, que eu encontrei ao redor do mundo, seja caminhando nos árduos caminhos de Rishikesh no Himalaia, seja trabalhando em Nova York ou estudando em Berkeley, ou vivendo e sorrindo no Rio de Janeiro, todos eles, sem exceção, sonham, lutam, já sonharam, alguns até já desistiram, mas são sempre cheios de criatividade, vida e empreendedorismo. Nada a ver com essa crise.
por Ram Rajagopal
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Têm sido tempos difíceis...
>>> Assim que o PT assumiu o governo, a galera que trata política como futebol começou a me jogar pedras, mandando eu ficar quieta porque sou tucana. Teve gente até que me chamou de direitista. Nesses anos petistas, falar o que se pensa significou ser patrulhada ideologicamente, sofrer ameaças de sanções, de perder trabalhos, porque, afinal, todo mundo é petista, né? Têm sido tempos difíceis.
por Daniela Castilho
+ 7 comentário(s)
Leia
Mais
|
O lado bom do mensalão
>>> Acompanhei o programa eleitoral do PT com um olho no conteúdo e outro na forma. Mesmo sem um profundo conhecimento de política, foi fácil perceber como o partido suavizou seu discurso para tornar-se aceitável a uma parcela de eleitores que jamais votaria em um candidato como o Lula. A estética da campanha presidencial foi responsável por mostrar um PT mais suave e um Lula mais sofisticado.
por Adriana Baggio
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Sobre as ilusões perdidas
>>> Costumo utilizar as passagens d’As Ilusões Perdidas, de Balzac, para definir e/ou ilustrar períodos em que a complexidade requer o que está fora do meu repertório analítico. Se na obra de Balzac, o provinciano Lucien de Rubempré se frustrava à medida que conhecia a crueza da vida parisiense, o mesmo pode ser dito a respeito daqueles que acreditaram na Esperança proposta por Lula em 2002.
por Fabio Silvestre Cardoso
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Lula, PT, essas coisas...
>>> Ultimamente, as pessoas têm me pedido uma opinião sobre o que está acontecendo ao Lula e ao PT. Dizem que eu tenho de me manifestar, que é minha obrigação, etc. Pessoalmente, desconfio um pouco dessas ondas humanas. Tanto as de adesão quanto as de combate. Quando muita gente se aglomera numa direção, eu olho e acho tudo muito estranho. Afinal, é só mais um ano no País do Carnaval em Salvador.
por Julio Daio Borges
+ 8 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|