ESPECIAIS
Segunda-feira,
12/6/2006
Autores novos
Colunistas
|
|
|
|
Sob o sol da crítica
>>> Quando decidi escrever meu primeiro conto, ainda na escola, eu o levei para o melhor professor de literatura que conhecia e pedi sua opinião. Me disse que leria e depois me procuraria. Nunca mais o vi. Uma crítica brutal, sem dúvida. E até hoje guardo seu retrato na minha carteira para não me esquecer de sua cara mesquinha, má, odiosa e suja. Calhordas são necessários, portanto.
por Eduardo Mineo
+ 8 comentário(s)
Leia
Mais
|
Relativismos literários
>>> Seria justo analisar qualquer lançamento literário tendo em vista tudo o que já foi publicado e é reconhecidamente considerado "obra-prima"? Isto é: perto de um Marques Rebelo ou mesmo de um Lima Barreto, que valor teria um Rubem Fonseca ou um Dalton Trevisan? E, perto deles, que valor teria Daniel Galera ou André Sant'Anna, só para citar dois autores bastante elogiados hoje em dia?
por Paulo Polzonoff Jr
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
Ser escritor ou estar escritor?
>>> Uma etapa básica do processo de formação do escritor é, ou deveria ser, a descoberta do escritor em si. Não basta, portanto, sentar-se ao computador, abrir o Word e deitar monólogos que se transformarão em contos ou romances. Muitos aspectos estão envolvidos. Como a forma, o estilo, a escolha desta idéia e não daquela. Todas essas certezas só advêm da prática. Anos de prática – é bom que se diga.
por Jonas Lopes
+ 7 comentário(s)
Leia
Mais
|
A crise dos novos autores
>>> Uma coisa é querer ser famoso, rico, venerado pela sua própria arte, outra é ir ao encontro do desconhecido, por uma questão absolutamente existencial, sem mediação de valores circunstanciais, como o prestígio social sonhado por uma geração de narcísicos e apáticos boçais. Quando a busca pelo prestígio se torna mais importante que a criação, estamos diante da face demoníaca da incompetência.
por Jardel Dias Cavalcanti
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Entre os novos autores, uma artista
>>> Só Mariana Newlands parece capaz de colocar todo mundo debaixo de seu guarda-chuva, de bolar uma identidade ao mesmo abrangente e inconfundível, que vá garantir que todos os autores sejam reconhecidos pela mesma chancela. Uma espécie de marca de qualidade: onde o leitor titubeia ante um escritor que ainda patina em seu ofício, a capa dá aquele empurrãozinho que faltava para a aquisição do livro.
por Rafael Lima
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
O boom literário
>>> O “boom literário” no Brasil é conseqüência da criação dos weblogs ou isso aconteceria mesmo sem tal tecnologia? Pode parecer uma pergunta boba, mas “a coisa” não é tão simples assim. Afinal, quem escreve o faz porque tem uma inquietação que o leva a escrever. E não porque tem um blog. Ainda assim, é inegável que a internet tem sido uma ótima ferramenta para os escritores e para a literatura.
por Rafael Rodrigues
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Leitores (e, não, autores) novos
>>> Autores novos são responsáveis por formar, ainda que não queiram, a referência contemporânea da literatura brasileira (denotando a interferência cada vez maior da internet, com textos curtos e segmentados). E o fazem para vários leitores, sejam eles clássicos, alternativos ou obsoletos. Mas sobretudo para uma espécie em particular... Você já ouviu falar em novos leitores?
por Ana Júlia Muniz
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
A Física da nova geração de autores
>>> Sim, você, novo autor, tem o direito de escrever coisas ruins, coisas pela metade, coisas bonitas mas chatas, coisas feias mas interessantes, livros de sucesso... Tem inclusive o direito de gostar ou desgostar de qualquer obra. É preciso, no entanto, escrever com prazer, pois desenvolvendo suas ferramentas literárias com perfeição, pode ter certeza de que está no caminho certo.
por Ram Rajagopal
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
>>> Fui tão irreverente quando conheci Hilda Hilst – o primeiro em muitos anos que não se jogou a seus pés logo que a viu, e que tampouco pediu para que "pelo amor de Deus" comentasse seu livro – que fui convidado a morar consigo e ser seu secretário. Assim, durante pouco mais de dois anos, uma das minhas tarefas foi: ler e selecionar os livros que pretensos "novos autores" enviavam para a mestra...
por Yuri Vieira
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
Novos escritores? Onde?
>>> Falar sobre os novos escritores é uma das ocupações prediletas de muitos jornalistas e críticos de literatura. Para tanto, é preciso admitir que existam novas pessoas que escrevem bem no cenário literário a ser considerado. Então, se existem, onde estão? Cadê as editoras que os publica? Cadê seus textos nos jornais, nas revistas? Não existem. Cadê seus nomes nas bocas dos bibliotecários? Sei não.
por Marcelo Maroldi
+ 26 comentário(s)
Leia
Mais
|
Novos autores: literatura, autonomia e mercado
>>> Um curso superior de Formação de Escritores vai ser oferecido a partir da metade do ano pela Unisinos, uma universidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Parece lógico que a proposta venha do Rio Grande do Sul. Tenho a sensação de que o estado, hoje, é um dos maiores celeiros de novos autores. Uma hipótese confirmada pelo coordenador do curso, o poeta Fabricio Carpinejar.
por Adriana Baggio
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
De como alguns de nós viraram escritores
>>> Blog: foi essa interface simples e gratuita que alavancou a produção, mais do que de escritos, de escritores. Houve quem quisesse dizer que estava ali uma geração autocentrada. E não é que é? Fazer o quê? Em alguns casos, funcionou. A internet e as editoras portáteis para fins particulares foram parceiras. Galgamos, alguns, os degraus das editoras conhecidas. As almas não eram, de fato, pequenas.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Escritores, autores ou o quê?
>>> O intento de escrever sobre autores novos é tarefa quixotesca porque a base de partida para tal empreitada é muito diversificada e, por isso mesmo, sempre vai faltar algo. Como avaliar uma geração de escritores que se formou nos anos 80 e 90 e nos últimos 10 anos desabrochou para o público? Aliás, existe mesmo uma nova geração de escritores e/ou autores que podemos identificar como "novos"?
por Lucas Rodrigues Pires
Leia
Mais
|
Para você que escreve e tem mais ou menos 30 anos
>>> Você participa de uma oficina literária, arrisca escrever e divulgar alguns contos, publica um ou dois livros individuais, começa a ser comentado, lido e procurado para comentar e ler, entra numa associação de escritores, tudo isso e você tem mais ou menos 30 anos. De repente, alguém lhe pergunta: "Você é um destes escritores da nova geração, a geração 2000, a geração do computador?".
por Marcelo Spalding
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Spamzines, blogs e literatura
>>> Muito do que li e consumi nos últimos anos veio de blogs. Foram resenhas, opiniões e citações soltas que despertaram em mim o interesse de, por exemplo, comprar determinado livro ou de ouvir certa música. Também já me emocionei, já chorei, já senti raiva lendo blogs. Por tudo isso, não vejo muita diferença entre ler um bom post e ler um texto de algum autor consagrado.
por Ana Eliza Nardi
+ 10 comentário(s)
Leia
Mais
|
Autores novos reloaded
>>> Autores novos, relaxem: se vocês forem bons mesmo, um dia eu hei de reconhecê-los! Livro vai, livro vem – de repente, alguém me pega no contrapé... O Daniel Galera, em Mãos de Cavalo, por exemplo. Sinceramente, eu espero que a Geração 00 ainda renda muitos outros Daniéis-Galera; mesmo sabendo que só vai conseguir quem continuar escrevendo apesar de todos os contratempos (apesar de críticos como eu...).
por Julio Daio Borges
+ 7 comentário(s)
Leia
Mais
|
Novos autores na poesia brasileira
>>> Parece título de ficção científica. Geração 2000. Ela chegou? Aproxima-se, enfim, oferecendo algo inédito, tecnológica? Quero pensar aqui na consistência dessa tal Geração 00 na poesia brasileira, se é que assim podemos chamá-la. Não digo poesia brasileira contemporânea, pois aí seria necessário abranger todos que estão vivos e inseridos numa produção poética, o que não é o caso desta conversa.
por Elisa Andrade Buzzo
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
A nova literatura
>>> Se você quiser conhecer os melhores escritores da atualidade, não tenha dúvidas: procure na internet. É aqui que estão os escritores jovens e inovadores, que têm explorado a telinha do computador como suporte para as histórias. A revolução que se opera agora, com a internet, é equivalente àquelas que ocorreram quando surgiu a escrita e quando foi criada a imprensa. A nova literatura está na web.
por Gian Danton
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Não existem autores novos
>>> Eis que a novidade dos autores novos acabou e é hora de contar os prejuízos. O esforço de se criar uma nova geração literária foi em vão. Deram a esta nova geração títulos que pareciam nomes de boates da moda, como 00. Mas, infelizmente, os escritores desta fornada mal assada se mostraram mesmo zeros à esquerda. Tenho batido nesta tecla há algum tempo, mas já não tenho esperança de ser compreendido.
por Paulo Polzonoff Jr
+ 15 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|