|
Os dez mandamentos do leitor
>>> Fiquei pensando: não creio que possa indicar dez livros para o leitor iniciante. Indicar livros é uma atividade que exige um altíssimo nível de conhecimento do gosto da pessoa. Mas pensei em dez atitudes que irão ajudar a encontrar o prazer na leitura. Resolvi então listar os meus dez mandamentos como leitor, ou as dez atitudes que me ajudam a ler com prazer, inclusive fora da literatura de ficção.
por Ram Rajagopal
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
Ascensorista para o arranha-céu da literatura
>>> Sem conseguir controlar minha iniciativa, entrei no elevador silenciosamente: “Mas que raios estou fazendo neste lugar?”. A porta fechou e a ascensorista magra, com cabelos castanhos e compridos, e uma postura elegante, levantou o chapéu preso por um cordão entre o queixo e a garganta, num gesto de cortesia. "Subindo..." "Para onde você está me levando?" "Não se preocupe... você terá uma surpresa agradável."
por Vicente Escudero
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
Dez obras da literatura latino-americana
>>> Não é demais afirmar que a literatura latino-americana está no auge. Não é por menos: muitas obras de seus principais autores estão sendo relançadas no Brasil, pois muitas delas não eram reeditadas aqui com novas traduções desde os anos 70, o que é surpreendente em se tratando de um país no centro do continente e que tem essa literatura como a mais próxima de sua realidade.
por Marília Almeida
+ 6 comentário(s)
Leia
Mais
|
Revisitar-se ou não, eis a questão
>>> O exercício de revisitação do próprio texto é uma lição de humildade para muito escritor iniciante. Escrever é como esculpir e, por isso, um escritor não pode ter pudor nem preguiça de ler quinhentas vezes o que escreveu, de melhorar algo aqui e ali, reescrever capítulos inteiros e retomar textos anos mais tarde. Na escrita, busca-se uma perfeição que a gente sabe que nunca será alcançada.
por Pilar Fazito
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Um plano
>>> Não que eu pense muito em ter filhos, mas gosto de ficar planejando as coisas e já planejei toda a educação que darei aos meus. É verdade que ainda terei de aprender boa parte do que pretendo ensinar a eles – como golpes mortais com a palma da mão – mas acho saudável ter este tipo de preocupação, em vez de esperar que um colégio caro os ensine a dar valor ao que realmente se deve dar valor.
por Eduardo Mineo
+ 6 comentário(s)
Leia
Mais
|
A Pirâmide B
>>> Uma das coisas que a gente acaba descobrindo, com o tempo, é que uns noventa e cinco por cento dos livros de ficção são muito parecidos. Tipo, você leu um, leu todos. Os livros se agrupam em função de parentesco, gênero, estilo, etc., e se amontoam em pirâmides. O livro que está no topo geralmente é o livro que originou toda a literatura que vem na sua cola, ou seja, o resto da pirâmide.
por Guga Schultze
+ 11 comentário(s)
Leia
Mais
|
Oficina intensiva em 10 contos
>>> Se tem discutido muito o que é necessário para se tornar bom escritor, e talvez o único consenso seja: é preciso ler. Mas não simplesmente ler, é preciso saber o que ler, ter boas chaves de leitura, se possível discutir o que se lê. Assim são nas oficinas de criação literária, que hoje proliferam assustadoramente. Pois este artigo é um serviço a todos os candidatos a escritor.
por Marcelo Spalding
+ 10 comentário(s)
Leia
Mais
|
Meu cânone furado
>>> De que adianta levar os clássicos a leitores que estão a quilômetros da possibilidade de compreensão e entretenimento que eles podem oferecer? Mas listas temáticas podem ser divertidas. Não me atrevo a fazer nenhuma, mas convido meu leitor a passear no meio das prateleiras onde estão meus livros mais queridos. Não há pista melhor de como os livros podem fazer alguém amar a literatura.
por Verônica Mambrini
+ 6 comentário(s)
Leia
Mais
|
Livros do amanhã
>>> Quando eu tinha uns 12 anos ainda se usava encerar a casa e depois espalhar um monte de jornais pelo chão. Numa dessas ocasiões vi algo que me interessou num dos jornais espalhados. Era uma artigo sobre histórias em quadrinhos, mais especificamente sobre O Fantasma. Não tinha a noção de que os gibis, tão desprezados, pudessem ser assunto de um artigo em jornal, quanto mais de um livro.
por Gian Danton
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
10 livros de jornalismo
>>> Uma boa orientação pode alavancar a leitura de iniciantes aventureiros. Trombei com uma pilha de títulos sobre (e de) jornalismo durante minha formação, mas poucos são inesquecíveis, de verdade. Encontrei-os como agulhas no palheiro. As obras ruins e medianas hoje não passam de uma vaga lembrança, enquanto que as boas – as que fizeram diferença – estão impregnadas na minha vida.
por Tais Laporta
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
Minhas caixas de bombons
>>> Lembro que na agenda do colégio tinha umas frases sobre como se preparar para ler um livro. Como eu era CDF, devo ter sido a única que lia a agenda. Dizia que o livro é como um amigo e que você tem que ser apresentado a ele antes de estabelecer um contato maior. Por isso, antes de correr ao primeiro capítulo, orientava a demorar-se na capa, prestar atenção ao nome do autor e/ou do tradutor, olhar a contra-capa...
por Adriana Carvalho
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Um guia para as letras
>>> Eu, que nunca fui muito fã de livros infantis, juvenis ou de histórias em quadrinhos – quando dei por mim já estava lendo livro "de adulto" –, indicaria a iniciantes na literatura cinco livros de autores nacionais e cinco de estrangeiros. Nada em demérito da literatura infanto-juvenil. É que como cada um acha que sua experiência é a mais frutífera e deveria ser copiada pelos outros, não vou fingir ser exceção.
por Daniel Lopes
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|