ESPECIAIS
Quarta-feira,
11/2/2009
Melhores de 2008
Colunistas
|
|
|
|
2008 e os meus CDs
>>> Aqui vai a lista dos discos que me acompanharam em 2008. Como nos anos anteriores (2006 e 2007), podem ou não ser os "melhores"; mais importante é que estiveram comigo em diferentes momentos. Deixei de lado alguns (inclusive os que ainda não consegui ouvir), colocando aqui os que me marcaram de alguma forma, num ano em que prestei mais atenção nos artistas estrangeiros.
por Rafael Fernandes
Leia
Mais
|
Meus melhores discos de 2008
>>> Apesar de ter decidido no mês de maio qual seria o meu disco do ano de 2008, algumas boas surpresas foram aparecendo nos meses seguintes. Tão boas que eu, que nunca me arrisquei a escrever sobre música aqui no Digestivo, resolvi fazer minha lista de melhores CDs de 2008, fechando, assim, a minha trilogia dos melhores, iniciada com os filmes e seguida pelos livros.
por Rafael Rodrigues
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
O melhor de 2008 ― literatura e cinema
>>> 2008 foi o ano em que finalmente pudemos discutir um livro que muitos tinham lido, ou que muitos tinham ouvido falar e sabiam do que se tratava e que era escrito por um escritor, não por uma Bruna Surfistinha. 2008 foi o ano de um livro escrito em 2007: O filho eterno, de Cristovão Tezza. Só isso já bastaria para que escondêssemos nossas previsões apocalípticas na gaveta.
por Milton Ribeiro
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Balanço geral de 2008
>>> Fazer o balanço de um ano parece simples. E, mesmo que sua festa de fim de ano não seja lá tão tradicional, acredito que a retrospectiva do ano que passou é fatal para qualquer um. Seja ela registrada na cabeça, na agenda, ou compartilhada com amigos, familiares e internautas, fica difícil escapar, já que o mundo (ou a mídia) conspira para este movimento de revival.
por Débora Costa e Silva
Leia
Mais
|
A crise de 2008
>>> 2008 foi o ano da crise, uma crise financeira tão profunda e tão grave que, na opinião de alguns, é equivalente ao crash de 1929. Essa crise parece ter sido não só na economia, mas até mesmo na cultura. Mas nem tudo está perdido. Barack Obama foi eleito presidente dos EUA (e espera-se que ele seja em tudo oposto a Bush) e 2008 até que teve alguns destaques positivos em termos culturais.
por Gian Danton
Leia
Mais
|
Meus melhores livros de 2008
>>> Com o passar dos anos consegui cerca de dez leitores que elogiam meus textos, agradecem minhas indicações de livros etc. E eles ficam cobrando, enviando e-mails, ligando para o telefone aqui de casa, gritando quando me veem do outro lado da rua "Rafael, cadê a sua lista dos melhores livros de 2008?". Eis que, finalmente, consegui listar os melhores livros que li em 2008.
por Rafael Rodrigues
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
2008, o ano de Chigurh
>>> Em Onde os velhos não têm vez, de Cormac McCarthy, a caçada pelo dinheiro acompanha o estilo das narrativas bíblicas, carregando a tensão a uma continuidade quase insuportável. A aridez da linguagem, apesar de funcionar como estilo, representar o desamparo dos personagens e a escassez das vidas secas no deserto, sobrecarrega a narrativa, mas não a compromete.
por Vicente Escudero
Leia
Mais
|
Meus melhores filmes de 2008
>>> Para esta minha lista de "melhores filmes de 2008", selecionei apenas três produções. É um número ímpar (gosto de números ímpares) e acho que é o bastante. Além de não ser um grande prejuízo sair da locadora com três DVDs alugados, caso alguém ainda não tenha assistido a nenhum deles e resolva fazer isso após ler o texto. Mas deixemos de conversa e vamos aos filmes, por ordem cronológica.
por Rafael Rodrigues
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Capitu, a melhor do ano
>>> Desde o princípio acreditei que a microssérie Capitu seria um sucesso, digna dos melhores do ano. Antes de assistir ao primeiro capítulo, li que o argumento defenderia um ponto de vista específico, o da traição da Capitu. Pensei: "vai arrepiar os acadêmicos e os conservadores". Mas depois concluí que não havia problema, é exatamente isso que todos nós leitores fazemos, escolhemos uma interpretação.
por Marcelo Maroldi
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Queridos amigos
>>> A televisão aberta, para mim, se resume a jogos de futebol e programas jornalísticos. Mas em 2008 foi justamente um produto de nossa tão contestada, amada e odiada teledramaturgia que me fez esquecer que a TV brasileira é ruim e que ela pode ser boa. Estou falando de Queridos amigos, minissérie da Rede Globo baseada no livro Aos meus amigos, de Maria Adelaide Amaral.
por Luiz Rebinski Junior
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
1998 ― 2008: Dez anos de charges
>>> Mesmo que o Digestivo não fale de futebol, esse foi o meu gancho para entrar neste Especial Melhores de 2008. Quando foi anunciado, fiquei pensando sobre quais leituras, filmes ou discos eu poderia escrever. Certamente seriam muitos, mas lembrei-me de uma coisa que foi mais especial para mim: Dois mil e oito. Ao fazer o tradicional balanço anual, percebi que foi um ano fantástico.
por Diogo Salles
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Retrospectiva de cabeceira
>>> Confesso que tenho aversão a retrospectivas e prefiro pensar nos planos para o futuro, a enumeração de desejos, saltar ondas e olhar para frente. Ainda assim, atendendo à proposta do Especial de fim de ano do Digestivo, deixo a seguir uma lista de dez livros que passaram pela cabeceira da minha cama em 2008 e que, de alguma forma, achei que mereciam uma vaga neste hit parade literário.
por Pilar Fazito
Leia
Mais
|
Fatal: o livro e o filme
>>> Começam as listas e especiais de final de ano, e desde já digo que o filme Fatal precisa estar nessas listas. E pelo nada que entendo do Oscar, estará entre os indicados em 2009. Fatal consegue ser bom até mesmo para quem leu O animal agonizante, antológica novela de Philip Roth em que foi baseado. Mas é claro que, para ser fiel à essência da obra literária, o filme não precisa ser igual a ela.
por Marcelo Spalding
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Algumas leituras marcantes de 2008
>>> Não são poucas as pessoas que me escrevem para relatar que têm se valido das minhas sugestões para escolher livros para ler e presentear. E não foi por outra razão que me animei a, neste já crepuscular 2008, compartilhar algumas impressões sobre livros lidos ao longo dos últimos meses, certo de que outras pessoas também poderão se interessar por eles e apreciá-los como eu.
por Luis Eduardo Matta
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|