ESPECIAIS
Sexta-feira,
5/3/2010
Melhores de 2009
Colunistas
|
|
|
|
Meus melhores discos de 2009
>>> Em 2009 o Placebo lançou o belíssimo Battle for the Sun. Nele, a voz de Brian Molko está mais firme, segura, sem alguns vícios vocais que ele tinha; as guitarras estão mais limpas, com menos efeitos de sintetizadores e pedais; a bateria, que tem um novo dono, agora é executada com mais técnica e deixa sua marca nas músicas. Battle for the Sun é o melhor disco do Placebo até aqui, e pode ser o divisor de águas da banda.
por Rafael Rodrigues
Leia
Mais
|
2009 e minhas leituras
>>> Feitas algumas ressalvas, Magical Mystery Tours é um bom livro. É bastante agradável para fãs dos Beatles e interessados no mercado e bastidores da música. Apresenta histórias saborosas, tiradas sarcásticas e um panorama da época a partir de uma pessoa que a vivenciou. A graça do livro não está na cronologia ou no cuidado com os fatos. Está em ser apenas uma versão da história e em como ela é contada.
por Rafael Fernandes
Leia
Mais
|
Meus melhores livros de 2009
>>> Cine Privê, de Antonio Carlos Viana (um dos melhores escritores em atividade no Brasil), conserva a qualidade dos seus livros anteriores. E é até um pouco difícil defini-lo, porque há nele um quê de engajamento, mas o autor não se diz engajado; há um tanto de otimismo em alguns contos, mas Viana se diz um pessimista irremediável; e há humor em algumas histórias, quando na verdade elas são tristes.
por Rafael Rodrigues
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
2009 e os meus álbuns
>>> The Mars Volta é uma das melhores bandas dos últimos anos. Mistura bem combinações quase improváveis: a complexidade, o arrojo e até os exageros do rock progressivo, mas sem ser tão "certinho". Tem um desleixo, uma sujeira e um ar sombrio que tem mais a ver com o punk. E ainda consegue juntar tudo isso com toques de psicodelia. O resultado é uma sonoridade que é a marca registrada da banda.
por Rafael Fernandes
Leia
Mais
|
Algumas leituras de 2009
>>> Uma batalha sem fim pelo bem. Pai e filho seguem uma caminhada sem fim em busca de uma civilização que tenha resistido à barbárie, vagando pelas cinzas dos Estados Unidos num planeta pós-apocalíptico. É esse o mote de A estrada, de Cormac McCarthy, romance no qual o autor se distancia de seus livros anteriores e do tema da aspereza do oeste americano (vide Meridiano de sangue e Onde os velhos não tem vez).
por Vicente Escudero
Leia
Mais
|
Minha lista possível
>>> Quando você vai ficando mais velho, a vida passa mais rápido. E não me venham dizer que isso é apenas "impressão". O tempo, quando você mais se aproxima do fim, vai ficando escasso. A semana passa voando. O dia não dá pro cheiro. O mês é só um punhadinho de dias ligeiros. E quando menos se espera, nós do Sul, Sudeste e mais alguns Estados brasileiros, já estamos tendo que enfrentar uma hora a mais de sol.
por Luiz Rebinski Junior
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
2009: intolerância e arte
>>> 2009 foi um ano de retrocessos e censuras e intolerâncias, mas também foi um bom ano, com bons filmes, bons quadrinhos e bons livros. No final,a arte parece ter vencido as hordas da irracionalidade. Uma das primeiras boas novidade de 2009 foi Up, a nova animação da Pixar. Atualmente, o nível das animações melhorou muito. A maioria dos estúdios faz filmes bons. Mas só a Pixar faz obras-primas.
por Gian Danton
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Meu Oscar vai para...
>>> Se 2008 foi de resolver uma série de coisas, 2009 foi cheio de realizações, mas lotado de desgastes e pequenas frustrações acumuladas. Quanto custa alugar uma caçamba dessas que ficam estacionadas no meio-fio? Uma ou duas dessas devem resolver meu problema de retirar entulho de cima de 2009. Leve logo, moço. Leve logo esta tranqueira. 2010 vem aí e quero estar ajeitadinha pra ver se consigo seduzi-lo.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Algumas leituras marcantes de 2009
>>> Reconheço que sou um resenhista inepto. Sempre acho que falei de menos ou que me escapou algum dado importante que merecia ser citado. De todo modo, a listagem a seguir serve para que os que não tiveram a oportunidade de ler os livros comentados possam conhecer, ao menos, uma breve introdução das suas tramas e, com isso, se aventurar a lê-los por inteiro. É o meu objetivo.
por Luis Eduardo Matta
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Previsões
>>> Em 2010, meia dúzia de celebridades vai dar mancada no Twitter e ficará um pouco mais célebre por causa disso. Em 2010, famoso deixará definitivamente de ser adjetivo para ser considerado um substantivo. Em 2010, a audiência da Globo terá novo recorde negativo, e ainda assim todo mundo à sua volta saberá o nome do protagonista da novela das oito, e achará pedante você fingir que não sabe.
por Marta Barcellos
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
2009: enfim, um ano musical
>>> 2009, que surpresa. Um ano estranho em diversos aspectos, curioso em outros, mas particularmente interessante no rock. Depois de dez anos de letargia musical, uma lufada de ar fresco, enfim. Foi neste último ano da década que observamos algumas bandas mantendo suas carreiras com trabalhos que, se não arrancaram suspiros dos fãs e da crítica, fizeram jus às suas discografias.
por Diogo Salles
Leia
Mais
|
A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb
>>> O "cisne negro", em uma das muitas definições de Taleb, é um outlier ou, em bom português, um "ponto fora da curva". É um acontecimento, ou uma ocorrência, de extrema raridade, que provoca um impacto violento e para o qual, posteriormente, tendemos a olhar "em retrospecto". Como o de 11 de Setembro ou a ascensão do Google, os cisnes negros não podem ser previstos, e grande parte de seu impacto reside nisso.
por Julio Daio Borges
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|