ESPECIAIS
Quarta-feira,
22/9/2010
Melhores de 2000-2009
Colunistas
|
|
|
|
Os piores músicos da década
>>> Festa de família. O tio chama todo mundo para ver sua filha tocando a música que acabara de aprender. Com quatro acordes bem treinadinhos ela se esforça. É até simpático, mas o pessoal aplaude por educação. As tias avós adoram, claro. Os mais bêbados dizem que ela é maravilhosa. É mais ou menos esse o papel de Mallu Magalhães na música brasileira. Mas, por enquanto, ela é café com leite.
por Rafael Fernandes
+ 12 comentário(s)
Leia
Mais
|
Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 4
>>> A banda Mantiqueira é uma seleção de músicos que joga bonito e ainda ganha o campeonato. É uma big band bem brasileira que transita com tranquilidade em estilos diversos, indo de uma veia mais jazzística até climas brasileiros diversos. Com direção artística de Nailor Proveta, um dos maiores músicos brasileiros, o álbum Terra Amantiquira tem grandes músicas, belos arranjos e performances precisas dos músicos.
por Rafael Fernandes
Leia
Mais
|
Shows da década (parte 2)
>>> Todos temos aqueles shows que sonhamos em ver algum dia. Alguns desses sonhos não podem mais ser realizados. Se já não posso ver Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan ou Miles Davis, acredito que eu já tenha ido à maioria dos artistas e bandas (ainda vivos) que admiro. Mas mesmo assim sempre ficam faltando alguns. Ainda quero ver minhas bandas grunge favoritas, Alice in Chains e Soundgarden.
por Diogo Salles
Leia
Mais
|
Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 2
>>> In Rainbows é a síntese do som do Radiohead. Sempre tendo como foco a canção, ele não deixa espaço para experimentações vazias. É um disco que varia do rock sujo, em "Bodysnatchers", à melancolia singela de "Videotape". Passa ainda por "Jigsaw falling into place", com arranjo crescente, pela bela e enigmática "All I need" e pelos violões acompanhados de orquestração de "Faust arp", entre outras.
por Rafael Fernandes
Leia
Mais
|
Shows da década (parte 1)
>>> Ir a shows é quase uma obsessão para mim, sobretudo quando é um artista ou banda que ainda não tive a oportunidade de ver ao vivo. Minha saga em shows até que começou tarde, precisamente no dia 16 de setembro de 1994. Aos 18 anos, meu queixo caiu ao ver o Yes, uma de minhas bandas favoritas (e com a melhor formação, a meu ver), no palco. Aquilo me despertou para algo definitivo.
por Diogo Salles
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Meus álbuns: '00 - '09 ― Pt. 1
>>> O que define uma seleção de melhores álbuns musicais da década? "Qualidade"? Critérios técnicos? Relevância? Egocentrismo? Hype? No final das contas, nosso gosto, claro. E o que fica são aqueles discos que nos marcaram e nos acompanham até hoje. Apesar das várias opções, fazer esta lista não foi tão difícil, mas enfrentei a dificuldade da exclusão, o risco do esquecimento e, ainda, de arrependimentos futuros.
por Rafael Fernandes
Leia
Mais
|
Eric Clapton ― envelhecendo como um bluesman
>>> Falar em "melhores da década" é um tema amplo. Para não atirar para todos os lados, prefiro colocar essa pauta num plano mais fechado. Em diversos textos que escrevi, procurei analisar o cenário musical de diferentes maneiras, mas todos eles tinham um ponto de convergência: essa primeira década do milênio foi de uma pobreza musical quase inverossímil. Pelo menos no que tange o mainstream.
por Diogo Salles
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Os filmes mais significativos da década
>>> De 2000 a 2009 o mundo girou mais de 3.650 vezes em torno de si mesmo, sem contar os anos bissextos. Inúmeros fatos desastrosos, maravilhosos, repugnantes, fantásticos aconteceram. Entre eles, o lançamento de muitos filmes. Mas, no meio desses muitos, poucos realmente merecem destaque. E eu, como uma boa cinéfila, me incumbi da tarefa de eleger os melhores da década.
por Taís Kerche
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
O melhor da década na literatura brasileira: prosa
>>> A literatura infanto-juvenil atravessa a década com uma vitalidade impressionante, e Adeus contos de fadas, de Leonardo Brasiliense, é um exemplo de livro feito para adolescentes que pode ser lido por toda a família. Reunião de setenta e duas histórias com mais ou menos cem palavras, surpreende pela explosão possível a partir de verdadeiras pérolas, pequenas e valiosíssimas.
por Marcelo Spalding
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|