PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Quarta-feira,
6/10/2021
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
|
|
MAB FAAP ABRE MOSTRA COM TEMÁTICA INDÍGENA
O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abre no dia 13 de outubro a exposição Mbya reko – Jaraguá é Guarani. A mostra reunirá fotografias e pinturas que retratam o modo de vida do povo Guarani Mbya, que vive no Pico do Jaraguá, um território conhecido como Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo. Com curadoria do professor e diretor da área de Comunicação da Faculdade Armando Alvares Penteado, Rubens Fernandes Junior, também crítico em fotografia, a exposição ficará em cartaz até 14 de novembro.
As obras são de autoria dos artistas Rafayane Carvalho, Dinas Miguel e Thiago Carvalho. A mostra também conta com a participação do jovem artista, fotógrafo, realizador audiovisual e comunicador Guarani, Richard Wera Mirim, que encontrou na arte da fotografia e do cinema um caminho para expressar o modo de vida e a luta do seu povo, além de incentivar outros jovens a seguir o mesmo exemplo.
Saiba Mais
por Assessoria de imprensa
6/10/2021 às 10h11
|
|
Autobiografia e ficção fazem a Terça Aberta no Kasulo
A Terça Aberta no Kasulo de outubro, que acontece no dia 5, às 19h, em live transmitida pelo Instagram diretamente do espaço - https://www.instagram.com/_kasulo/ , apresenta duas performances: “Permissões e Frequências”, de Alexandra Tavares e Eduardo Joly, e “Ambulatorial”, de Amanda Correa. Na sequência, rola conversa com os artistas, mediada por Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança), curadoras do projeto.
“Permissões e Frequências”, concebida e interpretada pela atriz e dançarina Alexandra Tavares, com dramaturgia sonora e audiovisual de Eduardo Joly, traz uma mulher e sua estranha obsessão em ser invadida por infinitos.
“Ambulatorial”, solo autobiográfico de Amanda Correa, sobre a rotina de tratamento em um Ambulatório de Transtorno Alimentar, evoca o debate acerca da construção dos padrões de corpos femininos na contemporaneidade.
Projeto contemplado pelo Proac – para manutenção e modernização de espaços culturais – SCEC/SP.
Saiba Mais
por Elaine Calux
4/10/2021 às 16h44
|
|
SOMOS LIVROS: nova editora surge dos questionamentos gerados pela pandemia
Com obras que trazem pensamentos clássicos e contemporâneos, a SOMOS LIVROS chega ao mercado editorial com o objetivo de inspirar, compartilhar ideias, propor reflexões e despertar para novas visões de mundo. Em um momento tão complexo da História, a editora SOMOS Livros se volta ao diálogo com pessoas extraordinárias, cientistas, pensadores, filósofos, poetas, professores, psicanalistas e contadores de histórias capazes de nos ajudar a ressignificar a vida. Um convite para reconstruir o olhar e alimentar questionamentos. A SOMOS Livros é o novo empreendimento do Grupo Editorial da DarkSide Books.
Entre os títulos do catálogo da nova editora, há prestigiados autores nacionais e internacionais, clássicos modernos e relatos pessoais. De forma inovadora, os livros serão sempre lançados em ciclos temáticos acompanhados de discussões online promovendo uma transformação pessoal compartilhada.
Neste primeiro ciclo de lançamentos, se destacam títulos dedicados aos filósofos estoicos com
Saiba Mais
por assessoria
4/10/2021 às 12h01
|
|
Conto PROFUNDIDADE, de Maurício Limeira, receberá leitura dramatizada em evento do site Bye Bytes
Idealizado pela escritora e modelo Elisa FS, o site de horror/sci-fi Bye Bytes lançou edital para o concurso literário Mês das Criaturas, em que selecionou contos de horror de vários autores para leitura dramatizada em seu canal no YouTube. PROFUNDIDADE, conto do carioca Maurício Limeira envolvendo uma jovem que, na busca pela tal profundidade, não obedece limites em suas saídas noturnas, até que vive uma experiência sobrenatural, foi selecionado. Será exibido no canal do Bye Bytes em 05/10/2021, às 22h.
Saiba Mais
por Maurício Limeira
29/9/2021 às 15h51
|
|
Site realiza mapeamento e preservação de memória da amplificação de reggae no país
Em 2019, os paulistanos Daniella Pimenta e Natan Nascimento lançaram um catálogo ilustrado, “Mapa Sound System Brasil”, contemplando mais de 120 reggae sound systems brasileiros inspirados não só na Jamaica, mas na cultura diaspórica do reggae e dub que se expandiu na Europa.
Tanto o catálogo quanto o Portal Mapa Sound System Brasil, que foi ao ar no dia 25 de setembro, são frutos de um projeto iniciado em 2015 no site Groovin Mood, em que Daniella é editora.
O Portal é uma extensão mais completa do projeto, e que tem como objetivo realizar um trabalho de registro e preservação de memória da cultura sound system, que em cada região do país se funde à cultura local trazendo aspectos únicos e especiais.
O projeto foi realizado com fomento do Edital de Apoio à Criação Artística - Linguagem Reggae, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Saiba Mais
por Conteúda Comunica
27/9/2021 às 19h42
|
|
Show inédito do Filó Machado Sexteto tem exibição online no dia 30 de outubro
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta show do Filó Machado Sexteto, no dia 30/10, com exibição no YouTube / FilóMachado, às 21h. O acesso é grátis, integrando a programação do #CulturaEmCasa. Com 60 anos de carreira, Filó Machado é reconhecido pelo virtuosismo como multi-instrumentista, pela originalidade e criatividade nas suas composições, pela interpretação e timbre personalíssimo e também pela força de seu canto. Para a apresentação, Filó Machado se debruçou sobre um repertório de músicas autorais, compostas ao longo da carreira, que nunca foram registradas em gravações. Algumas foram apresentadas em shows ao vivo e outras serão apresentadas em primeira audição. O programa do show traz ainda duas canções de seu neto Felipe Machado, que o acompanha em shows, turnês e gravações. O sexteto é Filó Machado (voz/violão), Felipe (violão), Sergio Machado (bateria), Rubem Farias (baixo), Jota P (sopros) e Fábio Leandro (piano).
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
27/9/2021 às 18h35
|
|
Teatro Sérgio Cardoso recebe As Conchambranças de Quaderna de Ariano Suassuna
Com direção de Fernando Neves, As Conchambranças de Quaderna, obra de Ariano Suassuna, ganha sua primeira montagem paulistana. O espetáculo estreia no dia 18 de outubro (segunda, às 19h) no Teatro Sérgio Cardoso (Sala Pascoal Carlos Magno), equipamento vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte. Na temporada presencial os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). A transmissão online é gratuita pela plataforma Sympla Streaming (mais informações no serviço). A montagem traz o universo fantástico de uma farsa de circo sertaneja com pitadas de pura realidade cômica. Neste espetáculo Suassuna transporta para o palco o personagem Pedro Dinis Quaderna, de seu Romance d’A Pedra do Reino, lançado em de outubro de 1971, em Recife, um ano após o lançamento do Movimento Armorial. Portanto, Quaderna completa 50 anos junto ao lançamento do espetáculo. Trata-se de uma comédia de caráter popular e de diálogo direto...
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
24/9/2021 às 18h12
|
|
“Meus bichos do sertão”, da artista mineira Maria Lira, em exposição na AM Galeria
“Meus bichos do sertão”, da artista mineira Maria Lira, em exposição na AM Galeria
A mostra gratuita e com peças inéditas está em exposição, em Belo Horizonte, até 23 de outubro
A partir deste sábado, 25 de setembro, estará aberta a exposição gratuita ‘ Meus Bichos do sertão’, da artista mineira Maria Lira Marques, na AM Galeria, em Belo Horizonte. A mostra, que conta com texto de Rodrigo Moura, apresenta uma pequena parcela do imenso acervo que, há décadas, Maria Lira vem realizando em barro sobre papel.
Técnica
Maria Lira utiliza uma técnica original de pintura, na qual emprega diversos pigmentos minerais, os mesmos utilizados na cerâmica, misturados numa têmpera-cola aplicada com firmeza sobre o papel. A matéria prima utilizada por ela é recolhida da natureza, dos cupinzeiros brutos e do pedregulho duro. As cores em tons terrosos, como laranja e bege, criam um jogo de contraste nas peças.
Saiba Mais
por Hipertexto Comunicação
24/9/2021 às 14h39
|
|
Maurício Limeira fará parte do DICIONÁRIO DO PROFUNDO, da Ao Vento Editorial
Às vezes, palavras dizem muito mais do que aparentam, de maneira que seu significado transborda todos os limites estabelecidos pelas páginas de um dicionário. Com esse pensamento a editora Ao Vento Editorial lançou uma campanha na Catarse para a publicação impressa do DICIONÁRIO DO PROFUNDO, interessante obra onde cada verbete é descrito de forma literária/poética, dando um valor maior à palavra. A obra contém textos de 81 autores selecionados em edital, um para cada verbete, e o escritor Maurício Limeira participa com o verbete "Afeto".
Saiba Mais
por Maurício Limeira
22/9/2021 às 19h24
|
|
Longa documental retrata música e territorialidade quilombola
Com imagens captadas nas comunidades quilombolas do Beco dos Colodianos, de Casca e dos Teixeiras, em Mostardas, na península do litoral norte do Rio Grande do Sul, o longa "Canto Aberto" (título de trabalho), faz um trabalho de registro da cultura local. Além das cantorias de Ternos de Santos Padroeiros, o filme também mostrará outros aspectos da cultura, como o plantio das sementes tradicionais de milho catete e feijão miúdo. O trio de diretores Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux acompanhou os habitantes da região, situada entre a Lagoa dos Patos e o oceano, durante os meses de maio e agosto de 2021. O filme está em pós-produção e tem previsão de lançamento para 2022. A realização é do Ponto de Cultura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas (RS), com produção da Meio do Mundo Filmes de Porto Alegre. Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Fundação Marcopollo - Lei Aldir Blanc no 14.017/20.
Saiba Mais
por Isidoro B. Guggiana
22/9/2021 às 16h30
|
|
De Priscila Prade, Exposição Corpo em Quarentena abre dia 4/10
Exposição reúne 12 nus artísticos femininos e masculinos. Exposição da fotógrafa e produtora cultural resulta de autorretratos e grupo de estudos de fragmentos filosóficos sobre o erotismo, com base em textos eróticos de seus autores prediletos.
Corpo em Quarentena, de Priscila Prade, resulta de grupo de estudos artísticos de fragmentos filosóficos e imagéticos sobre o erotismo com base em textos eróticos de Georges Bataille e Hilda Hilst
CORPO EM QUARENTENA
Exposição Fotográfica e Lançamento de Livro
De 4 a 10 de outubro, das 14 às 20 h
No Espaço Cultural Brica Braque – r. Dr. Seabra, 900. V Madalena. De graça. Reserva de horário pelo whatsapp 11-9.6660-9120
Saiba Mais
por fernanda teixeira
22/9/2021 às 16h17
|
|
Peça leva público infanto-juvenil para o interior de um tribunal
Com estética rock e pós-punk, formas geométricas e exageradas, a peça - que estreia dia 2 de outubro, de graça, no Teatro Arthur Azevedo, cria o ambiente lúdico da cidade mágica de Rosa dos Ventos.
Encenação bebeu na fonte dos filmes Castelo Rá Tim Bim (Cao Hamburger) e O Estranho Mundo de Jack (Tim Burton). Projeto contemplado pelo PROAC Infanto-juvenil, tem quatro finais possíveis e coloca o público infanto-juvenil no interior de um tribunal.
A proposta é estimular o senso crítico por meio da apresentação para as crianças do funcionamento de um júri.
Temporada aos sábados e domingos às 16h. Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, S. Paulo. Gratuito.
Saiba Mais
por maria fernanda teixeira
22/9/2021 às 15h59
|
|
Denise Mattar fala sobre curadoria de exposição comemorativa pelos 60 anos do MAB FAAP
A curadora Denise Mattar, responsável pela exposição “Um celeiro de artistas – MAB FAAP 60 anos”, participa do próximo “Conversas no MAB”, que irá ao ar no dia 27/9, pelo canal da FAAP no Youtube. Denise falará sobre o processo de curadoria da mostra.
Denise Mattar foi diretora técnica do Museu da Casa Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e coordenadora de artes plásticas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como curadora independente, realizou mostras retrospectivas de artistas associados ao modernismo no Brasil como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Anita Malfatti, Yutaka Toyota, entre outros. Recebeu diversas vezes o prêmio de melhor exposição do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte e pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.
Saiba Mais
por Assessoria de imprensa
21/9/2021 às 16h02
|
|
Três solos transmitidos ao vivo fazem a Terça Aberta no Kasulo
A Terça Aberta no Kasulo de setembro, que acontece no dia 21, às 19h, traz três experimentos coreográficos em live transmitida ao vivo pelo Instagram diretamente do espaço https://www.instagram.com/_kasulo/ , ainda sem a presença de público: Urubatan Miranda apresenta “Negaça: autobiografia, memória e ancestralidade”, Lucas Pardin dança “Pra morar onde te cabia”, dirigido por Richard Pessoa, e Julio Françozo compartilha “Eu sou vulnerável”. Parte do “Projeto Kasulo em Diálogo”, na sequência rola uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação das curadoras Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).
O projeto foi contemplado com o Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Saiba Mais
por Elaine Calux
20/9/2021 às 16h02
|
|
Em show ao vivo Consuelo de Paula canta ao som de cello e violão e promete repertório de emoçõ
O ano de 2021 trouxe muito trabalho, criação e boas novidades para Consuelo de Paula, a começar por Maria Bethânia lançando o single “Sete Trovas”, canção de Consuelo em parceria com Rubens Nogueira e Etel Frota. A artista seguiu fazendo shows online, criando suas obras e atuando com parceiros musicais. Em outubro, ela chega com um show ao vivo, elaborado para celebrar a música que permeia toda a sua trajetória: Consuelo Maryákoré de Paula, direto do estúdio, que acontece no dia 16/10 (sábado), com exibição grátis pelo seu canal no YouTube, às 21h. Consuelo concebeu o espetáculo como um encontro de cordas - as cordas do seu violão com o cello de Adriana Holtz - no qual arranjos com violoncelo dão contornos eruditos às suas criações e interpretações inspiradas na cultura popular, e vice-versa, mostrando que não há fronteiras para a arte. Já pelo nome sabemos que o show traz composições do CD Maryákoré, mas o repertório vai além e, segundo ela, promete surpreender e emocionar o público.
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
20/9/2021 às 07h58
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|