PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Terça-feira,
19/3/2024
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
|
|
O Selo Editorial Série Mulheres da Editora Leader lança o livro “Mulheres Nucleares - Volume 1”
No mês de março, acontecerá o lançamento do livro “Mulheres Nucleares - Volume 1 - Edição Poder de uma História”, da Editora Leader. No dia 19, acontecerá a Premiação Selo Editorial Série Mulheres Nucleares, na Mansão Millazzo, em São Paulo. O lançamento será marcado pelo primeiro evento oficial, que acontecerá no dia 20 de março, às 19h, na Livraria Cultura Paulista. Já o segundo evento será na Livraria Travessa Leblon, no Rio de Janeiro, dia 22 de março, às 19h. Nas páginas de “Mulheres Nucleares”, são contadas histórias da resiliência, expertise e brilho das mulheres que moldam o futuro da energia nuclear.
De acordo com a CEO da Editora Leader, Andréia Roma, o livro emerge como uma obra pioneira, dedicada a enaltecer o papel fundamental das mulheres na área nuclear.
Saiba Mais
por Comunica PR
19/3/2024 às 10h58
|
|
Casa de Cultura do Parque inaugura o I Ciclo Expositivo 2024 com três mostras | 6 de abril, 14h
O I Ciclo Expositivo de 2024 da Casa de Cultura do Parque abre com três exposições, inéditas, reunindo nomes como Mônica Nador + JAMAC, Alberto Pitta [Diante do outro], Geórgia Kyriakakis [Veias abertas] e Marcus Vinícius [Gabinete para leituras horizontais e verticais]. A Direção Artística do espaço é de Claudio Cretti. CCP - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros/ quarta a domingo, das 11h às 18h.
Abertura sábado, 6 de abril, a partir das 14h.
Saiba Mais
por Silvia Balady
18/3/2024 às 16h35
|
|
Inscrições abertas para o Concurso de Roteiros e Argumentos do 12º FRAPA
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Roteiros e Argumentos do 12º FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. Considerado o maior do gênero da América Latina, o evento reúne anualmente na capital gaúcha centenas de roteiristas de todo o Brasil, além de convidados internacionais. O festival acontece de 4 a 8 de novembro de 2024, na Casa de Cultura Mario Quintana. O Concurso de Roteiros tem o objetivo de reconhecer e qualificar bons roteiros originais de ficção ainda não produzidos em duas categorias: Longa-Metragem e Piloto de Série - contribuindo com seu desenvolvimento, garantindo sua visibilidade e criando oportunidades para sua eventual realização. Com finalidade semelhante, o Concurso de Argumentos recebe argumentos originais de longa-metragem de ficção ainda não roteirizados. O Festival também dá continuidade ao já tradicional FRAPA[LAB], laboratório de roteiros feito em coprodução com o Projeto Paradiso.
Saiba Mais
por Isidoro B. Guggiana
18/3/2024 às 16h17
|
|
Lançamento Livro ' Tempos de Gabiroba'
Um contexto que joga luz sobre a infância e sobre afetos.
Aos dez anos de idade, a vida de "Alemãozinho" sofre uma reviravolta com a morte do pai. Desamparado, ele encontra abrigo em seis mulheres. Entre os rituais de luto, e visitas ao cemitério e os inusitados diálogos com os mortos, [Nome do Personagem] narra o breve período em que sua existência foi transformada de maneira radical. Com apenas oito anos, deixou para trás a inocência com experiências sexuais e, como tantos milhares de brasileirinhos, foi mais um a ser explorado no mercado de trabalho, ainda assim , o menino encontrou um refúgio pela literatura
"Tempos de Gabiroba", o segundo romance de Luiz Carlos Schroeder, publicado pela editora Besourobox, traz à tona essa cativante narrativa de amadurecimento e autodescoberta. O livro será lançado, nesta quinta-feira, dia 21/03, na Livraria da Vila, em noite de autógrafos.
Saiba Mais
por Katia Marchena
18/3/2024 às 14h01
|
|
Instituto Caleidos leva dança contemporânea para escolas de SP
Crianças professores e gestores de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo terão a oportunidade de vivenciar e apreciar a dança de uma maneira diferente. Nos meses de março e abril de 2024 estudantes e docentes de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo circularão pela sede do Instituto Caleidos por meio do projeto Leituras de Dança, elaborado e coordenado pelos diretores do Caleidos, Isabel Marques e Fábio Brazil. Esta é a quarta edição do projeto que já ocorreu em 2010, contemplado pelo ProAC, e em 2014, com apoio de fundo coletivo e em 2022 com apoio de Emenda Parlamentar. Ao todo, o projeto pretende atingir um público de cerca de 800 pessoas da rede municipal de ensino de São Paulo. O foco do projeto Leituras da Dança 2024 será a ludicidade nos processos artístico/educacionais.
O Projeto Leituras da Dança versão 2024 terá 22 apresentações de espetáculo de dança contemporânea, encontro de formação com professores/gestores e um seminário sobre dança e educaç
Saiba Mais
por Rhizome Comunicações
14/3/2024 às 20h22
|
|
Núcleo Boia de Dança apresenta solo 'Deusas' de Luma Preto no CCSP
Últimas Apresentações!
DEUSAS é um trabalho solo de dança que estará em breve temporada no CCSP dias 12, 13 e 14 de março às 21h. O trabalho é uma realização do Núcleo Boia de Dança, com criação e interpretação de Luma Preto, direção e concepção de Ilana Elkis. Com curadoria de Mark Van Loo, DEUSAS integra a programação deste mês junto à outras artistas da dança, em comemoração ao Mês da Mulher.
DEUSAS (2023-2024) é um braço da obra MUSA (2020-2022), que aqui se desmembra em uma versão solo, que busca refletir sobre coreografias impregnadas no corpo, a partir de valores culturais que ditam o ideal da mulher. A partir de um olhar sob a mulher na história da arte, da antiguidade à contemporaneidade, ambos trabalhos, propõem-se a instaurar uma discussão acerca da mulher como objeto-imagem, sob a perspectiva do olhar do seu consumidor- espectador, em um contexto patriarcal e ocidental.Após o término haverá um bate-papo com o público. Gratuito.
Saiba Mais
por Mara Ribeiro
13/3/2024 às 18h18
|
|
Terreiros Nômades promove encontro em escolas municipais com o mestre capoeirista Peroba
Nos dias 19 e 26 de março, terças-feiras, a N’Kinpa - Núcleo de Culturas Negras e Periféricas promove o Encontro Capoeira Angola e Ancestralidade, com Mestre Peroba, em duas escolas municipais da Zona Sul de São Paulo: respectivamente, na EMEF Ana Maria Alves Benetti e na EMEI Cruz e Souza, em dois horários, às 9h30 e às 13h30. A atividade é constituída por um bate-papo e uma vivência prática envolvendo os alunos e professores, na qual Mestre Peroba apresenta a capoeira no contexto da ressignificação da história do povo preto, mostrando que “antes da raiz vem a semente”. O mestre é também educador, mediador cultural, contador de histórias, percussionista e artesão com práticas ligadas a causas sociais; integra a Escola Cultural Capoeira Gerais - Mestre Mão Branca. Este Encontro integra o projeto TERREIROS NÔMADES - Macamba Faz Mandinga - Saberes Afrodiaspóricos nas Corporeidades da Cena que visa valorizar as culturas africanas, afrodiaspóricas e originárias colaborando para a aplicação
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
13/3/2024 às 18h06
|
|
São Lourenço recebe 1º Festival Viola Caipira – o Som das Minas Gerais
A cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, vai receber, entre os dias 22 e 24 de março, o 1º Festival Viola Caipira – o Som das Minas Gerais. O evento, criado com o objetivo de promover a cultura musical da viola caipira, resgatando e difundindo os saberes, linguagens e expressões musicais desse patrimônio mineiro, será realizado na Praça João Lage. A programação é gratuita.
Durante os três dias de festa, os presentes poderão conferir shows de artistas consagrados nacionalmente, como Pereira da Viola & Banda, Orquestra de Violas Arquinense e de Cássia, Marcelo Viola e Ricardo e Orquestra de Violeiros de São Lourenço. Também haverá um concurso de violas, com 40 duplas caipiras tocando músicas já conhecidas e concorrendo a prêmios que somam R$16,5 mil.
Informações completas no site www.realizaminas.com.br/festivalviolacaipira
Saiba Mais
por tatiana Rocha
13/3/2024 às 12h45
|
|
Indígenas é tema de exposição fotográfica de Dani Sandrini no SESI Ribeirão Preto
O SESI Ribeirão Preto apresenta, a partir do dia 26 de abril de 2024 (sexta-feira), a exposição Terra Terreno Território da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. Com visitação gratuita e acessibilidade, a exposição conta com piso tátil, audioguia, nove obras táteis e dez obras com audiodescrição. A mostra é composta por cerca de 50 obras de temática indígena, em dois agrupamentos fotográficos nos quais a artista utiliza duas técnicas artesanais de impressão fotográfica do século XIX para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades, no século XXI. No primeiro, a impressão é feita em papéis sensibilizados com pigmento extraído do fruto jenipapo (que muitos indígenas usam nas pinturas corporais), em um processo chamado antotipia (técnica que utiliza pigmentos vegetais como material fotossensível na impressão). São 10 obras emolduradas no tamanho 50x75cm. Já no segundo agrupamento, as imagens são impressas diretamente em folhas de plantas - taioba, singonio, ...
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
13/3/2024 às 09h49
|
|
Em peça, Cia Truks trata de poluição ambiental
A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculo Expedição Pacífico, que a
a CIA. TRUKS apresenta em escolas de Sumaré nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março com Patrocínio da PPG.
E.E. Professor Luis Henrique Marchi - Data: 18/03 às 10h30 e 13h30; E.E. Maria Rosa Carolino dos Santos - Data: 19 e 20/03 às 10h e 14h e E.E. Ângelo Campo Dall'Orto - Data: 25 e 26/03 às 10h e 14h
Espetáculo teatral para crianças a partir de 4 anos. Patrocinador - PPG. Link com fotos do espetáculo: https://postimg.cc/gallery/YtJjmCk
Link do espetáculo no site da Truks:
https://www.truks.com.br/espetaculos/expedicao-pacifico
Saiba Mais
por Ludmilla Ribeiro
12/3/2024 às 15h34
|
|
A 8a. edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz leva novamente toda a família para um dia ao ar
O maior Festival de Blues e Jazz do país chega à 8ª edição com grandes nomes da música em uma programação gratuita, ao ar livre, para curtir com a família e os amigos.
13/4 em São Paulo
20/4 Brasília
18/5 Recife
Desde 2015, quando teve sua 1ª. edição, levando aos palcos das principais capitais brasileira grandes nomes da música nacional e internacional em shows gratuitos, o Festival BB Seguros de Blues e Jazz tornou-se uma das atrações mais esperadas do calendário de festivais. Ao ar livre, o evento traz não apenas grandes shows, mas uma programação para curtir, de forma sustentável, os espaços verdes urbanos, convidando o público para um picnic ao som do melhor blues e jazz.
Entre outros nomes importantes, participaram deste marcante festival artistas do calibre de Robert Cray, Al Di Meola, Stanley Jordan, Nuno Mindelis, André Christovam, Arismar do Espírito Santo, Billy Cobham, David Liebman, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Blues Etílicos, Joe Louis Walker, Wallace Roney Quintet, P
Saiba Mais
por MAIC Comunicação
12/3/2024 às 10h11
|
|
3ª Bienal Black abre dia 27 de Março no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber a 3ª edição da Bienal Black (3BienalBlack), evento que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de artistas emergentes, principalmente mulheres. A abertura acontece no dia 27 de março de 2024, quarta-feira, às 19h, no Teatro Gonzaguinha, no centro. As exposições reúnem mais de 270 trabalhos de 225 artistas de todo o país e do exterior, divididos em seis espaços da cidade e programação virtual. Com entrada franca, as atividades vão até junho e incluem uma programação extensa. A iniciativa busca fomentar a narrativa de decolonialidade, proporcionando espaços alternativos de acesso e oportunidade no campo artístico. As atividades dividem-se entre o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Centro Cultural dos Correios, Cidade das Artes, Espaço Cultural Correios e Museu da História e da Cultura Afro-brasileira.
Saiba Mais
por Isidoro B. Guggiana
11/3/2024 às 21h17
|
|
Dia do Bibliotecário: crescem as buscas online pela profissão e pelo curso de biblioteconomia
No dia 12 de março é celebrado o Dia do Bibliotecário. A profissão, que em um primeiro momento remete a bibliotecas e livros, tem, na verdade, diversos outros espaços de atuação. De forma mais ampla, o bibliotecário é responsável por sistematizar informações por meio de técnicas de organização, classificação e catalogação. Essas informações podem ser referentes a livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos, de forma a monitorar a entrada, saída e permanência de cada arquivo, garantindo que esses registros resistam ao passar do tempo e se mantenham como um acervo vivo.
Neste cenário, as buscas no Google relacionadas à profissão vêm crescendo, com um aumento de 26% para a procura pelo termo “bibliotecário” no último ano, considerando o período de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024.
A pesquisa foi realizada pela Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, que buscou entender o cenário da profissão em vista da data.
Saiba Mais
por Aniele Bernst
11/3/2024 às 18h14
|
|
SIGNOS NA PAISAGEM NO CCBB RIO DE JANEIRO
Última sede da itinerância da mostra BIENALSUR 2023 no Brasil evidencia os olhares de artistas de diferentes origens sobre o impacto que as ações humanas vêm promovendo no planeta. Um dos exemplos notáveis da exposição é o vídeo da argentina Gabriela Golder, gravado no Cerro Mariposa (Valparaíso, Chile), que mostra a devastação provocada por um incêndio de enormes proporções, em 2015!
Signos na Paisagem reúne obras de Rochelle Costi e Dias & Riedweg (BRA); Gabriela Golder e Matilde Marín (ARG); Stephanie Pommeret (FRA); Alejandra González Soca (URY); Gabriela Bettini (ESP); Sara Abdu, Zhara Al Ghamdi e Hatem Al Ahmad (SAU). Os trabalhos problematizam a experiência de vida contemporânea e têm como chave a questão do meio ambiente. A mostra faz parte da 4ª edição da BIENALSUR, o evento cultural mais extenso do mundo – 18.730 km de arte contemporânea, em 28 países e mais de 70 cidades nos cinco continentes e dia 20 de março chega ao CCBB RJ.
(Foto: Gabriela Golder – Tierra Quemada)
Saiba Mais
por Meio e Imagem Comunicação
11/3/2024 às 11h47
|
|
Savana Dub vol. 2: coletânea de reggae traz 15 artistas e nomes como Marina Peralta e Solano Jacob
Em 2023, o coletivo MUC Sound reuniu 15 talentosos artistas do movimento sound system de São Paulo para criar a coletânea "Savana Dub Vol.2". Composto por 10 faixas cuidadosamente selecionadas, o álbum oferece uma jornada musical que convida os ouvintes a refletirem sobre uma ampla gama de temas, passando por questões sociais, econômicas e políticas.
Cada faixa de Savana Dub Vol. 2 é uma expressão vibrante de consciência social, amor, empatia e positividade. As músicas são um convite à reflexão e à ação, promovendo a união e o fortalecimento da comunidade. A coletânea traz nomes da nova geração do reggae brasileiro e também figuras já consagradas: Marina Peralta, Solano Jacob, Yagodu, Lillo de la Zikas, Mya Akoma, Ragg, Pump Killa, Caiuby, Funk Buia, Lanna, Sistah Mari, Emcee Lê, Winnit, Bestem e Éa Nilla.
Saiba Mais
por Minhocão Music
11/3/2024 às 10h40
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|