PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Segunda-feira,
26/8/2024
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
|
|
10º DOCSP: Mostra gratuita exibe documentários indígenas em São Paulo
Olá!
Hoje (26/08) começa o 10º DOCSP - Encontro Internacional e, em comemoração aos seus 10 anos, o DOCSP chega com uma programação gratuita com atividades presenciais nos dias 5, 6 e 7 de setembro, na Unibes Cultural (São Paulo). Serão exibidos dois filmes indígenas premiados ("A Transformação de Canuto", que acaba de ganhar quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado, e "Yvy Pyte - Coração da Terra"); além disso teremos masterclass, debates, estudo de caso e seminário com diretores, produtores e players de diversos países. Tudo gratuito e ao lado da estação Sumaré do metrô.
Mais informações no presskit abaixo!
Saiba Mais
por Gi Ismael (DOCSP)
26/8/2024 às 17h54
|
|
Exposição “Floresta Adentro” chegará ao MIS em 02/09 com fotos da renomada fotógrafa Sitah
No próximo dia 02 de setembro, a partir das 19h, teremos no Museu da Imagem do Som (MIS), a abertura da exposição “Floresta Adentro” e o lançamento do livro da fotógrafa Sitah, Ywãxtãn - A Grande Mãe Terra Sagrada, que conta com realização do Instituto Olga Kos de Inclusão em parceria com a artista.
O livro fotográfico fala sobre a Floresta Amazônica e seus mistérios sob o olhar da Sitah, que estuda a região e retrata as forças femininas da floresta, há mais de uma década.
Saiba Mais
por TAO PR | Catharina Castro
26/8/2024 às 16h55
|
|
São Paulo Escola de Dança: mais de 200 vagas disponíveis para cursos de extensão cultural
Interessados podem escolher entre seis opções de cursos com aulas aos sábados e carga horária de 32h ou 64h, conforme editais
A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com processo seletivo aberto para mais de 200 vagas nos cursos de extensão cultural. Todos os cursos são gratuitos e oferecem qualificação para quem quer se aprofundar em diversos temas e vertentes da dança. Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: Danças Brasil/África; Dança Moderna e processos de criação; Danças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicas; Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção; Balé adulto - básico; e Comissão de frente: criações e produções coreográficas.
As inscrições podem ser realizadas pelo site da São Paulo Escola de Dança.
Saiba Mais
por São Paulo Escola de Dança
26/8/2024 às 15h22
|
|
Projeto Recortes Culturais leva arte e educação para escola pública de São Paulo
Entre os dias 19 e 20 de agosto, os alunos da EMEF Prof. Antonio Sampaio Doria participaram do projeto Recortes Culturais, apresentado pelo Ministério da Cultura e SRV Produções, em parceria com a ONG ImageMagica e o patrocínio da Suhai Seguradora. O projeto levou inclusão cultural por meio de temáticas do cotidiano, mostrando o poder transformador da arte na vida de cada participante. Utilizando a metodologia da ImageMagica, cada momento foi capturado não apenas em imagens, mas em reflexões que perdurarão além das lentes das câmeras. Os alunos tiveram a oportunidade de se expressar, conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), refletir sobre a educação de qualidade e a importância da arte e cultura, além de deixar uma mensagem para o futuro. O projeto culminou em uma exposição das fotos registradas, acompanhadas de legendas criadas pelos próprios participantes, reforçando a importância da educação e da conexão humana.
Saiba Mais
por Alicia Frias
26/8/2024 às 12h31
|
|
Cia Truks faz apresentações gratuitas da peça infantil Pipo e Fifi em escolas de Guarulhos
Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA colocou o pé na estrada pelo País afora com o projeto Pipo e Fifi- Pronac 231661, com patrocínio da EcoRodovias, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. As apresentações acontecem entre 26 e 28 de agosto em escolas de Guarulhos.
Pipo e Fifi – Espetáculo teatral para crianças a partir de 3 anos.
LEI DE INCENTIVO: Pronac 231661
Projeto: Pipo e Fifi
Patrocinador: EcoRodovias, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal
Saiba Mais
por R. Monteiro
23/8/2024 às 17h41
|
|
Comédia 'Dicas para sofrer em paz' estreia no Sesc Copacabana
“Dicas para Sofrer em Paz” estreia 22 de agosto no Sesc Copacabana. Encenada por Lulu Carvalho, com direção de Ana Carolina Sauwen, a comédia propõe uma reflexão sobre as relações precarizadas de trabalho contemporâneas. Com muito humor e ironia, a peça escrita em parceria por elas fala sobre como anda nossa saúde mental na cultura de superdesempenho, que estimula e normaliza o excesso de trabalho com a auto exploração e a falsa promessa de autonomia e liberdade. As apresentações acontecem de quinta-feira a domingo, até 15 de setembro, com ingressos a partir de R$ 7,50.
No palco, duas personagens vivem situações paralelas, de realidades distintas, mas com algo em comum: o desejo da autorrealização profissional. De forma divertida, a peça fala sobre o impacto das novas relações de trabalho na saúde mental das pessoas. A comédia conta também com a participação dos atores Analú Faria e Pedro Fernandes, abordando a exploração de pessoas PCDs na fabricação de uma imagem inclusiva de uma
Saiba Mais
por Júnia Azevedo
23/8/2024 às 12h56
|
|
Oficinas de Música Caipira participam da 154ª Festa de São Joaquim e São Roque em Joaquim Egídio
A programação da 154ª Festa de São Joaquim e São Roque, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, inclui uma apresentação especial do projeto cultural "Oficinas de Música Caipira" no dia 24 (sábado), às 15h, na Praça Bispo Agnelo Rossi, no centro de Joaquim Egídio. O evento é aberto e gratuito, e contará com o coral adulto, acompanhado de alunos das turmas avançadas de viola caipira e violão.
O repertório é voltado para a valorização da tradição da música caipira de raiz. O público pode esperar canções icônicas como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e outros grandes clássicos conhecidos como “Moreninha Linda”, “Saudade da Minha Terra”, entre outras.
A Festa dos Padroeiros segue até domingo, dia 25, oferecendo uma programação religiosa e festiva, com praça de alimentação, feira de artesanato e espaço kids. A programação completa está disponível em: https://santanasousas.com.br/2024/08/04/2024-festividades-sao-joaquim-e-sao-roque/
Saiba Mais
por A2N Comunicação
22/8/2024 às 15h34
|
|
Dia Nobre investiga apagamento de Maria de Araújo, protagonista dos milagres do Padre Cícero
“Ao receber a comunhão, Maria sentiu um calafrio e um arrebatamento tomou-lhe a alma. Ela caiu em êxtase. Quando voltou a si, notou que um líquido espesso escorria da sua boca. Era sangue. Ela olhou para seu diretor espiritual e mostrou a transformação que acabara de ocorrer. O sangue brotava da hóstia consagrada em tão grande quantidade que caía no chão. Aquela era a primeira sexta-feira da quaresma de 1889.”, é assim que a escritora e doutora em História Dia Nobre inicia a narrativa da obra Incêndios da Alma, que chega às livrarias pela Editora Planeta.
Uma versão adaptada da premiada tese de doutorado da autora, o livro investiga o apagamento histórico da beata Maria de Araújo, uma das principais personagens do episódio que ficou conhecido como o “milagre de Juazeiro”.
Saiba Mais
por Ana Ferrari da com.tato
22/8/2024 às 13h48
|
|
Orquestra de Sopros Paulista (OSP) apresenta Gran Partita de Mozart em concerto gratuito nesta sexta
Na próxima sexta-feira, 23 de agosto de 2024, às 10h, a Orquestra de Sopros Paulista (OSP) realizará uma apresentação única do concerto Gran Partita de Mozart, sob a regência do maestro Allan Caetano de Paula. O evento acontece no CEU Jaguaré, em São Paulo (Av. Kenkiti Simomoto, 80, bairro Jaguaré) e será aberto ao público, com entrada gratuita.
O concerto faz parte da Jornada Erudita 2024, uma iniciativa que visa democratizar o acesso à música clássica. O projeto é realizado pela Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (CDMSP) em parceria com a Orquestra de Sopros Paulista (OSP), e conta com o apoio da Raízen e do Grupo Ribeiro Caram. A jornada Erudita 2024 é realizada com recursos da Lei Rouanet, o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) do Ministério da Cultura (MinC)..
Saiba Mais
por Erika Pessôa
21/8/2024 às 19h15
|
|
Sua Música anuncia transmissão oficial do Festival Zepelim 2024
Em mais uma empreitada de sucesso, o Sua Música fecha parceria para realizar a transmissão oficial do Festival Zepelim 2024. A plataforma levará toda sua expertise em transmissão de shows para a terceira edição do evento, que acontece no próximo dia 24 de agosto, no Marina Park Hotel em Fortaleza.
Além da transmissão ao vivo e em 4K, o público poderá acompanhar uma série de conteúdos exclusivos como entrevistas com os artistas, bastidores e interações com o público. As novidades serão comandadas por um time de influenciadores nordestinos que trarão o melhor da cultura local e o clima do evento. Este ano, o Zepelim contará com 15 horas de shows e surpresas por todo o espaço da festa.
Saiba Mais
por Joana Carvalho
21/8/2024 às 17h03
|
|
Comunidade São Pedro, em Santarém, expande sua ótica sobre empoderamento e resgate de sonhos
Entre 29 de julho e 07 de agosto, mulheres da comunidade de São Pedro, ao longo do Rio Arapiuns (Santarém-PA), participaram do projeto “Gincana Fotográfica”, realizado pelo Ministério da Cultura e a produtora Camino, com apoio da Yelum Seguradora, uma marca do Grupo HDI. Em 10 encontros com atividades teóricas, práticas e lúdicas, as participantes foram empoderadas a expressar suas vozes, cultura e projetos pessoais e comunitários. As oficinas despertaram o potencial cultural de cada uma, através de reflexão, autoconhecimento e criatividade, utilizando recursos artísticos como interpretação de imagens, fotografia e escrita. A produção fotográfica resultou em uma exposição pública, promovendo intercâmbio cultural e pensamento crítico. A gamificação, através do jogo de tabuleiro ‘Jogo da Cultura’, inspirado na cultura indígena Arapiuns e na Floresta Amazônica, reforçou o engajamento e o resgate cultural.
Saiba Mais
por Alicia Frias
21/8/2024 às 15h09
|
|
Obra de estreia da paulista Ana Barros discute os processos emocionais do luto
Em sua estreia na literatura, a paulista Ana Barros apresenta ao público o romance “As luzes de dois cérebros anárquicos” (editora Paraquedas, 208 pág.), um livro potente e sensível sobre a dinâmica emocional complexa da perda de um familiar e os efeitos perversos da depressão e do Alzheimer nesse contexto. A trama envolve três gerações de mulheres de uma mesma família e inicia a partir da morte repentina de uma delas. As que ficaram precisam lidar com o luto mas também com remorso, medo e culpa que permearam as relações familiares. O livro foi viabilizado via Programa de Ação Cultural (ProAC) 2023, iniciativa do governo do estado de São Paulo.
A trama tem como protagonistas, Virginia, Simone e Angela, mãe, filha e neta, respectivamente. O enredo se desenvolve em duas linhas narrativas: uma subjetiva, em primeira pessoa a partir do olhar da jovem, e a objetiva, em terceira pessoa. Enquanto Angela discorre sobre os 8 dias vividos após a morte da mãe, a outra narrativa evidencia episó
Saiba Mais
por Ana Ferrari da com.tato
21/8/2024 às 12h56
|
|
Mostra Vocabulários, sobre gênero e sexualidade, de 20 a 22 de agosto na SP Escola de Teatro
Acontece de 20 a 22 de agosto na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco a Mostra Vocabulários: Gênero e Sexualidade. O evento, que faz parte do projeto SP Transvisão 2024 da Instituição, contará com três dias de mesas de discussão, sempre às 20h e de modo gratuito. As mesas também serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da SPET. O evento é realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. As três mesas, que contam com artistes e profissionais diverses representando uma pluralidade de pensamentos e pesquisas para falar sobre vivências, trabalhos e novas ideias, buscam abordar questões de gênero e sexualidade sob a ótica urgente do século 21.
Serviço “Mostra Vocabulários: Gênero e Sexualidade” De 20 a 22 de agosto de 2024, sempre às 20h Na SP Escola de Teatro - Praça Roosevelt, 210 Entrada gratuita. Transmissão ao vivo no YouTube da SP Escola.
Saiba Mais
por R. Bernardi
21/8/2024 às 12h22
|
|
Podcast mergulha na relação entre o Rio de Janeiro e o Oceano Atlântico
O Rio de Janeiro tem sua história marcada pela proximidade com o mar, que fez da cidade uma porta de entrada do país, ponto de chegadas e partidas, uma verdadeira “cidade-porto”. Essa profunda conexão com o oceano se deu, em grande parte, pela ligação com a outra margem do Atlântico: o continente africano. Esse é o tema da nova temporada do Podcast Rio Memórias – “Rio Atlântico” – baseada na galeria virtual disponível no site Rio Memórias, com curadoria da historiadora e professora da UFRJ, Monica Lima.
Os seis episódios da temporada que começa no dia 23 de agosto propõem um mergulho nos mares que moldaram a conexão entre Brasil e África a partir de uma perspectiva afrocentrada. As narrativas abordam costumes, práticas, identidades, sabores e saberes afro-cariocas, que transbordam a dor causada pelo colonialismo a milhões de africanos que foram trazidos para o Rio por mais de três séculos.
Para mais informações, acesse o site www.riomemorias.com.br.
Saiba Mais
por Carlos Pinho
21/8/2024 às 11h14
|
|
A Expressão Cultural na Obra de Chivitz: Arte e Vida em Diálogo na Galeria Alma da Rua II
A Galeria Alma da Rua II, localizada no icônico Beco do Batman, em São Paulo, apresenta a exposição "Vida é Arte", do artista Chivitz, com curadoria de Tito Bertolucci e Lara Pap. A mostra, a ser inaugurada no dia 24 de agosto (16hs), permanecendo em cartaz até o dia 17 de setembro de 2024, propõe uma reflexão sobre a profunda conexão entre arte, cultura e desenvolvimento pessoal, destacando o impacto dessas dimensões na trajetória de vida e na produção artística de Chivitz.
Nascido em São Paulo, é um artista autodidata cuja trajetória criativa teve início em 1997, com a prática do graffiti e da tatuagem. Experimentou diversas técnicas e linguagens artísticas, incluindo desenho, pintura, caligrafia, escultura, vídeo arte, arte digital e modelagem 3D. Essa multiplicidade de formas de expressão reflete o diálogo contínuo entre as influências culturais que permeiam seu trabalho – Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Vl. Madalena - Segunda a domingo, das 10 às 18h
Saiba Mais
por Silvia Balady
20/8/2024 às 17h23
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|