PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Domingo,
3/11/2024
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
|
|
Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
A dimensão do feminino em toda diversidade da sua trama de fios. A artista e psicanalista Cláudia de Paula apresenta a exposição “Feminino Fiolado”, que estreia no dia 09 de novembro, sábado, das 10h às 18h, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Centro do Rio de Janeiro.
Cláudia traz, a partir de sua experiência com pessoas em sofrimento psíquico intenso nas redes de Saúde Mental Pública brasileira, assim como no consultório de Psicanálise, uma série de obras que abordam o feminino e suas violações, sendo a principal destas a própria
definição de “Mulher”, sustentada pela lógica patriarcal e, no Brasil, pelo processo Matriz-Colônia.
Serviço:
Abertura: dia 09 de novembro, sábado, das 10h às 18h
Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Dias e horário: de segunda a sábado, das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 16 anos
Saiba Mais
por Carlos Pinho
3/11/2024 às 19h08
|
|
ILUMINAÇÕES POÉTICAS: ARTE DO REINO SAUDITA NO PAÇO IMPERIAL, RJ
A primeira coletiva itinerante de arte contemporânea saudita inicia sua jornada mundial no Paço Imperial, Rio de Janeiro, a partir de 13 de novembro. A mostra, que no Brasil terá o nome de Iluminações Poéticas, traz à luz a história da Arábia Saudita tecida em termos artísticos e enriquecida pelas questões do presente. A exposição apresenta ao público brasileiro trabalhos de alguns dos artistas contemporâneos mais representativos da Arábia Saudita, de modo a impulsionar um entendimento mais global sobre a evolução do panorama artístico no Reino saudita. “É possível nos aproximarmos de uma cultura específica através de uma exposição de arte contemporânea? De que maneira as artes visuais contribuem para a reconfiguração das narrativas que construímos a respeito da sociedade, da memória, do passado e do presente?” É na convergência dessas duas questões que se encontra a raiz da exposição, explica a curadora da mostra Iluminações Poéticas, Diana Wechsler. (Foto: Muhannad Shono)
Saiba Mais
por Meio e Imagem Comunicação
3/11/2024 às 15h21
|
|
DONA FULÔ E OUTRAS JOIAS NEGRAS
EXPOSIÇÃO REALIZADA PELO CCBB SALVADOR PROPÕE UM MERGULHO NA FORÇA E NA INTELIGÊNCIA DE MULHERES NEGRAS QUE DESENVOLVERAM A “ECONOMIA DA LIBERDADE” EM PLENO BRASIL COLONIAL
Uma rara coleção de joias brasileiras – conhecidas como Joias de Crioula – motivou a realização da exposição Dona Fulô e Outras Joias Negras, promovida pelo CCBB e que será exibida no Museu de Arte Contemporânea da Bahia a partir de 7 de novembro, data em que também será lançado “Florindas”, livro que complementa a exposição. A mostra, que teve origem no encantamento e na posterior identificação de uma fotografia onde uma mulher negra aparecia plena de joias e ricamente vestida, revela a prática implementada pelas “escravas de ganho” e mulheres libertas, que por vários caminhos evocavam sua história ancestral africana. Com altivez, orgulho e fé.
(Foto: Florinda, de Vik Muniz)
Saiba Mais
por Meio e Imagem Comunicação
3/11/2024 às 14h44
|
|
Cerrado Imaterial - Berço da Vida | Bela Vista Cultural
A Bela Vista Cultural - editora e produtora paulistana focada em ações de impacto social - apresenta o seu último lançamento de 2024: o projeto ‘Cerrado Imaterial - Berço da Vida’. Com patrocínio da CMOC Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta ação dará origem a um livro criado para registrar e divulgar o estilo de vida, as tradições culturais e os hábitos das pessoas que vivem em áreas rurais e pequenas comunidades dos municípios de Catalão e de Ouvidor, no sudeste goiano, com o objetivo de destacar o patrimônio cultural dos habitantes da Zona Rural local.
Os “cerradeiros” são povos tradicionais que habitam o Cerrado brasileiro - o segundo maior bioma da América do Sul e que abrange cerca de 25% do território nacional. Vivendo em harmonia com o meio ambiente, são guardiões de conhecimentos ancestrais fundamentais para a memória cultural e ecológica regional, assegurando a continuidade de uma parcela importante do patrimônio histórico e imaterial do País.
Saiba Mais
por Marrese Assessoria
2/11/2024 às 09h43
|
|
MAB Educativo tem oficinas de práticas artísticas no mês da Consciência Negra
Em novembro, em celebração ao mês da Consciência Negra, o programa MAB Educativo oferece uma série de atividades para dar visibilidade ao tema. O público terá oportunidade de participar das mediações temáticas e conhecer melhor os representantes da cultura negra e indígena que habitam o Acervo do Museu de Arte de Brasília e a exposição “Museu Imaginário”. Além disso, será possível aprender a produzir peças semelhantes às obras de arte expostas na galeria, como as mandalas dos irmãos Campana.
Vale lembrar que a programação é para toda a família. Para participar das oficinas aos finais de semana não é necessário agendamento, basta consultar a programação e chegar. Sujeito à lotação. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Informações: @mediato.art
Saiba Mais
por Baú Comunicação Integrada
31/10/2024 às 22h38
|
|
Instalação DE VER Cidade - Brasília Numa Caixa de Brincar chega à Biblioteca Nacional
De 4 de novembro a 1º de dezembro, o público tem a oportunidade de mergulhar em uma experiência artística e educativa com as paisagens da capital. A obra DE VER CIDADE – Brasília Numa Caixa de Brincar ocupa a Biblioteca Nacional de Brasília e promove uma imersão nas singularidades arquitetônicas e urbanísticas de Brasília, por meio de uma instalação lúdica e interativa que estimula a imaginação e a reflexão sobre a cidade.
Apresentada pela primeira vez em escala monumental no Complexo Cultural da República, ocupando a Biblioteca Nacional, a obra traz vinte blocos de alturas variadas, são caixas interativas revestidas por um material cimentício muito comum na arquitetura modernista, apesar de parecer concreto armado a obra é leve e muitas vezes se transforma em brinquedo, podendo ser movida, manuseada e até mesmo receber uma pessoa dentro. E nesta edição se encontra em uma localização cercada por marcos arquitetônicos, como as curvas de Niemeyer. Informações: (61) 99309-7262.
Saiba Mais
por Baú Comunicação Integrada
31/10/2024 às 22h36
|
|
A Bela e a Fera recebe roupagem de Natal na nova versão em formato de superprodução
Entre as clássicas histórias, embaladas com romance, aventura e magia e transformadas em clássicos pela Disney, os personagens deA BELA E A FERAsão especiais e queridos. Um dos mais encantadores contos de fada da história da literatura universal, A BELA E A FERA recebe versão natalina e estreia dia 9 de novembro no Teatro Procópio Ferreira, onde cumpre temporada até 22 de dezembro, aos sábados às 16h30 e domingos às 15h.
A grande sacada dessa montagem é ambientar a trama na época de Natal – é o diferencial da releitura, que assim ganha ainda mais emoção. Ao lado de números circenses, o musical aposta no humor e efeitos especiais, incluindo o trenó do Papai Noel voando sobre a plateia. Flocos de neve completam o clima natalino. São 10 cenários, 60 figurinos e o elenco de 17 artistas canta ao vivo.
Serviço
A Bela e a Fera – um Especial de Natal – Estreia dia 9 de novembro às 16h30 no Teatro Procópio Ferreira– rua Augusta, 2823. Cerqueira César. Contato – 3083-4475.
Saiba Mais
por L. Machado
31/10/2024 às 14h16
|
|
Escola de Música da UFRJ recebe “Festas das bandas” em novembro
Entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024, a Escola de Música da UFRJ recebe o IV Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ, que nesta edição tem como tema “Música, Tecnologia e Processos Pedagógicos”. O evento, que reúne músicos, maestros e pesquisadores de todo o Brasil, tem o objetivo de promover um espaço para troca e desenvolvimento no campo das bandas de música e inclui apresentações gratuitas abertas ao público. O IV Simpósio integra o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, uma iniciativa de extensão da Escola de Música, dentro do programa Arte de Toda Gente, parceria da UFRJ com a Funarte.
A programação completa do evento está disponível em https://artedetodagente.com.br/bandas-de-musica/simposio-de-bandas-de-musica/ .
Saiba Mais
por Arte de Toda Gente - Funarte e UFRJ
31/10/2024 às 12h55
|
|
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA SHOW DE MART’NÁLIA
Com músicas de seu álbum mais recente e clássicos que marcaram sua carreira, cantora se apresenta nos dias 02 e 03 de novembro
Serão três shows, dois no sábado (02 de novembro) às 17h e 19h e um no domingo (03 de novembro) às 19h, com duração de 60 minutos cada. O público poderá conferir a versatilidade da sambista que passeia com naturalidade por diferentes vertentes do samba. Dentre os destaques do repertório, estão “Tocando a Vida” (do álbum “Sou Assim Até Mudar”, de 2021), “Namora Comigo”, “Tonga da Mironga”, “Onde anda Você”, “Tava por aí” e “Estácio, holly Estácio”.
SERVIÇO:
[Música] Mart’nália e Banda
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Praça da sé 111 – Centro – SP (Próxima à Estação Sé do Metrô.)
Dia e horários: 02 e 03/11: Sábado às 17h e às 19h – Domingo às 19h
Ingressos gratuitos: Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do show, limitado a um ingresso por pessoa.
Duração: 60 minutos
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: não recomendado par
Saiba Mais
por Clayton Jeronimo | Colateral Comunicação
30/10/2024 às 10h39
|
|
SLAM SP - 10 anos Campeonato Paulista de Poesia Falada
O SLAM SP - Campeonato Paulista de Poesia Falada - realiza sua 10ª edição em 2024, reunindo 50 poetas vencedores dos slams municipais da capital, região metropolitana, interior e litoral. O SLAM SP é hoje o maior campeonato de slam da América Latina em número de participantes. E São Paulo é o estado com mais comunidades de slams dentre as quase 300 existentes hoje em 23 estados do Brasil.
Serviço:
SLAM SP - 10 anos
Campeonato Paulista de Poesia Falada
Datas: 6 a 10/11, de quarta a domingo (diversos horários)
Local: Exposições - 5º andar
Classificação: 12anos
Ingressos: retirada 1 hora antes no local
Grátis
Duração: 3 horas
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
29/10/2024 às 16h51
|
|
Cantos de Aiyê - Histórias da Natureza Com Coletivo Quizumba
Um grande encontro para celebrar e cantar Aiyê, a Terra!
Narração de histórias da tradição oral africana sobre a ligação destes povos com a natureza, uma relação cíclica cheia de respeito e reverência.
Canto das Águas apresenta a história das duas filhas de Ewá no dia em que, perdidas na mata com a mãe, quase foram derrotadas pela sede. Enquanto isso, Iemanjá, a rainha do mar, precisa proteger suas águas da poluição causada pelos homens e ganha dos céus um presente muito especial.
Serviço:
Cantos de Aiyê - Histórias da Natureza
Com Coletivo Quizumba
Datas: de 20/11 a 1/12, quarta, sábados e domingo, às 16h
Local: Área de Convivência - 3º andar
Classificação: Livre
Grátis
Ingressos: sem retirada de ingressos
Duração: 60 minutos
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
29/10/2024 às 16h47
|
|
Dois Baús
O menino palhaço morava em um baú cheio de dança e risada. Lá era lugar de tudo: jogar dominó, caçar formiga, de abraço apertado em sua mãe bailarina e seu pai soldado, mas também era lugar de cansaço, de briga, de desabafo e tudo bem! Pois onde tem respeito, no fim, a gente fica bem.
Um dia, chega no baú um circo mágico que já girava há muito tempo no coração da bailarina. Empolgante, saltitante, todo embonitado! Mas o circo – que tristeza – um dia precisaria ir embora. A bailarina-menina se perguntou: e agora? Ficar no baú e ver o sonho partir ou voar para longe e deixar para trás um pedaço de si?
Serviço:
Dois Baús
Com a Cia do Elefante
Datas: de 15 a 17/11, sexta, sábado e domingo, às 16h
Local: Área de Convivência - 3º andar
Classificação: Livre
Grátis
Ingressos: sem retirada de ingressos
Duração: 60 minutos
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
29/10/2024 às 16h43
|
|
Kizombinha
Mesclando elementos naturais e instrumentos de percursão, a oficina Kizombinha convida bebês, crianças e seus adultos de referência a compor uma roda cantada de brincadeiras e músicas afro, afro-brasileiras e populares. Todas as pessoas são convidadas a interagir com os mais diversos materiais e instrumentos musicais, como cabaças, sementes, folhas, cascalhos, cuias de coco, pandeiro, caxixi e djambê, redescobrindo os brincares ancestrais.
com Cia Alcina da Palavra
A Cia. Alcina da Palavra é coordenada por Ivy de Lima e Érika Mendes, tendo sempre o pensamento afrocentrado para poder contemplar e desenvolver projetos a partir da nossa ancestralidade.
Serviço:
Kizombinha
com Cia Alcina da Palavra
Datas: 2 e 17/11, sábado e domingo, das 14h às 18h
Local: Espaço de Brincar - 9º andar
Classificação: até 6 anos
Grátis
Ingressos: sem retirada de ingressos
Duração: rotativo
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
29/10/2024 às 16h27
|
|
ÁGUA
Uma trupe de palhaços acaba “entrando pelo cano” ao desperdiçar o tão valioso líquido incolor, inodoro e insípido! A partir daí, passam pelas mais incríveis aventuras marinhas e ribeirinhas! Um banho de diversão! Por meio de uma linguagem que mistura pantomima, circo e teatro, o espetáculo faz uma homenagem aos circos “panos de roda”, os famosos “tomara que não chova”.
Serviço:
ÁGUA
Com A Próxima Companhia
Datas: 2 e 3/11, sábado e domingo, às 16h
Local: Área de Convivência - 3º andar
Classificação: Livre
Grátis
Ingressos: sem retirada de ingressos
Duração: 60 minutos
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
29/10/2024 às 16h25
|
|
O Admirável Sertão de Zé Ramalho
O espetáculo O Admirável Sertão de Zé Ramalho é uma homenagem a um grande brasileiro que levou para o mundo a força artística do Nordeste, com qualidade e potência criativa.
Idealizado pelo produtor Eduardo Barata, o musical se divide em 5 módulos: "Brejo da Cruz", que apresenta as origens do artista; "Campina Grande", cidade que marca o interesse de Zé pela música; "João Pessoa" retrata o momento lisérgico da vida do músico, quando começa a compor; "Rio de Janeiro" apresenta a batalha por um lugar ao sol, passando por situações de vulnerabilidade; e "Popstar" que mostra o sucesso e a consagração de clássicos como "Admirável Gado Novo", "Garoto de Aluguel" e "Chão de Giz".
Serviço:
O Admirável Sertão de Zé Ramalho
Datas: 7/11 a 8/12, de quinta a sábado, às 20h domingos e feriados, 18h
Local: Teatro
Classificação: 12 anos
Ingresso: R$70 (Inteira), R$35 (Meia), R$21 (Credencial Plena)
Duração: 110 minutos
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
29/10/2024 às 16h22
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|