PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Terça-feira,
5/11/2024
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
|
|
Cristina Guimarães leva Presente & Cotidiano ao Fino da Bossa, show em homenagem a Luiz Melodia
A cantora paulistana Cristina Guimarães apresenta o show Presente & Cotidiano - Especial Luiz Melodia no Fino da Bossa, em São Paulo, no dia 20 de novembro, quarta-feira, às 20h30, com participação especial de Cida Moreira. Acompanhada pelos músicos André Bedurê (violão, baixo e direção musical), Rovilson Pascoal (guitarra) e Gustavo Souza (bateria), o show vai além da homenagem. O espetáculo de Cristina Guimarães é um reencontro com as emoções que a música de Luiz Melodia (1951-2017) despertou e continua a despertar em quem a ouve, agora reimaginadas pela voz singular da intérprete, artista notada pela originalidade nas interpretações e releituras. Presente & Cotidiano traz obras de Luiz Melodia com nova roupagem, conferida nos arranjos originais de André Bedurê. No programa estão clássicos como "Magrelinha", "Estácio, Eu e Você", "Feras que Virão" (música que Cristina Guimarães lançou em single, recentemente, com participação de Cida Moreira) e "Giros de Sonho" (outro single com ...
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
5/11/2024 às 15h43
|
|
Luana Bayô lança disco Abebé e faz show no Sesc Pompeia no Mês da Consciência Negra
A cantora e compositora paulistana Luana Bayô lança seu terceiro disco, Abebé, na Comedoria do Sesc Pompeia, no dia 21 de novembro, quinta-feira, às 21h30, integrando a programação do projeto Prata da Casa. Os ingressos são gratuitos. Luana Bayô apresenta-se acompanhada por músicos que também tocaram no disco - Liw Ferreira (baixo e bandolim), Helô Ferreira (violão), Nichollas Maia (piano), Matheus Marinho (bateria), Lucas Alakofá e Simone Gonçalves (percussões), à exceção de Valber Oliveira (trombone). O show tem direção cênica e de palco de Rubens Oliveira. O álbum Abebé foi gravado ao vivo com arranjos e direção musical de Liw Ferreira, durante show da artista no Festival Malungo, realizado pela Pôr do Som. Com nove faixas, o disco traduz a força e beleza da artista, e conduz o ouvinte a uma conexão com a África e toda sua influência na música popular brasileira, refletindo a ancestralidade e a espiritualidade das culturas negras. Inspirada nas simbologias de Oxum e Yemanjá, Luana..
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
5/11/2024 às 15h36
|
|
Conservatório de SP celebra 120 anos e se reinventa para continuar fomentando a música erudita.
Pioneiro no ensino superior de música no Brasil, a Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (Fundação CDMSP) marca seu 120º aniversário com uma nova fase institucional: renovando suas atividades para ampliação do acesso à música erudita, perpetuando a memória da instituição e fomentando novos públicos para formação de platéia.
No dia 5 de novembro de 2024, quando se celebra o Dia Nacional da Cultura, a Fundação CDMSP realiza um evento exclusivo para convidados para apresentação das novas diretrizes de atuação da Instituição que compreendem a promoção e realização de projetos não só em São Paulo, mas em todas as regiões brasileiras.
O objetivo é perpetuar a reconhecida e conceituada vocação educacional do centenário Conservatório a partir de uma programação que valorize atividades musicais e artísticas para a formação de novos públicos, a criação de redes de relacionamento com os artistas e a ampliação e democratização do acesso para todas as classes sociais e etária
Saiba Mais
por Pessoa Comuniação
5/11/2024 às 09h57
|
|
Oficina de Mediação Teatralizada será ministrada na Biblioteca Nacional de Brasília
Após uma temporada de sucesso, o projeto Cidade Espetáculo - Aventura nos Três Poderes oferece gratuitamente a Oficina de Mediação Teatralizada, de 11 a 14 de novembro, na sala de cursos da Biblioteca Nacional de Brasília, com aulas das 14h30 às 18h. Os participantes serão convidados a entrar nos bastidores do projeto, desvendando o processo criativo por trás da construção de uma mediação teatralizada. A atividade possui 20 vagas e é voltada para estudantes de artes, educação, museologia e arte-educadores. As inscrições devem ser feitas pelos perfis @entrevazios e @todopublico.art. A atividade é parte do Circuito Arte e Cidade, que promove a educação patrimonial e estimula a conexão entre Brasília e o público.
A oficina é realizada pelo Coletivo Entrevazios em parceria com a Todo Público. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Informações: (61) 99309-7262
Saiba Mais
por Baú Comunicação Integrada
5/11/2024 à 00h06
|
|
Ícone da Soul Music Brasileira, Carlos Dafé desfila seus clássicos no Blue Note Rio, em Copacabana
Um dos grandes ícones da soul music brasileira, Carlos Dafé completa 77 anos e comemora com seu novo show no palco do Blue Note Rio, em Copacabana, no dia 08 de novembro, sexta-feira, às 20h. Para essa apresentação especial de aniversário, o “Príncipe do Soul” – como foi eternizado por Nelson Motta – promete tocar todos os seus clássicos com o auxílio luxuoso de sua banda Malandro Dengoso. Sucessos como “Acorda que eu quero ver”, “Tudo era lindo”, “De alegria raiou o dia”, “Venha matar saudades”, “A cruz” e “Pra que vou recordar o que chorei” se misturam a homenagens a Tim Maia e a toda a black music nacional.
Serviço:
Show “Carlos Dafé – O Príncipe do Soul”
Dia e horário: 08 de novembro, sexta-feira, às 20h
Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Ingressos: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/event/carlos-dafe-o-principe-do-soul-blue-note-rio-19162314/
Saiba Mais
por Carlos Pinho
4/11/2024 às 21h38
|
|
Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
A dimensão do feminino em toda diversidade da sua trama de fios. A artista e psicanalista Cláudia de Paula apresenta a exposição “Feminino Fiolado”, que estreia no dia 09 de novembro, sábado, das 10h às 18h, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Centro do Rio de Janeiro.
Cláudia traz, a partir de sua experiência com pessoas em sofrimento psíquico intenso nas redes de Saúde Mental Pública brasileira, assim como no consultório de Psicanálise, uma série de obras que abordam o feminino e suas violações, sendo a principal destas a própria
definição de “Mulher”, sustentada pela lógica patriarcal e, no Brasil, pelo processo Matriz-Colônia.
Serviço:
Abertura: dia 09 de novembro, sábado, das 10h às 18h
Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Dias e horário: de segunda a sábado, das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 16 anos
Saiba Mais
por Carlos Pinho
3/11/2024 às 19h08
|
|
ILUMINAÇÕES POÉTICAS: ARTE DO REINO SAUDITA NO PAÇO IMPERIAL, RJ
A primeira coletiva itinerante de arte contemporânea saudita inicia sua jornada mundial no Paço Imperial, Rio de Janeiro, a partir de 13 de novembro. A mostra, que no Brasil terá o nome de Iluminações Poéticas, traz à luz a história da Arábia Saudita tecida em termos artísticos e enriquecida pelas questões do presente. A exposição apresenta ao público brasileiro trabalhos de alguns dos artistas contemporâneos mais representativos da Arábia Saudita, de modo a impulsionar um entendimento mais global sobre a evolução do panorama artístico no Reino saudita. “É possível nos aproximarmos de uma cultura específica através de uma exposição de arte contemporânea? De que maneira as artes visuais contribuem para a reconfiguração das narrativas que construímos a respeito da sociedade, da memória, do passado e do presente?” É na convergência dessas duas questões que se encontra a raiz da exposição, explica a curadora da mostra Iluminações Poéticas, Diana Wechsler. (Foto: Muhannad Shono)
Saiba Mais
por Meio e Imagem Comunicação
3/11/2024 às 15h21
|
|
DONA FULÔ E OUTRAS JOIAS NEGRAS
EXPOSIÇÃO REALIZADA PELO CCBB SALVADOR PROPÕE UM MERGULHO NA FORÇA E NA INTELIGÊNCIA DE MULHERES NEGRAS QUE DESENVOLVERAM A “ECONOMIA DA LIBERDADE” EM PLENO BRASIL COLONIAL
Uma rara coleção de joias brasileiras – conhecidas como Joias de Crioula – motivou a realização da exposição Dona Fulô e Outras Joias Negras, promovida pelo CCBB e que será exibida no Museu de Arte Contemporânea da Bahia a partir de 7 de novembro, data em que também será lançado “Florindas”, livro que complementa a exposição. A mostra, que teve origem no encantamento e na posterior identificação de uma fotografia onde uma mulher negra aparecia plena de joias e ricamente vestida, revela a prática implementada pelas “escravas de ganho” e mulheres libertas, que por vários caminhos evocavam sua história ancestral africana. Com altivez, orgulho e fé.
(Foto: Florinda, de Vik Muniz)
Saiba Mais
por Meio e Imagem Comunicação
3/11/2024 às 14h44
|
|
Cerrado Imaterial - Berço da Vida | Bela Vista Cultural
A Bela Vista Cultural - editora e produtora paulistana focada em ações de impacto social - apresenta o seu último lançamento de 2024: o projeto ‘Cerrado Imaterial - Berço da Vida’. Com patrocínio da CMOC Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta ação dará origem a um livro criado para registrar e divulgar o estilo de vida, as tradições culturais e os hábitos das pessoas que vivem em áreas rurais e pequenas comunidades dos municípios de Catalão e de Ouvidor, no sudeste goiano, com o objetivo de destacar o patrimônio cultural dos habitantes da Zona Rural local.
Os “cerradeiros” são povos tradicionais que habitam o Cerrado brasileiro - o segundo maior bioma da América do Sul e que abrange cerca de 25% do território nacional. Vivendo em harmonia com o meio ambiente, são guardiões de conhecimentos ancestrais fundamentais para a memória cultural e ecológica regional, assegurando a continuidade de uma parcela importante do patrimônio histórico e imaterial do País.
Saiba Mais
por Marrese Assessoria
2/11/2024 às 09h43
|
|
MAB Educativo tem oficinas de práticas artísticas no mês da Consciência Negra
Em novembro, em celebração ao mês da Consciência Negra, o programa MAB Educativo oferece uma série de atividades para dar visibilidade ao tema. O público terá oportunidade de participar das mediações temáticas e conhecer melhor os representantes da cultura negra e indígena que habitam o Acervo do Museu de Arte de Brasília e a exposição “Museu Imaginário”. Além disso, será possível aprender a produzir peças semelhantes às obras de arte expostas na galeria, como as mandalas dos irmãos Campana.
Vale lembrar que a programação é para toda a família. Para participar das oficinas aos finais de semana não é necessário agendamento, basta consultar a programação e chegar. Sujeito à lotação. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Informações: @mediato.art
Saiba Mais
por Baú Comunicação Integrada
31/10/2024 às 22h38
|
|
Instalação DE VER Cidade - Brasília Numa Caixa de Brincar chega à Biblioteca Nacional
De 4 de novembro a 1º de dezembro, o público tem a oportunidade de mergulhar em uma experiência artística e educativa com as paisagens da capital. A obra DE VER CIDADE – Brasília Numa Caixa de Brincar ocupa a Biblioteca Nacional de Brasília e promove uma imersão nas singularidades arquitetônicas e urbanísticas de Brasília, por meio de uma instalação lúdica e interativa que estimula a imaginação e a reflexão sobre a cidade.
Apresentada pela primeira vez em escala monumental no Complexo Cultural da República, ocupando a Biblioteca Nacional, a obra traz vinte blocos de alturas variadas, são caixas interativas revestidas por um material cimentício muito comum na arquitetura modernista, apesar de parecer concreto armado a obra é leve e muitas vezes se transforma em brinquedo, podendo ser movida, manuseada e até mesmo receber uma pessoa dentro. E nesta edição se encontra em uma localização cercada por marcos arquitetônicos, como as curvas de Niemeyer. Informações: (61) 99309-7262.
Saiba Mais
por Baú Comunicação Integrada
31/10/2024 às 22h36
|
|
A Bela e a Fera recebe roupagem de Natal na nova versão em formato de superprodução
Entre as clássicas histórias, embaladas com romance, aventura e magia e transformadas em clássicos pela Disney, os personagens deA BELA E A FERAsão especiais e queridos. Um dos mais encantadores contos de fada da história da literatura universal, A BELA E A FERA recebe versão natalina e estreia dia 9 de novembro no Teatro Procópio Ferreira, onde cumpre temporada até 22 de dezembro, aos sábados às 16h30 e domingos às 15h.
A grande sacada dessa montagem é ambientar a trama na época de Natal – é o diferencial da releitura, que assim ganha ainda mais emoção. Ao lado de números circenses, o musical aposta no humor e efeitos especiais, incluindo o trenó do Papai Noel voando sobre a plateia. Flocos de neve completam o clima natalino. São 10 cenários, 60 figurinos e o elenco de 17 artistas canta ao vivo.
Serviço
A Bela e a Fera – um Especial de Natal – Estreia dia 9 de novembro às 16h30 no Teatro Procópio Ferreira– rua Augusta, 2823. Cerqueira César. Contato – 3083-4475.
Saiba Mais
por L. Machado
31/10/2024 às 14h16
|
|
Escola de Música da UFRJ recebe “Festas das bandas” em novembro
Entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024, a Escola de Música da UFRJ recebe o IV Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ, que nesta edição tem como tema “Música, Tecnologia e Processos Pedagógicos”. O evento, que reúne músicos, maestros e pesquisadores de todo o Brasil, tem o objetivo de promover um espaço para troca e desenvolvimento no campo das bandas de música e inclui apresentações gratuitas abertas ao público. O IV Simpósio integra o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, uma iniciativa de extensão da Escola de Música, dentro do programa Arte de Toda Gente, parceria da UFRJ com a Funarte.
A programação completa do evento está disponível em https://artedetodagente.com.br/bandas-de-musica/simposio-de-bandas-de-musica/ .
Saiba Mais
por Arte de Toda Gente - Funarte e UFRJ
31/10/2024 às 12h55
|
|
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA SHOW DE MART’NÁLIA
Com músicas de seu álbum mais recente e clássicos que marcaram sua carreira, cantora se apresenta nos dias 02 e 03 de novembro
Serão três shows, dois no sábado (02 de novembro) às 17h e 19h e um no domingo (03 de novembro) às 19h, com duração de 60 minutos cada. O público poderá conferir a versatilidade da sambista que passeia com naturalidade por diferentes vertentes do samba. Dentre os destaques do repertório, estão “Tocando a Vida” (do álbum “Sou Assim Até Mudar”, de 2021), “Namora Comigo”, “Tonga da Mironga”, “Onde anda Você”, “Tava por aí” e “Estácio, holly Estácio”.
SERVIÇO:
[Música] Mart’nália e Banda
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Praça da sé 111 – Centro – SP (Próxima à Estação Sé do Metrô.)
Dia e horários: 02 e 03/11: Sábado às 17h e às 19h – Domingo às 19h
Ingressos gratuitos: Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do show, limitado a um ingresso por pessoa.
Duração: 60 minutos
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: não recomendado par
Saiba Mais
por Clayton Jeronimo | Colateral Comunicação
30/10/2024 às 10h39
|
|
SLAM SP - 10 anos Campeonato Paulista de Poesia Falada
O SLAM SP - Campeonato Paulista de Poesia Falada - realiza sua 10ª edição em 2024, reunindo 50 poetas vencedores dos slams municipais da capital, região metropolitana, interior e litoral. O SLAM SP é hoje o maior campeonato de slam da América Latina em número de participantes. E São Paulo é o estado com mais comunidades de slams dentre as quase 300 existentes hoje em 23 estados do Brasil.
Serviço:
SLAM SP - 10 anos
Campeonato Paulista de Poesia Falada
Datas: 6 a 10/11, de quarta a domingo (diversos horários)
Local: Exposições - 5º andar
Classificação: 12anos
Ingressos: retirada 1 hora antes no local
Grátis
Duração: 3 horas
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
29/10/2024 às 16h51
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|