PRESS-RELEASES >>> Encaminhar Release/Sugestão
Quinta-feira,
14/11/2024
Releases/Sugestões
Assessorias e Jornalistas
|
|
Documentário resgata a memória de dois ícones emblemáticos da cultura negra gaúcha: Mestre Borel e G
Dirigido por Claudinho Pereira e Carlos Caramez, com direção de fotografia de Mirian Fichtner, o documentário curta-metragem “2 Batuqueiros” resgata a memória de dois personagens ancestrais da cultura negra gaúcha: Walter Calixto Ferreira (1924-2011), mais conhecido como “Mestre Borel” e o cantor, compositor e percussionista Gilberto Amaro do Nascimento (1940-2014), que adotou o nome artístico de “Giba Giba”. O trabalho audiovisual tem a produção da Cubo Filmes e foi contemplado no edital SEDAC nº 01/2022, FAC Filma RS. O pré-lançamento será no dia 22 de novembro, às 19h30, na Casa de Cultura Mário Quintana, durante a Semana da Consciência Negra.
Saiba Mais
por Buda Comunicação/Assessoria de Imprensa
14/11/2024 às 11h31
|
|
Andressa Arce estreia pela editora Patuá com obra que destrincha relação entre irmãs e o luto
O que as ruínas do que poderia ter sido informam aos que ficam? Que notícias dão as sobras a quem está por vir? São perguntas que "No dia que não fui" (editora Patuá, 85 págs.), romance de estreia da sul-mato-grossense Andressa Arce (@andressarce), tenta responder. Baseado numa vivência da própria autora, o livro narra a história de uma menina e sua relação com a meia-irmã, que traçam no fio tenro da infância suas identidades, via espelhamento. Uma perdendo-se na outra até que o convívio é brutalmente interrompido por um suicídio. Com a ruptura, uma delas, a mais nova, precisa, então, refazer-se a partir dos escombros. O prefácio do livro é assinado pela jornalista e psicanalista Gabrielle Estevans.
O tom melancólico, sombrio e pesaroso que permeiam tanto as canções da artista pop Lana del Rey como os filmes da cineasta Sofia Coppola serviram de inspiração para a obra, que além de abordar as dores de um luto abrupto, por conta de suicídio, e a complexidade das relações familiares.
Saiba Mais
por Ana Ferrari da com.tato
13/11/2024 às 16h14
|
|
Exposições apresentam transformações urbanas e o cotidiano em sua complexidade
O Centro MariAntonia inaugura, no dia 30 de novembro, às 11 horas, duas exposições com entrada gratuita. O público pode conferir as exposições de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas.
A mostra Debaixo desse céu: nebulosas da cidade, idealizada pelo coletivo de pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico, é resultado da interação e cooperação entre as equipes das diversas universidades públicas brasileiras que integram o coletivo de pesquisa da plataforma Cronologia do Pensamento Urbanístico - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP).
Em Órbita, de Renata Ursaia, por sua vez, traz um conjunto de pinturas figurativas interconectadas em diálogo com vídeos, fragmentos urbanos de cenas da cidade
Saiba Mais
por Sandra Lima
13/11/2024 às 11h45
|
|
Inscrições abertas para a 2ª edição do Tato Literário - Prêmio com.tato de Literatura Independente
Com o objetivo de viabilizar a publicação e distribuição de obras inéditas de autores e autoras independentes, a com.tato lança a 2ª edição do Tato Literário - Prêmio com.tato de Literatura Independente. A premiação é dividida em duas categorias: Conto e Poesia. Para participar, basta fazer a inscrição até o dia 9 de fevereiro de 2025 através deste link. O edital completo da premiação está disponível aqui. A taxa de inscrição é de R$ 100. O resultado será divulgado em abril de 2025.
"Queremos proporcionar uma experiência positiva para os autores e autoras dentro do mercado literário. Para que eles vejam que é possível trabalhar com literatura no Brasil. E para que vivenciem o lançamento de um livro de forma completa, assim como os autores que estão nas grandes editoras", conta Karoline Lopes, jornalista e fundadora da com.tato.
Saiba Mais
por Com.Tato
13/11/2024 às 11h11
|
|
Documentário autoral “NACHO” inicia gravações em Caxias do Sul e Colômbia
O novo projeto da produtora audiovisual Chamán Films, o documentário de longa-metragem “NACHO”, encontra-se em fase final de construção de roteiro. O cineasta Daniel Vargas assina a direção e a fotografia do filme.
Natural de Bogotá, na Colômbia, e residente em Caxias do Sul (RS) desde 2007, o cineasta entende essa obra como o “projeto de sua vida”, por ter como pano de fundo uma história muito particular: a morte do pai, em 1989, por meio da queda do voo Avianca 203, destruído por uma bomba em um atentado narcoterrorista.
Por meio de uma narrativa formada por vídeo-cartas, arquivos pessoais e depoimentos de amigos e familiares, o filho vai relatando para o pai que se foi como vê o mundo, em primeira pessoa e de forma subjetiva.
No decorrer das pesquisas e construção do roteiro, a potência do personagem principal deu o novo nome ao filme, Nacho, apelido de José Ignacio, pai de Daniel.
Aprovado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul, a produção tem o mês de agosto de 2025 como p
Saiba Mais
por Mayra Rios - Dinâmica Conteúdo Inteligente
13/11/2024 às 10h49
|
|
'Na Trama da Percepção' | Rooftopemcasa
Entre 21 de novembro e 20 de dezembro, o Rooftopemcasa - clube social privado situado no Jardim América, em São Paulo - recebe a exposição “Na Trama da Percepção”, com obras de dez artistas contemporâneos. Realizada pela Acessart, consultoria de arte especializada em mercado e carreira, a mostra tem curadoria do professor de história da arte e colecionador Fábio Faisal, e conta com a participação da Galeria Nara Roesler.
“Na Trama da Percepção” apresenta um conjunto expressivo de obras de artistas representados pela Acessart - e que também são alunos de Fábio Faisal no curso de História da Arte, como Andrea Bracher, Cecília Walton, Marcela Neves e Marília Bulhões, e artistas da Galeria Nara Roesler, incluindo Angelo Venosa, Laura Vinci, Lucia Koch, Marcos Chaves, Raul Mourão e Vik Muniz. A exposição propõe uma reflexão sobre os múltiplos aspectos da percepção humana e suas interações com o espaço e o contexto contemporâneo.
Saiba Mais
por Marrese Assessoria
13/11/2024 às 09h02
|
|
Fabio Bergamini lança 7 Portais, álbum que traz as percussões étnicas como protagonistas
No dia 22 de novembro, o percussionista e compositor Fabio Bergamini lança 7 Portais, seu segundo álbum que tem como protagonista a percussão que ressoa em todos os cantos do planeta. O disco é formado por oito faixas autorais, nas quais Bergamini conta com participação de 22 artistas convidados, oriundos de várias partes do mundo, sendo 10 deles músicos percussionistas. Antecipando a chegada do disco nas plataformas de música, o artista faz show de pré-lançamento na Companhia Sarau, no dia 15 de novembro, sexta, em Campinas, às 20h. Em São Paulo, o evento de primeira audição ocorre no Estúdio Gugastro, no dia 16 de novembro, sábado, a partir das 17h30, com exibição de videoclipes e show com participação de músicos que tocaram no disco. Os shows são gratuitos. As composições de 7 Portais - “Akshara”, “Yatra”, “7 Portais”, “Ganamurthi Xotenitza”, “A Travessia”, “Voltas ao Sol”, “7 Elementos” e “A Tempestade” - são programáticas, sugestivamente visuais, criadas a partir de um roteiro ...
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
12/11/2024 às 17h34
|
|
MICHA - Raízes do Sentir – Ecos, Reflexos e Conexões
A Galeria Alma da Rua I apresenta "Raízes do Sentir – Ecos, Reflexos e Conexões" da artista Micha, sob curadoria de Tito Bertolucci e Lara Pap. A artista, com uma trajetória marcada pela investigação profunda das emoções humanas e do universo feminino reúne obras recentes em uma série de esculturas, pinturas, instalações e objetos, revelando a constante busca pela transformação do ser por meio da arte. Em sua sexta exposição individual, Micha explora o coração humano ampliado para além de sua função biológica, tratá-lo como um portal para uma percepção sensível e subjetiva. A mostra se organiza como uma exploração das múltiplas camadas emocionais e quânticas que constituem o ser humano. O coração emerge como símbolo central, representando um espaço de conexão e transmutação. Galeria Alma da Rua I - Rua. Gonçalo Afonso, 96 – Vila Madalena, São Paulo | abertura 16 de novembro ás 14hs// até 18 de dezembro || Segunda a domingo, das 10 às 18h.
Saiba Mais
por Silvia Balady
11/11/2024 às 19h15
|
|
Festival Cardápio Underground celebra 21ºedição com música e artes visuais em encontro gratuito
Festival de Música e Artes Visuais Cardápio Underground, com entrada gratuita, celebra sua 21ª edição como referência para a expressão artística divergente e vanguardista no interior de São Paulo
[Outubro, 2024] — O Edith Cultura, espaço de cultura coletivo que atua na região bragantina, celebra duas décadas de trajetória com a 21ª edição do Cardápio Underground. De 14 a 17 de novembro, o público poderá participar de uma programação gratuita que inclui três noites de shows e uma nova exposição de trabalhos inéditos desenvolvidos pelos artistas da residência de artes visuais. O festival apresenta Karina Buhr, Badsista, Tatá Aeroplano, Inocentes e MC Soffia, entre outros. Os shows acontecem na Garaginha, espaço que também recebe as obras inéditas dos artistas residentes de 2024, criando um ambiente que celebra o tema central “Antes do Fim do Mundo” por meio de produções provocadoras e atuais.
Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Paulo Gustavo, com patrocíni
Saiba Mais
por Milena Tobias
11/11/2024 às 17h10
|
|
Confraternização 60+ reunirá a comunidade judaica em uma tarde especial
Com o apoio da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e participação de instituições judaicas parceiras, a “Confraternização 60+” será realizada no dia 13 de novembro, às 15h, no Salão Adolpho Bloch.
Este encontro único promete uma tarde animada e inspiradora com a presença especial de Shimon Lavie. Será uma oportunidade para celebrar a vida e fortalecer os laços da comunidade, em um ambiente acolhedor que valoriza a alegria e a união entre as gerações e as entidades que apoiam a terceira idade.
Inscrições abertas no link: http://bit.ly/confraternizacao-60-2024.
Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mail: [email protected]
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 9.8277.0606
Saiba Mais
por Liane Gotlib Zaidler
11/11/2024 às 13h17
|
|
Festa de Arromba! Nos tempos da Jovem Guarda Com Bruna Volpi
A cantora Bruna Volpi convida o público a um baile dedicado ao repertório da Jovem Guarda, passeando por ritmos e canções dançantes que embalaram época. Vai ser uma festa de arromba!
Serviço:
Festa de Arromba! Nos tempos da Jovem Guarda
Data: 24/11 • Domingo • 15h00
local: Exposições - 5º andar
Livre
Grátis
Saiba Mais
por Sesc 24 de Maio
9/11/2024 às 15h12
|
|
80’s Fullgás: trânsitos
Como parte da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” será realizada, a próxima quinta-feira, dia 14 de novembro, às 18h30, no auditório do 3º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, a conversa “80’s Fullgás: trânsitos”, com os artistas Leila Danziger, Lívia Flores e Paulo Paes, que integram a exposição em cartaz até o dia 27 de janeiro de 2025 no CCBB RJ. Com mediação da curadora-adjunta Amanda Tavares, os artistas discutirão suas produções artísticas nos anos 1980 e como os deslocamentos de artistas brasileiros, dentro e fora do país, atravessaram práticas e investigações artísticas ao longo daquele período. A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados na bilheteria física e virtual do CCBB 1 hora antes do evento.
Com curadoria-chefe de Raphael Fonseca e curadoria-adjunta de Amanda Tavares e Tálisson Melo, a exposição apresenta mais de 300 obras de quase 250 artistas de todas as regiões do país.
Saiba Mais
por Midiarte Comunicação
9/11/2024 às 13h11
|
|
Festival Curta Campos do Jordão abre inscrições para a décima edição
O Festival Curta Campos do Jordão - FCCJ chega à décima edição, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2025. As inscrições para a mostra competitiva estão abertas até o dia 24 de novembro de 2024, e devem ser efetuadas unicamente pelo site do festival - www.fccj.com.br. É necessário ler o regulamento e preencher o formulário de inscrição. Realizadores de todo o Brasil são convidados a participar com suas obras audiovisuais de curta-metragem que se enquadrem nos termos do regulamento, especialmente concebido pela equipe de curadoria do festival. Os selecionados concorrem ao Prêmio Araucária de Cinema 2025 nas categorias: Local, Regional e Nacional (Ficção, Documentário, Animação e Experimental, além de Melhor Direção e Roteiro). Os eventos que compõem a programação da décima edição do FCCJ devem acontecer, em maior parte, nas dependências do Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória de Campos do Jordão), no formato presencial. As sessões competitivas também ...
Saiba Mais
por Verbena Comunicação
8/11/2024 às 11h05
|
|
De médica a paciente: a emocionante jornada de Mariana Mendes
Dra. Mariana Mendes, médica apaixonada pela arte de cuidar e pelo acolhimento humano, compartilha sua experiência transformadora no livro “Do outro lado da mesa”, publicado pela Literare Books International. Na obra, ela narra como, ao enfrentar o diagnóstico de câncer de mama, sua perspectiva sobre a medicina mudou radicalmente, fazendo-a se redescobrir não apenas como profissional, mas como pessoa.
A biografia é um relato de superação, dor e descoberta do verdadeiro propósito. A vivência do papel de paciente revelou as falhas emocionais no atendimento oncológico e inspirou a criação do Projeto Enlace, uma rede de apoio para mulheres que enfrentam a mesma batalha. Mariana destaca a importância de uma medicina que vai além dos diagnósticos e do tempo cronometrado de consultas, priorizando a escuta atenta e o acolhimento genuíno.
Saiba Mais
por Débora Luz | Assessoria de Imprensa
8/11/2024 às 10h42
|
|
César Oiticica inaugura exposição Frente a Frente no Paço Imperial
Único artista vivo do Grupo Frente – importante movimento artístico criado há exatos 70 anos no Rio de Janeiro, considerado o marco do movimento construtivo no Brasil –, César Oiticica inaugura, no dia 13 de novembro de 2024, a exposição “Frente a Frente”, no Paço Imperial. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, serão apresentadas 20 obras inéditas ou que estão há muito tempo sem serem vistas pelo público, grande parte delas criadas no período em que o artista integrou o Grupo Frente, fundado por Ivan Serpa (1923-1973) em 1954 e que teve a participação de importantes nomes, como Abraham Palatnik (1928-2020), Aluísio Carvão (1920-2001), Hélio Oiticica (1937-1980), Lygia Clark (1920-1988), Lygia Pape (1927-2004), Franz Weissmann (1911-2005), Rubem Ludolf (1932-2010), entre outros. Também farão parte da exposição obras recentes, apresentando ao público um panorama da trajetória do artista.
Saiba Mais
por Midiarte Comunicação
7/11/2024 às 18h56
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais pressreleases
|
|